AutoajudaPostsVictor Mirshawka

Atitudes positivas e negativas no ambiente profissional

Blog Editor, DVS Editora, CarreirasA forma pela qual as pessoas interpretam sua personalidade é a chave pela qual se relacionam com você. Não é tanto aquilo que você acha que é, mas sim aquilo que você transmite.

Por Victor Mirshawka.

A atitude é tão vital que ela pode transcender as características físicas e mentais existentes numa personalidade. Uma atitude positiva é tão poderosa que pode realçar traços de personalidade. Por outro lado, um atitude negativa pode minimizar ou esconder o que poderia, de outro modo, ser uma característica positiva.

Elwood N. Chapman, no seu livro Atitude – O Mas Valioso de Todos os seus Bens (Qualitymark Editora – 1998), diz que são as seguintes as principais vantagens de uma atitude positiva:

  1. Gera entusiasmo. Para se ter qualidade de serviço efetivamente o entusiasmo é necessário.
  2. Estimula a criatividade. Para encantar o cliente é necessário oferecer-lhe serviços cheios de imaginação…
  3. Provoca o bom humor, que pode fazer com que as coisas boas aconteçam. O atendente, ao adotar uma perspectiva alegre, mas respeitosa no seu trabalho, com certeza tem mais facilidade de agradar ao cliente.

         +DICA: Aprenda as 5 atitudes necessárias para manter um ambiente profissional saudável e bem organizado. Clique aqui e leia.

Em nenhum lugar uma atitude positiva é tão apreciada quanto no trabalho, pois é nele que tanto as atitudes positivas quanto as negativas propagam-se com rapidez. Elwood N. Chapman salienta: “Honestamente, acredito que a atitude é o mais inestimável dos bens de uma pessoa, principalmente se ela trabalha como prestadora de serviços.” Quem tem atitude positiva efetivamente tem meio caminho andado para prestar um serviço excelente. Você controla a sua atitude?

Há quem diga que a vida é feita de 1% de inspiração, 99% de transpiração e 100% de atitude! De fato, quem concorda com isso é Justin Herald, autor do livro Atitude! e proprietário da empresa Attitude. Diz Justin Herald: “É a atitude que você adota hoje que vai definir a posição que sua vida alcançará amanhã. Na realidade, atitude é a palavra de ordem neste início do século XXI.

Atitude tem tudo a ver com a posição ou direção das ações, sentimentos ou inclinações de uma pessoa. Logo, se você adota uma abordagem negativa em relação à vida, e como consequência evidencia sentimentos e inclinações negativas, obviamente o efeito será desastroso. Já se o seu enfoque em relação à vida é entusiasmado e positivo, demonstrando sempre sentimentos construtivos, desenvolvendo novas idéias e exibindo muito otimismo, então, sem dúvida, o efeito será positivo!

E o incrível é que a atitude é algo que você pode controlar! É óbvio que isto exige que a pessoa tenha a capacidade de mudar. E ninguém deve ter medo de mudanças, pois na maioria das vezes elas representam a libertação!

Todos enfrentam problemas na vida, e para superá-los é preciso ter uma atitude bem simples, isto é, procurar enfrentá-los! Não há sentido algum em desviar e caminhar em outra direção, pois mais cedo ou mais tarde outro obstáculo surgirá, e desta vez, provavelmente você se encontre muito mais longe de suas metas e de seus sonhos…

É a sua atitude, e apenas ela que o fará solucionar os problemas e desafios, ou então fugir deles! Portanto, ninguém deve permitir que um fracasso o atrapalhe na consecução dos seus objetivos. Um fato muito importante que muitas pessoas não percebem ao tentar concretizar sonhos ou atingir objetivos é que apenas elas são responsáveis pelo resultado final. Ninguém mais pode ser culpado pelo que acontece na sua vida…

É verdade que muitos empecilhos podem cruzar seu caminho à medida que você prossegue na direção de suas metas e objetivos; entretanto, no final você é o único que pode modificar a direção e sobrepujar todas as barreiras e obstáculos. É você que tem de erguer o traseiro da cadeira e transformar seus sonhos em realidade, persistindo e não desistindo ante insucessos passageiros.

Um exemplo extremamente instrutivo é o de Abraham Lincoln, que sonhou ser presidente dos Estados Unidos da América (EUA) e conseguiu, porém isto não foi fácil. Abraham Lincoln nasceu em 1809, numa região remota de Kentucky. Antes de se tornar advogado trabalhou como balseiro, carteiro, almoxarife, fiscal e lenhador. Ele é um caso típico de alguém que teve a coragem de fazer as coisas acontecerem.

Ele falhou muitas vezes, como se indica nos eventos abaixo:

– Em 1831 falhou nos negócios.
– Em 1832 foi derrotado nas eleições estaduais em Illinois.
– Em 1833 falhou novamente nos negócios.
– Em 1836 teve um esgotamento nervoso.
– Em 1838 foi derrotado como orador da Câmara Estadual em Illinois.
– Em 1843 foi derrotado para conseguir nomeação no Congresso.
– Em 1848 perdeu a reeleição para o Congresso.
– Em 1849 não conseguiu ser nomeado comissário do Serviço Geral Fundiário.
– Em 1854 foi derrotado para o Senado norte-americano.
– Em 1856 foi derrotado na nomeação para vice-presidente dos EUA.
– Em 1858 foi derrotado novamente para o Senado.

Claro que no meio de tantas frustrações ele teve alguns sucessos, como em 1834, quando foi eleito para a Câmara Estadual de Illinois e em 1846 quando foi eleito para o Congresso, e certamente isso ajudou-o a tomar a atitude de nunca desistir até realizar o seu sonho, o que acabou acontecendo em 1860, quando foi eleito presidente dos EUA! Abraham Lincoln foi o 16º presidente norte-americano, e após tanto tempo figura hoje como um dos melhores e mais respeitados presidentes de toda a história do país.

Ele fez seu sonho acontecer depois de muitos anos de desgostos e contratempos, mas com firme determinação e concentração, com uma atitude de persistência ele alcançou seu objetivo principal. Aliás, um dia antes de chegar a ser presidente ele declarou: “Ficar como estou é impossível, preciso morrer ou melhorar!”

Bem, se você deseja que seus sonhos se tornem realidade, como ocorreu com Abraham Lincoln, deve tomar uma postura de não temer nenhum tipo de obstáculo. Não permita, pois que emoções e pensamentos negativos controlem o rumo que pretende tomar. Determine-se a executar todas as ações que sejam importantes para alcançar seus objetivos.

Faça as coisas acontecerem, não esquecendo nunca que o segredo do sucesso está em não perder jamais a emoção ou o impulso ao longo do caminho que leva à concretização de seus sonhos. Entretanto, nesta era do café instantâneo, das comidas congeladas, das lanchonetes de fast-food e das informações rapidamente obtidas na Internet as pessoas acostumaram-se a ter tudo muito depressa.

Porém, no século XXI a impaciência pode também não levar a lugar nenhum. É bom querer atingir o objetivo o mais rapidamente possível, mas não se deve confundir velocidade com afobação e pressa. Deve-se planejar bem todos os procedimentos que permitam que as coisas aconteçam, e provavelmente isto levará um certo tempo até se alcançar o resultado almejado.

É preciso inclusive compreender e aceitar que em muitos casos a jornada pode ser longa e demorada. E tudo o que acontece depressa demais não é tão valorizado como algo que demanda tempo e esforço! Lembre-se, praticamente todos os que você admira pelo seu sucesso chegaram a ele após trabalho duro e muita persistência.

As pessoas que se queixam sempre que você não tem algo além de “sorte” são as que nunca fizeram nada significativo para melhorar a própria vida, ou que estão esperando que outras pessoas as “guiem” pela vida. O pior é que quando alguém lhes estende a mão ou oferece um bom conselho, agem como se tivessem feito tudo sozinhas e não demonstram gratidão!

Para esses indivíduos não importa o que você falar, eles sempre acharão que o seu sucesso ou o de outras pessoas veio de um “golpe de sorte”. O essencial é que você não se deixe influenciar e nem intimidar pelo seu “nível de negatividade”. A atividade correta é a de não dar ouvidos às pessoas que não acreditam que o sucesso só é atingível com muito esforço e trabalho.

Por outro lado, concretizar os próprios sonhos, alcançar seus objetivos sempre será o resultado direto das escolhas que forem feitas ao longo do caminho que conduz aos mesmos.

Para fazer as coisas acontecerem em sua vida é preciso acertar nas escolhas o máximo possível! Claro que você vai errar algumas vezes, mas pelo menos estará tentando e aprendendo com os próprios erros! Você terá de fazer opções o tempo todo. É vital você compreender e aceitar que algumas vezes vai fazer escolhas inadequadas, mas isto não deve desanimá-lo. O fundamental é simplesmente ir em frente. Esta é a atitude correta.

Um outro princípio básico para fazer as coisas acontecerem em nossas vidas é executar o inesperado! Realmente, são as coisas que você faz e que ultrapassam o que os demais esperam (e até você próprio) que acabarão sendo um fator determinante de seu sucesso. Criamos expectativas nas pessoas que nos cercam e até para nós mesmos. É imprescindível elevar essas expectativas em sua mente, pois enquanto você agir de acordo com expectativas preestabelecidas estará sendo previsível.

Comece então a estabelecer diariamente novas expectativas para si mesmo, e se depois de alguns meses (ou anos) não estiver perto dos seus sonhos e objetivos questione-se, pois seguramente estava agindo de acordo com expectativas muito baixas. Em outras palavras, não estava pensando grande!

O fato inconteste é que se você fizer o que acha que é esperado acabará não alcançando seus objetivos. A ideia de sempre fazer o inesperado é o instrumento (ou meio) que o fará progredir no seu emprego ou no próprio negócio. Lamentavelmente os profissionais liberais, os empreendedores, ou ainda os empresários que não perceberam esse fato acabam em certo momento ficando bem desgostosos com o caminho escolhido e os resultados obtidos.

Portanto, depende de você fazer seus sonhos e objetivos se tornarem realidade. Nesse sentido, não procure apenas copiar outras pessoas, pois a vida e o rumo que decidiram seguir são apenas delas! Inspirar-se nelas vale a pena, mas é você quem deve decidir o que irá fazer para realizar seus objetivos e seus sonhos.

Como se pode concluir, no final é tudo uma questão da atitude que você adotar! O que importa não é saber que você foi derrubado ou caiu diversas vezes, mas constatar que sempre conseguiu levantar-se sem a ajuda de ninguém…

Livro Qualidade com humor, de Victor Mirshawka Escritor por Victor Mirshawka, o Qualidade com Humor, traz temas variados, de competitividade à liderança, de criatividade ao controle de processos, de fé religiosa ao cuidado com a saúde, de empreendedorismo à gestão de talentos, etc. Tudo isso para que o leitor tenha mais sabedoria. O leitor do Qualidade com Humor em todos os assuntos abordados terá também uma pitada de humor, mas sempre com a finalidade de estimular uma análise mais descontraída do tópico descrito com o intuito de elevar mais ainda sua sabedoria superior. Quanto mais um indivíduo desenvolver a sua sabedoria superior, mais saberá tolerar e menos usará a sabedoria inferior para julgar e criticar.
Artigos relacionados
Autoajuda

5 Hábitos que estão te prejudicando para você controlar ou desapegar

Sobre o que vamos falar? Os resultados da sua vida são construídos a partir dos pequenos passos…
Saiba Mais
Autoajuda

6 Livros sobre criatividade para quem quer pensar fora da caixinha

Sobre o que vamos falar? A criatividade é, acredite, uma habilidade. E toda habilidade pode ser…
Saiba Mais
AutoajudaLiderança

Como lidar com o fracasso: 5 lições valiosas

Sobre o que vamos falar? Saber lidar com o fracasso é uma das capacidades mais importantes que…
Saiba Mais