Cláudio Fernández-AráozClipping

Brasil terá “guerra” por talentos nas empresas

shutterstock_62847778

A afirmação foi feita pelo autor do livro Grandes Decisões sobre Pessoas, Cláudio Fernández-Aráoz, ao jornal Folha de S. Paulo.

Confira o trecho da entrevista.

“Líder deve formar equipe”

O Brasil está vivendo um momento único e deverá atrair mais investimentos do que o restante do mundo desenvolvido. Por isso, começará uma “guerra” por talentos nas empresas, pois as pessoas são fundamentais para o crescimento que o país poderá ter.

Um bom líder precisa ter capacidade analítica para antecipar-se ao futuro, gerar mobilização nos liderados e formar as melhores equipes. É justamente nesse ponto que há mais sensibilidade.

Será necessário, para ser um bom líder, assegurar que as pessoas-chave ocuparão as posições estratégicas.

Para isso, o líder deverá dar mais poder ao RH, educar os gerentes de linha para que saibam escolher suas equipes e criar incentivos para os supervisores e os gerentes que escolham bem seus subordinados.

Os brasileiros saem na frente, pois apresentam quatro vantagens: otimismo (que gera uma atitude positiva), resiliência (estão habituados a crises e planos econômicos), adaptabilidade (o Brasil mudou muito nas últimas décadas) e empreendedorismo.

Grandes Decisõe sobre PessoasGrandes Decisões Sobre Pessoas

O livro é uma abrangente fonte de referência concebida para os gestores que desejam aprimorar sua competência pessoal em contratação e promoção de pessoas e a todos aqueles que tenham algum interesse por essa área.

Já com uma bagagem de duas décadas de experiência na área de contratação e desenvolvimento de pessoas competentes, Claudio Fernández-Aráoz apresenta neste livro diretrizes simples, mas iluminadas, que abrangem toda a gama de problemas inerentes à contratação, promoção e delegação de importantes responsabilidades aos grandes empreendedores.

Claudio Fernández-Aráoz é sócio e membro do comitê executivo da Egon Zehnder International, firma global líder na busca de executivos, onde atua há mais de vinte anos realizando projetos para importantes organizações do mundo inteiro. Com MBA pela Stanford e experiência prévia na McKinsey & Company, Fernández-Aráoz já publicou vários artigos de sucesso em algumas das melhores publicações de negócios, como a Harvard Business Review e MIT Sloan Management Review.

.

Artigos relacionados
ClippingEduardo Zugaib

O autor Eduardo Zugaib apresenta "A Revolução do Pouquinho" para todo o país no programa Mais Você

Nesta segunda (12/01/2015), o escritor e palestrante Eduardo Zugaib participou do programa Mais…
Saiba Mais
Branca BarãoClipping

O fator “Uhuuuu”! - texto de Branca Barão publicado no portal Carreira & Sucesso

Já percebeu como reclamação é um bichinho que tem facilidade em se reproduzir? Reclamação é…
Saiba Mais
Cláudio Fernández-Aráoz

Fernández-Aráoz participa do fórum HSM Gestão e Liderança 2013

Claudio Fernández-Aráoz, um dos maiores especialistas globais em decisões de contratação e…
Saiba Mais