Posts

Como transformar uma ideia em uma oportunidade de negócio

O portal da revista Exame publicou um texto de Daniel Heise, do instituto Endeavor, em que ele afirma: “Compartilhar sua ideia com o mundo é melhor do que escondê-la. São ideias complementares que vão juntar as pessoas certas em torno do seu negócio”.

Se você tem aquela sensação de que não faltam ideias, o duro é materializá-las, então as dicas de Heise serão valiosas para dar um pontapé inicial definitivo rumo à jornada empreendedora. Leia abaixo ou visualize o conteúdo original aqui:

“Eu começo com uma ideia e aí ela se torna algo diferente” – Pablo Picasso. O empreendedor de alto impacto é um agente de mudança. Reconhecer que até mesmo os mercados mais maduros e os negócios mais estáveis podem ser deslocados é uma parte importante do pensamento empreendedor.

Ideias são como sementes para a mudança, sem elas pouco se cria, mas apenas com elas nada fazemos. O empreendedor precisa começar com uma ideia e com a clara noção de que sua ideia precisará de muitas adaptações, complementações e mudanças de rumos radicais.

Ficar preso ao conceito inicial e não dividir as impressões com outras pessoas é um grave erro para o empreendedor. Muitos tem medo que suas ideias serão roubadas se compartilhadas com amigos, outros empreendedores ou investidores, mas é essa troca que fertiliza a ideia inicial e cria as chances para que ela prospere. O primeiro passo então é compartilhar a ideia com outras pessoas. Quanto mais, melhor.

Ao exercitar a troca de ideias e informações o empreendedor corre o bom risco de encontrar outros empreendedores que possuem ideias complementares, que junto com a sua começam a montar um quebra-cabeças ainda maior e a chance para aqueles pensamentos virarem realidade começa a aumentar exponencialmente.

A complementaridade de ideias pode revelar uma combinação ainda maior: a complementaridade de qualificações, competências, estilos e capacidades. É assim que se formam bons times de co-fundadores de empresas.

De pouco adianta juntar um grupo de amigos iguais, pois o conforto da mesmice rapidamente vira uma interpolação perigosa de papéis. Já é amplamente reconhecido o poder das duplas de empreendedores que se complementam, trios e quartetos também funcionam. Mais do que isso começa a ficar difícil de lidar com a complexidade.

A configuração inicial do time muito provavelmente deixará ainda algumas lacunas de competências que serão necessárias à medida que o projeto avance. Sabendo quais são e trazendo novas pessoas de acordo com essas necessidades é muito mais efetivo do que ficar buscando currículos cheios de nomes bacanas.

Experiências reais valem muito para um time que está começando um novo projeto. E buscar quem já passou por aquilo que será feito é um excelente filtro.

Na próxima coluna aprofundarei este tema e tratarei da validação do modelo de negócios por meio das respostas dos clientes.

Artigos relacionados
Posts

11 frases inspiradoras para você começar o ano com tudo!

Começo de ano é época de reavaliação. Por isso, reunimos aqui 11 frases inspiradoras para…
Saiba Mais
Posts

Mercado editorial brasileiro ganha dois novos selos

A DVS Editora – especializada em livros de negócios e de desenvolvimento pessoal – aproveita…
Saiba Mais
Posts

Conheça os 9 tipos de inteligência humana: em quais você se destaca?

(Créditos: Charly W. Karl | Creative Commons) Até a década de 1980, o único modo utilizado para…
Saiba Mais