Animais de EstimaçãoLivros

A importância do Clicker no Adestramento Canino

Você já ouviu falar do Clicker?

Trata-se de um elemento fundamental para conseguir adestrar os cães de uma forma eficaz e até mesmo acelera o processo de adestramento. Mas por que o ele é tão importante? Quais são suas vantagens dentro do adestramento canino que faz com que ele consiga resultados tão rápidos e eficientes?

Para entender um pouco melhor sobre o Clicker e obter as respostas para estas perguntas, é só conferir este artigo até o final!

O que é Clicker e por que é importante?

Clickers são brinquedos com botões que quando pressionados fazem o som de “click”. O objeto não só usado para o adestramento de cães, mas para o adestramento de diversos animais, até mesmo cavalos e golfinhos.

Se você já leu algo sobre adestramento de cães, então você sabe que os comandos dados aos animais dependem da nossa entonação de voz. E caso ainda não conheça sobre a participação da entonação de voz dentro do adestramento, pode conferir mais de nossos artigos para tirar suas dúvidas:

Enquanto a nossa voz usa de várias entonações para determinar ao nosso cão qual o comando que queremos, o Clicker utiliza de apenas um som, na qual o cachorro sempre vai entender aquilo como um reforço para as suas ações.

É importantíssimo que o Clicker seja associado pelo cachorro como algo único e que seu som só será reproduzido quando o cão acertar na ação comandada, então nada de apertar o botão todo momento, ok?

Agora que você entendeu um pouco mais o que é o Clicker está na hora de aprender o seu uso certo, então vamos passar de uma maneira rápida e resumida.

A melhor forma de usar o Clicker

Não basta apenas saber como usá-lo, mas também saber a hora certa de usá-lo. Quando falamos de adestramento canino, é muito importante que o tempo certo para entregar as recompensas. Caso estas recompensas sejam dadas em horas erradas, ou até mesmo de forma demasiada, o adestramento do cão ficará cada vez mais difícil.

O Clicker será usado como um reforço positivo e o barulho deve ser acionado no exato momento em que o seu cão realiza a ação que você pediu. Por exemplo, quando você pede para ele deitar, no exato momento em que ele se deitar, você irá pressioná-lo. Dessa forma o cachorro vai começar a associar o Click como algo que acontece sempre que ele acerta algo.

A melhor forma de fazer com que seu cão associe o Clicker há algo bom é faze-lo entender que o Click sempre será acompanhado por uma recompensa, um petisco, por exemplo. Nas primeiras vezes em que for introduzir esta técnica no adestramento do seu cão garanta ter a atenção dele.

Faça isso ao menos uma vez por dia antes de começar o adestramento diário do seu companheiro de quatro patas. E mesmo que você não vá praticar o adestramento por algum dia, pode usar o Clicker para o reforço positivo.

Com o passar do tempo, seu cão já vai entender que o som do Clicker só é acionado quando acontece algo bom, e ele mesmo vai começar a associar os movimentos do adestramento como algo bom a ser feito.

Quando abandonar o Clicker

O Clicker é um facilitador para o adestramento, porém não é correto mantê-lo sempre em uso quando for pedir para o seu cão realizar algum movimento. Dessa forma você não estará adestrando o seu cachorro corretamente, mas “viciando-o” nesta técnica.

O momento certo de abandonar o Clicker é quando o cachorro já realiza bem o movimento somente com o comando verbal, sem você precisar estar com o Clicker na mão para chamar a sua atenção.

Para que você consiga usar o Clicker corretamente e atingir o objetivo de que o cão realize os movimentos treinados apenas com o comando de voz, de início você deve usar os petiscos para atrair a atenção do cachorro junto ao Clicker.

Um bom exemplo é quando o cachorro senta. Se você pegar um petisco, provavelmente o cachorro ficará de olhos vidrados no petisco. Coloque o petisco lentamente um pouco abaixo do pescoço do cão. Para que ele consiga olhar o petisco, será necessário que ele sente, e assim que se sentar, você aciona o Clicker.

Com o passar do tempo você irá acionar estes movimentos com o comando de voz, sempre usando o mesmo tom. Abandone primeiro a necessidade de usar o petisco para que o seu animal realize a ação e deixe-os apenas para recompensa. E depois é a hora de abandonar o Clicker e só usar novamente em um próximo movimento.

Também é importante que você treine o cachorro um movimento por vez para não atrapalhar a associação do cachorro com o que ele deve fazer com o seu comando de voz. Isso o fará entender também de que não é por qualquer coisa que ele faça, que vai haver recompensa.

Como já citado por alto aqui, recompensa demasiada é um perigo no adestramento de animais.

Adestramento - Amostra Grátis

Quando o Clicker atrapalha!

Apesar de bastante raro, isso pode acontecer! Alguns cachorros não gostam de barulho e quando são apresentados ao Clicker, ficam com medo, e dessa forma, o aparelho mais atrapalha do que ajuda.

Na maioria destes casos, é bem provável que o medo esteja associado ao volume alto do Clicker. Já que sabemos que a audição do cachorro é mais aguçada que a nossa, em alguns cães podem ser ainda mais aguçadas. Neste caso você pode procurar outros clickers que tenham um volume mais baixo e adequado para o seu cãozinho.

Já em outros casos ainda mais raros, é possível que o som do Clicker seja o problema, e nestes casos é mais adequado que use de outra forma para chamar a atenção do seu animal e recompensá-lo pelos movimentos aprendidos no adestramento.

Se você tem interesse em saber mais sobre o assunto, aconselhamos que conheça o livro TUDO SOBRE TRUQUES E ADESTRAMENTO DE CÃES. Os leitores do livro, além de aprenderem tudo o que precisam para treinar seus cães, ainda ganham o clicker de brinde. Clique aqui e saiba mais!

 

Artigos relacionados
LivrosPedro Ivo

Empresas Espiritualizadas - o que esse livro ensina sobre transformação social

Você, que possui uma empresa, está sentindo que seus colaboradores não estão felizes no…
Saiba Mais
LivrosPedro Ivo

Empresas Espiritualizadas são as que despertam uma consciência corporativa

As tradicionais rotinas de trabalho e alguns aspectos da cultura corporativa de muitas empresas ao…
Saiba Mais
LivrosSem categoriaVendas

O manual sobre como vender pela internet todos os dias

Você sabe como vender pela internet? Está batendo na trave, ou vendendo pouco? Se eu te disser que…
Saiba Mais