Plataforma Brasil

Eleições Americanas: Economia e Multiculturalismo

Por: Carlos Jenezi, empresário, consultor e colaborador da Plataforma Brasil Editorial

Após algumas semanas do fim das eleições americanas podemos avaliar com calma o resultado do pleito para escolha do presidente americano dos próximos quatro anos. A história recente das eleições mundo afora nos mostra que o desenvolvimento econômico tem sido o fiel da balança na escolha dos mandatários do poder executivo nas últimas décadas. Foi assim com a eleição de Bill Clinton sobre Bush pai em 1992 (mesmo após a vitória “republicana” na Guerra do Golfo) passando pela reeleição do próprio Clinton quatro anos depois (apesar do inimaginável caso Monica Lewinski) e chegando finalmente no Brasil, com a reeleição de Lula e a eleição de Dilma (apesar do escândalo do mensalão).

"Four more years", foto publicada por Obama após a vitória bateu recorde no Facebook com 4.438.813 curtidas.

As eleições citadas nos mostram que, acima de qualquer outra questão, o que pesa mesmo na cabeça da população na hora de escolher seus presidentes é o dinheiro no bolso, no caso, o próprio. Não nos julguemos por isso. Segurança e soberania nacional, política externa, inclinações para esquerda ou direita, liberalismo ou socialismo são conceitos para políticos, não para o povo. O que explica então a reeleição de Obama para a Casa Branca, considerando que a economia americana ainda vive seus piores dias desde a Grande Depressão?

James Carville não estava errado quando escreveu a famosa frase “É a economia, estúpido!” durante as eleições presidenciais americanas de 1992, explicando porque Clinton ganharia de Bush.  Conclusões apressadas poderiam dizer que a escolha óbvia para recuperar a cambaleante economia americana seria Mitt Romney, empresário bem sucedido, milionário, símbolo de tudo o que todo norte-americano quer ser. E é justamente nessa pseudo-verdade que o êxito de Obama se explica, afinal, o que é ser americano hoje em dia?

Barack Obama venceu prometendo, sobretudo, melhorar na economia. Martelou incessantemente que a solução para a estagnação econômica era a geração de “bons” empregos para classe média nos EUA. Salvo diferenças ideológicas sobre a forma de gerar tais empregos, era basicamente a mesma proposta de Romney. Obama, no entanto, percebeu que os EUA não eram mais somente a antiga classe média branca, protestante e conservadora. Barack Obama teve a percepção que seu país, ele talvez como símbolo maior, é também amarelo, negro, hispânico, gay, muçulmano, sem deixar de ser americano (ele obteve nada menos que três de cada quatro votos latinos!). Barack Obama mostrou, além de inteligência e visão estratégica, ter visão de futuro e sensibilidade para os novos rumos do país e desejo de seu povo, o que provavelmente explica acima de tudo a sua vitória.

Usando como exemplo o caso americano e traçando um paralelo para a política nacional (e nossas recentes eleições municipais), percebemos que a mesma lógica se repete: os políticos que souberam enxergar a nova realidade econômica brasileira, com as nuances dessa nova classe média, saíram vitoriosos e aqueles que insistiram nas velhas fórmulas e discursos estão menores e enfraquecidos.

Políticos do mundo todo e aqui do Brasil devem analisar a eleição americana como uma amostra do que está por vir e uma importante lição aprendida. A política moderna exigirá políticos e partidos que olhem para frente, abandonando antigas verdades e enxergando a nova realidade de transformações que já se iniciou.

Carville nunca esteve tão certo, mas se fosse hoje, talvez mudasse sua frase para “es la economia, boludo!”

Artigos relacionados
EmpreendedorismoGustavo ChierighiniPlataforma Brasil

Atitudes que podem matar a mais saudável das sociedades

Meus caros, em meio a riscos naturais do processo e o êxito nas boas escolhas, há uma certeza: é…
Saiba Mais
EmpreendedorismoGustavo ChierighiniPlanejamentoPlataforma Brasil

5 passos para um planejamento muito além dos sonhos

Caros leitores, existe um dito popular no mundo da gestão e dos negócios afirmando que “o papel…
Saiba Mais
EmpreendedorismoPlataforma Brasil

Empreendedorismo: 4 situações que o seu negócio não vai tolerar

Caros leitores, em textos já publicados abordei as ineficiências corporativas, martelei na…
Saiba Mais