John D. KasardaPosts

Conheça uma Aerotrópolis!

Os principais aeroportos tornaram-se os nós-chave na produção global e sistemas corporativos oferecendo-lhes velocidade, agilidade e conectividade. Eles também são potentes motores do desenvolvimento econômico local, atraindo empresas ligadas à aviação de todos os tipos para os seus arredores, junto com elas chegam hotéis, entretenimento, varejo, convenção, comércio e exposições, e edifícios de escritórios.

A rápida expansão do aeroporto ligados instalações comerciais está servindo de portal de transição para um novo modelos de desenvolvimento das metrópoles no século 21, onde os viajantes distantes e locais podem conduzir os negócios, trocar conhecimentos, fazer compras, comer, dormir e se divertir, tudo isso ao redor do aeroporto. Esta evolução espacial e funcional está transformando os aeroportos da cidade em muitos municípios do aeroporto.

À medida que mais e mais empresas de aviação orientadas estão sendo atraídas para as cidades do aeroporto e ao longo dos corredores de transporte irradiados a partir deles, uma nova forma urbana está surgindo: a Aerotrópolis que se estende até 30 km para fora de alguns aeroportos.

Sim, a Aerotrópolis consiste em um aeroporto de uma cidade e dos corredores periféricos e agrupamentos de empresas ligadas à aviação e de desenvolvimento residencial.


 

Sobre o livro Aerotrópolis

O livro Aerotrópolis (que será lançado no segundo semestre pela DVS Editora) apresenta vários estudos de caso de cidades como Chicago (EUA), Shenzhen (China), Nova Songdo (Coreia do Sul) e Haíderabad (Índia) que atingiram grande crescimento econômico através da implantação de aeroportos gigantes. O livro também joga luz e apresenta soluções para a infraestrutura aeroportuária brasileira, já deficitária no presente e em crise de planejamento e de execução de obras visando a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

“A era do instante, com viagens que favoreceram a ubiquidade, escalas de trabalho de 24 horas, sete dias por semana e cadeias globais de suprimentos –, exigirá uma reconfiguração radical. Cidades deverão ocupar o entorno do aeroporto em círculos concêntricos de zonas comerciais e residenciais. As forças econômicas e tecnológicas que vão guiar essa transformação são irresistíveis”, afirma Kasard.

Segundo os autores Kasard e Lindsay, Aerotrópolis é uma obra de aconselhamento voltada para o público em geral, mas com elevada utilidade para empresários do setor e governantes público. O alerta é claro: os executivos e planejadores urbanos no Ocidente têm obrigação de envolver-se nessa tendência.


 

Sobre os autores

John D. Kasarda é professor de Estratégia e Empreendedorismo e Diretor do Instituto Kenan das Empresas Privadas, na Universidade de Carolina do Norte, e também integra o Instituto de Comércio Aéreo. O autor publicou mais de 100 artigos e nove livros sobre cidades aeroportuárias, infra-estrutura aeronáutica, desenvolvimento econômico e competitividade. Ele é frequentemente citado no The Wall Street Journal, The New York Times, Business Week, e mídia internacional em geral.  Kasarda já ofereceu numerosos programas voltados para executivos onde tratou de questões como logística aérea, localização empresarial, gestão da cadeia de abastecimento global e desenvolvimento aeroportuário de empresas multinacionais, como a Boeing, a Airbus, a FedEx, a Lufthansa, DHL, vias aéreas tailandesas International, Caterpillar Logistics, Prudential Real Estate , Bank of America e Deloitte & Touche.

Greg Lindsay é jornalista e já trabalhou com as revistas Time, Fortune, BusinessWeek e colabora também com a Fast Company. Nesses veículos, escreve frenquentemente sobre a intersecção entre transporte, urbanização e globalização.

 

 

Artigos relacionados
AerotrópoleJohn D. KasardaNegócios

Aerotrópole - como o transporte aéreo está transformando as cidades

Pense numa cidade construída ao redor de um aeroporto, que ofereça ao mundo dos negócios uma…
Saiba Mais
Posts

11 frases inspiradoras para você começar o ano com tudo!

Começo de ano é época de reavaliação. Por isso, reunimos aqui 11 frases inspiradoras para…
Saiba Mais
Posts

Mercado editorial brasileiro ganha dois novos selos

A DVS Editora – especializada em livros de negócios e de desenvolvimento pessoal – aproveita…
Saiba Mais