Judy Estrin

Debate: Fifa versus Winning Eleven * Inovar é preciso!

parte 2

Hoje a inovação define o tempo de vida de um produto no mercado. Faz tempo que essa afirmação tem sua razão, mas só agora as discussões em torno deste fator estão sendo amplamente difundidas como elemento necessário à sobrevivência de empresas, marcas, serviços e produtos.

Veja o caso deste vídeo de um programa do canal ESPN. Trata-se de um debate bem humorado entre os defensores dos jogos de futebol Fifa e Winning Eleven. Os dois jogos travam uma batalha, desde o meio da década de 1990, pelo título de melhor jogo de futebol para videogame. As duas marcas se pautam pela regra: todo ano há um novo lançamento, uma nova atualização, uma nova inovação, de modo a manter-se no mercado e superar o concorrente.

Qual jogo você prefere? Difícil dizer, né?


Estreitando a Lacuna da Inovação, Judy Estrin, DVS, DVS Editora, Blog do EditorFato é que hoje todo e qualquer produto vira quase que uma commodity, ou justamente isso. Estamos falando de videogame, mas veja o caso dos telefones celulares, veja o caso da Aple e do Iphone, por exemplo. O telefone, sem dúvida, foi uma inovação e tanto, mas em pouco tempo já tinha como concorrente o Windows Phone [Microsoft] e o Android [Google], sem falar nos outros telefones lançados pela Samsung, Nokia, Sony Ericsson e LG, todos eles são quase iguais ao Iphone, mas vendidos por preço similar ou menor.

Ou seja, lançar e propagandear seu produto não basta! Não mais, pelo menos! É preciso inovar sempre!

Qualquer sistema, produto ou processo vive uma fase de início [lançamento no mercado], manutenção [permanência], seguida de declínio [desaparecimento], e se você não tiver inovações constantes para a manutenção desse produto, ele vai acabar declinando e com isso também o seu faturamento. Os ciclos de vida de mercado de todos os produtos estão diminuindo violentamente, e com isso o tempo de vigência de qualquer inovação que possa ser apresentada.

Conclusão? Inovar é preciso, e sempre!

Artigos relacionados
Judy EstrinPosts

Perguntas estimulantes para qualquer empreendedor

Nas grandes e pequenas empresas, as perguntas devem circular por todos os níveis hierárquicos…
Saiba Mais
Judy EstrinPosts

Quando o risco vale a pena

A disposição da alta direção a estar aberta e tolerar o insucesso estimula as pessoas a assumir…
Saiba Mais
Judy EstrinPosts

A vida em torno de uma boa ideia

Hoje se fala muito em inovação, mas o tom na maioria dos discursos prega a espontaneidade como…
Saiba Mais