Jeffrey M. Stibel

Em “Conectado pelas Ideias”, criador do Google Adsense afirma que a internet é igual ao cérebro humano.

Jeffrey M. Stibel, já esteve à frente da empresa desenvolvedora da tecnologia utilizada no Google Adsense e de diversos outros empreendimentos online. Sua outra área de atuação pode parecer muito distante do universos dos negócios na web: a neurociência. Em seu livro, Conectado pelas Ideias (DVS Editora), ele prova que não. Stibel afirma que a rede mundial de computadores nada mais é que um cérebro humano artificial e super poderoso, mas que para realmente entendê-lo a fundo é preciso estudar o nosso próprio sistema nervoso.

Com sua teoria inovadora, o autor transforma a Internet em uma máquina de fazer previsões, o que deixa tudo mais fácil para quem deseja criar ou investir em negócios nesse setor. A obra é rica em exemplos e previsões que despertam insights no leitor e o deixa surpreendido com as possibilidades que o mundo online ainda proporciona.

Clique no link a seguir para ler online o prefácio e o primeiro capítulo do livro Conectado pelas ideias: Como o cérebro está moldando o futuro da Internet, de Jeffrey M. Stibel (encontre mais trechos no link: livros online). Veja abaixo o release completo do lançamento.

Conectado pelas ideias

Autor compara Internet ao cérebro humano para desvendar segredos sobre o futuro da rede  

– Aplicando conhecimentos da neurociência é possível desvendar o futuro da web.
– Obra originalmente publicada pela renomada Harvard Business Press.
– Análises e prognósticos essenciais para empreendedores online.

Você já deve ter ouvido falar que, das criações humanas, o computador é a que mais se assemelha ao cérebro, mas agora o neurocientista e empreendedor Jeffrey M. Stibel irá revolucionar este pensamento. Em seu livro Conectado pelas Ideias, publicado originalmente pela Harvard Business Press e com lançamento no Brasil pela DVS Editora, Stibel propõe que a Internet é o equivalente ao cérebro humano e os computadores apenas fazem parte de um sistema inteligente maior.

Além das conexões nas quais trafega a informação – analogia mais óbvia às sinapses por onde passam os impulsos nervosos, a Internet possui características que não podem ser encontradas em outros inventos, e que dizem respeito ao sistema nervoso. Ela tem vida própria, é capaz de aprimorar-se, processar a informação e retransmiti-la. Algumas coisas podem acabar esquecidas, mas inesperadamente voltam com força total, como quando fotos, textos ou vídeos antigos, de uma hora para outra, passam a ser amplamente compartilhados após anos sem chamar a atenção.

Nem sempre esse processo é aleatório – e na maioria das vezes não é mesmo. A obra, que tem como subtítulo Como o cérebro está moldando o futuro da Internet, compara o amadurecimento do nosso órgão pensante ao da rede mundial. Desse modo, é possível ter algumas pistas sobre o futuro da Internet.  As previsões acertadas do autor lhe garantem credibilidade. Seu livro antecipou acontecimentos que já se comprovaram na prática, como quando escreveu:

Jeffrey M. Stibel

“Acima de tudo, a equipe do MySpace deve ficar atenta ao Facebook, que está (relativamente) há pouco tempo na rede. Na realidade, suspeito que, quando este livro for publicado, o Facebook já será a maior rede social da Internet, superando o MySpace em número de usuários e acessos à página na Web.”

 

Formulações desse tipo não faltam à obra, servem para exemplificar a comparação proposta por Jeffrey M. Stibel, e para nos dar insights dos rumos que a rede mundial poderá tomar. O que faz de Conectado pelas Ideias uma leitura indispensável – e fascinante – tanto para quem pretende criar ou financiar empreendimentos online, como para interessados em entender os processos humanos atuais.

Para atingir seus objetivos, o autor caminha com naturalidade pela filosofia, neurociência, análise de negócios e muito outros campos do conhecimento. Arriscando-se até em terrenos que poderiam pertencer à ficção, não fosse o forte respaldo científico, como quando imagina o desenvolvimento da tecnologia que permite a implantação de chips em nossas cabeças. Assim como as lentes podem aprimorar a capacidade da visão, tais dispositivos permitiriam ao nosso cérebro buscar imediatamente novas informações, respondendo em segundos a questões das quais nunca antes tivera conhecimento. Se isso vai acontecer, para Stibel parece não haver dúvidas, a pergunta é apenas quando.

Sobre o autor
JEFFREY M. STIBEL é um cientista do cérebro e empreendedor que ajudou a criar diversas empresas de capital aberto e fechado, entre elas a Simpli, que desenvolveu a tecnologia utilizada no Google Adsense. No momento, ele é presidente da Web.com, uma empresa de capital aberto que ajuda empreendedores a iniciar e desenvolver seus negócios na Internet. Ele também é presidente da BrainGate, uma empresa especializada em implantes no cérebro que capacitam pessoas a usarem o pensamento para controlar dispositivos elétricos.

avaliacao-livro-amazon


Conectado pelas Ideias

Autor:
Jeffrey M. Stibel
Editora:DVS Editora
Páginas: 184
Preço: R$ 48,00
ISBN: 978-85-88329-73-7

 

Artigos relacionados
Jeffrey M. StibelLançamentosPosts

Google não inovou, apenas fez cosmética, diz criador do Adsense

Desde que criou a caixa branca para busca de informações na web, o Google não inovou, apenas fez…
Saiba Mais
Jeffrey M. StibelPosts

Sete coisas que este CEO odeia nos negócios

Eu desfruto do luxo de poder atuar em várias áreas – como acadêmico, cientista, homem de…
Saiba Mais