GamificaçãoGamification

O que a educação empresarial com gamification pode fazer pelos seus resultados?

A gamificação, também conhecida como educação empresarial, relaciona jogos, que possuem diversos formatos, como: imagens, metáforas, vídeos e animações.

Tudo isso com o objetivo de aumentar o interesse e engajamento dos colaboradores pelo que está sendo apresentado no treinamento ou em outras atividades que envolvem o aprendizado.

No entanto, a gamificação vai muito além dos jogos. Ela é formada por práticas pedagógicas, tornando as aulas mais atrativas, específicas e comunicativa para os alunos.

Isso tudo funciona para melhorar o engajamento e proporcionar grandes resultados na sua empresa, com uma aprendizagem mais satisfatória.

Continue a leitura para entender o que a educação empresarial com gamification pode fazer por você e como vai aumentar seus resultados a partir de hoje!

Por que a educação empresarial é necessária na sua empresa?

Atualmente, as grandes empresas contam com pessoas cada vez mais jovens como colaboradores, não só nos cargos “menores”, estagiários ou “juniors”, mas também em grandes posições e liderança.

Para que toda a empresa siga o rumo da criatividade e inovação, juntamente com seus líderes, é importante que todos os colaboradores tenham acesso a uma educação empresarial mais dinâmica e clara.

Uma pesquisa da Gartner, informa que 40% das organizações da Fortune 1000 usam a gamificação como principal estratégia na melhora de performance dos seus times.

A questão é que os “empregados” precisam sentir que não é mais chefe x funcionário (como nas organizações “tradicionais”), é uma empresa a favor dos colaboradores e vice-versa. O resultado de um é o sucesso do outro.

Importância da gamificação no dia a dia

educação empresarial

Já notou o rápido crescimento dos aplicativos que usamos no dia a dia? Isso faz parte da gamificação – mesmo que você ainda não tenha percebido. Veja alguns exemplos abaixo…

O exercício físico pode ser desinteressante para várias pessoas, mas acaba ficando melhor, mais fácil e tendo mais engajamento com um aplicativo próprio, que dá “4 minutos de exercícios com resultados de 1 hora de academia”, por exemplo.

Ou até mesmo os estudos, que antes eram sem graça e enjoativos, agora podem ser mais divertidos e eficazes pelos apps, que contam com a presença de professores dinâmicos em vídeos educativos e matérias mais exemplificadas.

Notou a semelhança com a sua empresa? Pesquisas afirmam que apenas 13% dos funcionários realmente são engajados com suas profissões e metas. E você precisa fazer algo para mudar esse resultado…

A melhor resposta pode estar na educação empresarial por meio da gamificação, assim como nos exemplos que acabou de ver aqui. Se você ainda tem dúvidas disso, leia abaixo alguns dos benefícios da gamification!

Benefícios da educação empresarial e como ela aumenta seus resultados

1 – Aumenta o engajamento

A geração Y (dos dias atuais) não se engaja mais por rotinas, não se enquadra no conjunto de regras de muitas organizações. É por isso que o nível de rotatividade de funcionários dessas empresas fica cada vez maior.

E para engajar essa galera, a fim de diminuir a rotatividade, é preciso mais do que a rotina ou um treinamento cansativo para alinhar as informações, é necessário apostar na educação empresarial por meio da gamificação.

Ou seja: você investe em uma educação empresarial menos cansativa e mais atrativa, fazendo com que os colaboradores se sintam importantes e valorizados pela empresa.

Em troca, eles “vestem a camisa” da empresa e se sentem cada vez mais responsáveis pelos seus resultados. Em outras palavras: eles começam a ter comprometimento com as metas. Falando nisso, a gamificação…

2 – Proporciona maior motivação para metas

Se a empresa explorar o potencial dos também chamados Millenials (essa nova geração cheia de ideias, criatividade e entusiasmo), é provável que chegue a resultados cada vez maiores.

E com a educação empresarial, feito com rankings, premiações e mensuração de resultados, fica mais fácil saber quais metas precisam ser atingidas e em que ponto é necessário melhorar.

Com tudo isso mais claro aos colaboradores, eles conseguem ter uma noção muito maior do que realmente precisam fazer e de quais metas eles precisam atingir.

3 – Torna mais fácil o conhecimento

É mais fácil lembrar do que é falado ou vivido? É fato que a segunda opção funciona muito melhor com a maioria das pessoas.

É por isso que a educação empresarial por meio da gamificação ajuda na retenção de conhecimento dos funcionários.

Algumas pesquisas indicam que os colaboradores aprendem, no mínimo, 20% a mais pela educação empresarial com jogos, se comparado com os treinamentos comuns.

Além disso, cerca de 67% dos profissionais que conhecem esta técnica preferem aprender com jogos na educação empresarial do que com informações faladas.

4 – Melhora o trabalho em equipe

A gamificação funciona com pontuações, placares e premiações, tanto individuais como em equipe. É por isso que o ambiente empresarial, além de mais competitivo (no bom sentido) também fica mais colaborativo.

A gamificação faz com que os funcionários troquem mais experiências, de forma leve e descontraída. É por isso que os processos internos da empresa ficam mais claros, bem definidos e fáceis de aplicar.

5 – Atua em feedbacks precisos

educação empresarial

Até agora, você já conseguiu melhorar suas habilidades na empresa com:

  1. Mensuração de aprendizagem e resultados;
  2. Metas mais claras e objetivas;
  3. Maior trabalho em equipe;
  4. Maior retenção de conhecimento e mais produtividade.

Com tudo isso, fica mais fácil fazer um feedback assertivo a cada colaborador. Ou seja, você consegue saber exatamente quais são os pontos positivos e a melhorar de cada um.

Desta maneira, você reconhece os pontos positivos e informa os pontos a melhorar, podendo até fazer o que chamamos de “reciclagem” (um novo treinamento) com os colaboradores, focado nesses pontos de melhoria para aumentar os resultados.

E então, quando você vai aumentar seus resultados com a gamificação?

Já foi provado aqui que a educação empresarial com gamification funciona muito melhor para aumentar os seus resultados.

Se você está ansioso para aplicar as técnicas da gamificação e quer se aprofundar no assunto, aconselhamos que veja alguns livros específicos, que podem te ensinar como aplicar esta técnica corretamente na empresa.

Conheça os livros da gamificação aqui, coloque em prática e veja seus resultados decolarem em pouco tempo!

Artigos relacionados
GamificaçãoGamification

Gamificação nas Empresas: A Chave para uma Equipe Motivada

A gamificação é uma técnica que tem sido aplicada nas empresas há décadas, trazendo inúmeros…
Saiba Mais
GamificaçãoGamificationNegócios

Gamificação nas empresas: conheça 9 marcas referência em gamificação

Sobre o que vamos falar? A gamificação nas empresas é uma prática muito utilizada por startups…
Saiba Mais
GamificaçãoGamification

Motivação no Trabalho: usando a estratégia de gamificação

Sobre o que vamos falar? A gamificação é uma das principais estratégias usadas pelas empresas…
Saiba Mais