Animais de EstimaçãoLivros

Adestrar um Cachorro: 10 coisas que todo dono de pet deve saber

Quando se trata de adestrar nossos cães, sempre surgem algumas dúvidas sobre o assunto. Afinal de contas não é algo muito comum, apesar de todos saberem da existência de adestradores.

Mas não precisa mais ficar em dúvida. Abaixo você pode conferir as resposta das principais perguntas em relação ao adestramento de cachorros e ainda conhecer algumas dicas do que você mesmo pode fazer com o seu amigo de quatro patas. Acompanhe!

#1 Porque adestrar é importante?

Porque adestrar é importante?

 

Adestrar o seu cão é importante por diversas razões, mas a principal delas é conseguir manter uma harmonia ainda melhor entre você e ele. Evitar situações desconfortáveis é algo que devemos ter em tudo na nossa vida e com o nosso cão não seria diferente. Tanto para você, quanto para ele, o adestramento é muito importante.

No adestramento reforçamos as atitudes boas com recompensas e desencorajamos as atitudes ruins com “punições”. Mas claro, não punições agressivas, e sim demonstrações de que você não está contente com aquilo que ele está fazendo.

#2 Qual o momento certo para adestrar um cachorro?

O recomendado é de que o cão seja adestrado o mais cedo possível. Não existe uma idade para o animal começar a entender o adestramento. Porém é importante que você o adestre dentro de casa se ele ainda não tenha tomado todas as vacinas. O motivo é que ele não estará totalmente imunizado contra doenças sérias, e ele pode se contaminar caso esteja em contato com a rua.

#3 Quando adulto, não há mais como adestrar o meu cão?

Tem um fundo de verdade, mas nem tudo está perdido.

A fase ideal para adestrar o cão é antes da fase que chamamos de “Adolescência Canina”, que em cachorros de pequeno e médio porte começa aos 12 meses, e em cachorros grandes começa aos 14 meses.

Antes dessa fase o seu cão estará mais apto a te ouvir como líder e por isso o adestramento se torna mais fácil. Após essa idade, caso o cachorro não te veja como um líder, fica mais difícil dele te reconhecer como tal, além de que ele já terá adquirido hábitos e vícios que são ainda mais difíceis de corrigir.

Quanto mais velho o animal for ficando, mais difícil de adestra-lo. Mas não é impossível adestrar um cão mais velho. Nesse caso só é preciso um pouco mais de paciência e intensidade com os treinamentos.

Adestramento - Amostra Grátis

#4 Depois de adestrado, o cão irá obedecer qualquer pessoa?

Negativo!

O adestramento de cães só ocorre porque o cão irá ver em você um líder.

Algo que ele anseia naturalmente como parte da sua própria biologia canina. Por isso é importante que, caso outra pessoa queira dar comando no cachorro, ela adestre ele junto com você para que também mostre ao seu cão que se trata de uma líder.

A obediência do cão está muito ligada ao sentido de lealdade do mesmo, e isso deve ser conquistado.

#5 Devemos adestrar o cão em outra língua?

Este é um dos maiores mitos, e o mais engraçado.

Algumas pessoas acreditavam que deveriam adestrar cães com palavras de outras línguas, como o inglês. Pois achavam que um ladrão poderia usar o adestramento para impedir o cachorro de latir ao invadir a casa.

Isso é um mito por duas razões: a primeira pela resposta da pergunta anterior. O adestramento de cães não é uma hipnose, mas um treino. Então não é qualquer pessoa que sabe a palavra “mágica” irá conseguir que o cão se comporte de acordo com o comando.

A outra razão é de que o cão não entende palavras e sim tom de vozes. Por isso que mesmo que fosse o caso de o cão obedecer qualquer pessoa, mudar a língua da palavra não mudaria nada se conseguissem reproduzir o tom de voz do comando.

#6 Meu cão irá se tornar um robô?

Meu cão irá se tornar um robô?

Essa é uma pergunta muito comum de quem acredita que o adestrar um cachorro é praticar algum tipo de hipnose. Não!

O seu cão continuará vivendo normalmente, a diferença é que ele não irá reproduzir ações que te desagradam anteriormente, passando a repetir ações que você demonstrou que lhe agrada.

#7 Quanto tempo leva para adestrar um cachorro?

Essa é uma pergunta para qual infelizmente não há uma resposta exata. Assim como em pessoas, o tempo de aprendizado de um cão varia.

Mas, o tempo mínimo para adestrar o seu cão o treinando todos os dias é de um prazo de 8 meses (sim, demora um pouco mais do que você espera).

#8 Todo cão deve ser adestrado?

A coisa mais comum quando o assunto é adestramento, é que ele serve somente para cachorros grandes, ou aqueles cachorros que destroem toda a casa. Na realidade todo cachorro precisa ser adestrado, afinal, eles não nascem sabendo como se comportar, não é mesmo?

#9 Existem raças que não aprendem?

Assim como cada cão é de um jeito, cada raça também tem suas peculiaridades. Existem formas diferentes de abordar devido a raça, mas ainda é mais importante ver o cão como um indivíduo e procurar adaptar o adestramento de acordo com as manias e o ambiente em que ele vive.

#10 É verdade que não pode dar ordens ao meu cão usando o nome dele?

Mais um mito! Na realidade você deve dizer o nome dele o tempo todo, para que ele entenda que estão falando com ele. Tanto para dar bronca, quanto para recompensá-lo. É importante que o cão entenda que o que está sendo feito.

Estas são algumas das dúvidas mais frequentes que ouvimos de donos de cachorros em relação ao adestramento de cães. Para melhor assimilação do que foi abordado aqui, e para que você consiga melhores resultados na hora de adestrar um cachorro, conheça o livro Tudo Sobre Truques e Adestramento de Cães. Clique aqui e saiba mais!

 

Artigos relacionados
LivrosPedro Ivo

Empresas Espiritualizadas - o que esse livro ensina sobre transformação social

Você, que possui uma empresa, está sentindo que seus colaboradores não estão felizes no…
Saiba Mais
LivrosPedro Ivo

Empresas Espiritualizadas são as que despertam uma consciência corporativa

As tradicionais rotinas de trabalho e alguns aspectos da cultura corporativa de muitas empresas ao…
Saiba Mais
LivrosSem categoriaVendas

O manual sobre como vender pela internet todos os dias

Você sabe como vender pela internet? Está batendo na trave, ou vendendo pouco? Se eu te disser que…
Saiba Mais