EmpreendedorismoGustavo Chierighini

Empreendedorismo: dicas para enfrentar o mais sombrio (ou glorioso) momento.

Empreendedorismo: encarando o caos

Meu caro, antes de tudo um clichê, no mais clássico estilo lugar comum – “depois da tempestade vem a bonança”. Apropriado para o momento crítico da economia, ou fora de contexto caso o seu negócio esteja de vento em popa, o fato é que mais cedo ou mais tarde, enfrenta-se uma fase espinhosa e crítica.

A vida é assim, e nem sempre respeita a lógica.

A receita perfeita

Você fez tudo certo. Aprimorou o senso empreendedor – afinando a sua conduta a realidade que iria encontrar. E não parou por aí.

Estudou minuciosamente o mercado, concebendo um plano de negócios detalhado e factível, trouxe gente competente para tocar a guerra ao seu lado. Gerenciou as finanças com rigor e fugiu das modinhas da época.

A receita perfeita estava ali, implantada e viva no dia-a-dia da sua empresa. Logo, os prognósticos eram os melhores, muito embora você jamais tenha cedido a tentação de exagerar no otimismo. Sempre muito realista e pragmático, como são todos os bons e longevos empresários.

Em resumo, um excelente capitão dos mares, tocando o seu barco lindo e ajustado, rumo a mares conhecidos e outros nem sequer navegados, em uma história de aventuras, realização e descobertas.

 

Mas nem sempre dá certo

Contudo, deixando a poesia de lado, o fato é que depois de alguns meses ou semestres, os resultados não refletiram as expectativas. O fluxo de caixa entrou em declínio e o mercado não está reconhecendo a proeza da sua inovação.

O que fazer? Como reagir?

O nosso herói largará a toalha? Pendurará a chuteira? A resposta é não. Se ele for um empreendedor genuíno, enfrentará o caos.

Mas encarar o mar revolto e aportar no cais com segurança não é uma missão simples. Demanda preparação e um rosário de cuidados

Seguem aqui algumas dicas, para enfrentar o mais sombrio (ou glorioso) momento.

 

O front psicológico:

  1. Antes de tudo, a aceitação.

Meu amigo, saiba que os números não mentem e se eles lhe informam que o seu negócio não vai bem, não discuta com a realidade crua e nua que eles trazem.

Sim o seu negócio está em declínio e isso precisa ser aceito e encarado. De frente.

  1. Assuma a responsabilidade.

A liberdade de conduzir o próprio futuro, de traçar o próprio roteiro com total autonomia cobram o seu preço.

Quanto antes isso acontecer, mais rapidamente você se sentirá retomando energia para ajustar as coisas, e eventualmente, até mesmo recomeçar com a perte que restou do que construiu.

  1. Não se permita abater pela percepção dos erros cometidos.

Eles são inevitáveis, você não é perfeito e é falível. Entendido isso, saiba que de nada adiantará o exercício da auto punição.

  1. Retome rotinas pessoais.

Tente ir dormir mais cedo, cuide do peso, retome exercício físicos com regularidade, Aproxime-se de pessoas de confiança que estarão ao seu lado – aconteça o que acontecer.

Inclua o lazer e quem sabe um saudável hobby na sua vida. A fiinal de contas você já existia antes da sua empresa.  Com isso você vai restaurar o equilíbrio físico e psicológico tão necessários para a tomada de boas decisões e o abastecimento energético para implantá-las.

(E se não der certo? Sei lá, recomendo que procure um médico imediatamente).

 

O front prático:

  1. Repense o negócio.

Ajuste produtos e/ou serviços envolvidos, estrutura de precificação, relacionamentos comerciais e estratégias de gestão e vendas.

Tente analisar o projeto a partir de um enfoque panorâmico. Depois divida suas conclusões com sócios e colaboradores de maior confiança e comprometimento

(assim você forma o seu gabinete de crise, mesmo que seja composto por apenas duas pessoas).

  1. Realize ajustes no seu plano de negócios.

Lembre-se, a culpa não é do seu business plan, mas provavelmente das premissas assumidas e dos conteúdos inseridos nas variáveis da operação.

  1. Enxugue a operação.

Esteja disposto a isto até o ponto do novo alinhamento estratégico-operacional.

Vai demandar decisões difíceis e situações desconfortáveis para você e para as pessoas que trabalham para você? Sim, vai, e pare de choramingar. A vida empresarial é assim mesmo.

  1. Negocie com credores.

Nesta caso em particular, cuide de expor a situação com clareza, deixando claro qual é o plano de saneamento e estabilização da empresa.

Estabeleça prazos factíveis de normalização nos pagamentos.

Se você for cuidadoso nos cálculos e firme no cumprimento do que repactuou, provavelmente sairá dessa com mais credibilidade do que tinha anteriormente.

  1. Aproveite o tranco para amadurecer.

Pare de se comparar a outros casos e ícones midiáticos, aprendendo que cada um tem a sua própria história e constrói a sua própria lenda.

shutterstock_369209423

Empreendedorismo: encarando o caos

Para finalizar, recobre a visão de longo prazo, deixando um pouco a pressa de lado, e aproveite mais o caminho do que a chegada.

Isso trará uma nova perspectiva, mais saudável, sólida e sustentável.

Boa sorte e até o próximo.

 

Artigos relacionados
Empreendedorismo

Estratégia e Negócios: O Guia Definitivo para o Empreendedor de Sucesso

O conhecimento em estratégia e negócios é um fator determinante para o sucesso de um…
Saiba Mais
Empreendedorismo

5 passos para fazer sua empresa crescer em tempos difíceis

Conheça a necessidade de ter uma abordagem estratégica clara, a importância de vender mais, a…
Saiba Mais
Empreendedorismo

Empreendedorismo, criatividade e inovação: como gerir tudo isso?

Sobre o que vamos falar? Por conta de um mercado de trabalho muito concorrido, você aprenderá…
Saiba Mais