Ricardo Azarite

5 dicas para conquistar clientes engajados para sua startup

Conquistar o engajamento de clientes se tornou essencial para uma empresa, equivalente à construção de uma imagem positiva para a marca – sendo que esses dois pontos estão entrelaçados. Essas pessoas – e enxergá-las como pessoas faz parte do processo – tornam-se aliadas valiosas para a conquista de novos consumidores. Elas espalharam sua marca, indicarão para os amigos, compartilharão as impressões positivas que tiverem, etc.

Em tempos de mídias sociais, a necessidade de engajamento se tornou evidente. No Facebook, os indivíduos se tornam fãs das empresas com as quais tem uma bom relacionamento e chegam a defendê-las quando necessário. Claro que nesse ambiente, o risco de um erro ser compartilhado à exaustão é algo que você deve sempre ter mente. É provável que um deslize de sua marca tenha muito mais “engajamento” do que 10 acertos, por isso é tão difícil – e essencial – planejar bem suas ações.

COMO FAZER E POR ONDE COMEÇAR
Em colaboração para a revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, Ricardo Azarite, head de mídias sociais do guia colaborativo Kekanto e coautor do livro Monitoramento e métricas de mídias sociais: do estagiário ao CEO (DVS), dá algumas dicas para engajar os usuários de sua startup:

Ofereça um serviço útil aos usuários
Ele só irá participar se também for beneficiado com a participação dos outros. Por exemplo, ele sabe que ao postar uma dica de restaurante alguém será beneficiado assim como ele foi ao ler a dica de um outro usuário sobre um parque.

Conecte os mundos real e virtual
As pessoas gostam de ter “amigos virtuais”, assim como gostam de trazer também os seus amigos da realidade para suas redes sociais.

Facilite o processo de participação
Para que os usuários tenham a motivação de participar, o processo de participação e compartilhamento deve ser simples e rápido, segundo o especialista.

Recompense os usuários por suas atividades
Não é necessário que as recompensas sejam palpáveis. Medalhas, avaliações e títulos virtuais também incentivam a participação ativa do usuário. “O reconhecimento do usuário perante sua rede de amigos tem um valor intangível, pois o destaca do grupo”, diz Azarite

Promova encontros reais
Convide os usuários a se conhecer e também para conhecer quem está “por trás” da startup. O Kekanto promove eventos para que reunir os “kekanteiros” e os criadores da startup. “É algo que os atrai ainda mais pra comunidade”, afirma Azarite.

Monitoramento e Métricas de Mídias Sociais
(DVS Editora, 216 pág.).

A publicação de Diego Monteiro (Scup) e Ricardo Azarite (Kekanto) é a chave para o uso das mídias sociais por empresas. Além de ideias e comportamentos que sua marca poderá assumir nas redes, o livro traz metodologia completa para o trabalho de monitoramento e análise de dados. COMPRE AQUI (FRETE GRÁTIS)!