LivrosPedro Ivo

Empresas Espiritualizadas são as que despertam uma consciência corporativa

As tradicionais rotinas de trabalho e alguns aspectos da cultura corporativa de muitas empresas ao redor do mundo não se adequam mais aos dias de hoje.

Acontece que muitas operações e métodos antigos e ineficientes causam uma certa insatisfação e cansaço em seus colaboradores, que então passam a ter menos ânimo para desempenhar as suas funções na empresa.

Com o tempo, o simples hábito de levantar de manhã para ir trabalhar se torna um grande fardo para o funcionário, mesmo que a pessoa esteja no emprego que sempre quis.

É preciso fazer algo a esse respeito, para conseguir reacender a vontade positiva de trabalhar.

Para ter qualidade de vida é preciso desperta-se de manhã e ter ânimo, e até mesmo uma felicidade natural em se arrumar e ir para o trabalho, sem o sentimento de peso sobre os ombros causado pela pressão das responsabilidades de suas funções.

Pois bem, um autor resolveu ir fundo nesse problema e buscar uma solução transformadora.

E o resultado é o livro “Empresas Espiritualizadas”, do qual já fizemos um primeiro review que você pode ler  assim que terminar este artigo.

Nesta obra, o escritor foi no âmago da questão para trazer uma nova visão do ambiente corporativo. Uma visão que pode ser alcançada com o uso de certos métodos.

Agora, vamos um pouco mais fundo na análise desse livro.

Continue lendo para descobrir mais sobre a obra e esses métodos transformadores.

Contexto histórico e reflexões: os sinais que pedem pela mudança

O Pedro Ivo defende em sua obra que as empresas precisam se tornar espiritualizadas.

Termo que o autor dá para empresas que são capazes de despertar e manter uma consciência corporativa em todos os envolvidos.

Uma consciência perdida, ou mesmo nunca alcançada em escala pelas empresas. Pois como o autor mostra já no começo da obra, onde aborda o contexto histórico, a humanidade tem aberto mão da espiritualidade ao longo dos séculos.

Em contraposição, tem se tornado cada vez mais materialista e racional, mesmo hoje com todos os indícios apontando que o caminho a seguir é o de reaproximação com a espiritualidade.

Reaproximação que deve inclusive estar presente nos ambientes corporativos.

O autor, que é publicitário, também aborda como as pessoas encaram hoje seu trabalho e empresas. E que a forma antiga delas funcionarem não é mais vantajosa nos dias de hoje, principalmente para os colaboradores.

Além disso, também mostra uma nova visão sobre negócios e marketing, simultaneamente, apresentando parte da história das empresas e de como chegamos até agora.

Construção do trabalho, significado sagrado e como empresas podem ser melhores

O livro “Empresas Espiritualizadas” foca também em outros tópicos importantes para transformar empresas e a relação de trabalhadores com elas.

Um desses pontos tratados no livro é a construção do trabalho, e seu significado sagrado.

De forma exemplar, o autor aborda como o trabalho é construído e o significado sagrado que cada pessoa deve enxergar nele, independente se essa pessoa é um empregado, ou líder e dono de uma empresa.

O publicitário fala dos níveis neurológicos existentes, bem como de uma teoria e prática a ser aplicada para trazer mais consciência ao trabalho, tanto para o indivíduo quanto para a empresa.

Também toca no que chama de níveis visíveis da base de uma pirâmide, como o ambiente de trabalho, comportamento e capacidade de cada um. E níveis invisíveis presentes no topo da pirâmide, como as crenças, identidades, valores e espiritualidade.

São pontos válidos tanto para trabalhadores, empresários, como para as próprias empresas refletirem e adotarem para se tornar melhores.

Com isso, as empresas garantem estarem atualizadas e se adequardm às mudanças que as transformações — cada vez mais rápidas — do mundo e dos negócios estão exigindo.

Amor e propósito: as forças transformadoras essenciais para a criação de empresas espiritualizadas

Na parte principal de “Empresas Espiritualizada”, Pedro Ivo volta sua escrita para estabelecer como são criadas essas companhias.

Ele mostra como as empresas podem se tornar mais felizes e conscientes ao conferir uma qualidade de vida melhor para todos os que estão envolvidos com a mesma.

Mas para isso acontecer, um processo de transformação precisa ser realizado, para o qual ele disponibiliza ferramentas que — por meio de avançadas técnicas — podem realizar essa transformação.

Esse é um caminho que possibilita a criação de uma empresa espiritualizada, por meio da transformação social no ambiente de trabalho e nos colaboradores, pronta para tomar a frente do mercado e fazer a diferença num  mundo corporativo em um ritmo de mudança veloz como estamos vivendo.

Quanto à transformação social proposta, o autor aponta duas forças principais, ou agentes de transformação, que são o amor e o propósito.

Um amor que gera uma energia que modifica a forma como o trabalho é encarado. Um amor que, cultivado corretamente, é capaz de transformar a forma como despertamos logo pela manhã para ir ao trabalho, assim como a nossa conduta na empresa.

Um amor pelo próprio trabalho que impulsiona a realizar mais, a criar e inovar, independente dos resultados. E sem o qual qualquer emprego se torna um fardo, aceito apenas para pagar boletos.

Já o propósito é encarado pelo autor como o desejo de realizar algo importante para o mundo. Nesse sentido, Pedro Ivo aponta que o propósito é fator essencial para a criação de empresas espiritualizadas.

Empresas espiritualizadas e consciência corporativa

Outros elementos de formação, como a fluidez e a fé, são apontados pelo autor do livro como impulsionadores e formadores de empresas espiritualizadas e que possuem uma consciência corporativa.

Essa consciência está presente nas empresas espiritualizadas porque estas são as companhias que entendem de forma profunda o significado sagrado do trabalho.

Uma empresa assim acredita que o trabalho é o meio pelo qual a empresa e seus colaboradores podem prosperar.

E mais do que isso, transformar o mundo, mesmo que comece com um simples ambiente corporativo se transformando em um lugar mais gostoso de se viver e produzir.

Este livro não é ideal apenas para empresas que desejam se tornar melhores e fazer sua parte na transformação do mundo.

Mas também para quem procurar trabalhar com mais qualidade e de forma mais produtiva, tendo mais ânimo e energia para as atividades de sua profissão.

Simplesmente uma leitura indispensável, que você não deve deixar de conferir. Clique no link abaixo e conheça o livro “Empresas Espiritualizadas” agora mesmo.

➥ Desejo ler Empresas Espiritualizadas e garantir minha cópia agora

Artigos relacionados
Pedro Ivo

O que você precisa saber sobre Pedro Ivo Moraes

Propor uma transformação social que impacte empresas e que possa fazer-se refletir no mundo por…
Saiba Mais
LivrosPedro Ivo

Empresas Espiritualizadas - o que esse livro ensina sobre transformação social

Você, que possui uma empresa, está sentindo que seus colaboradores não estão felizes no…
Saiba Mais
LivrosSem categoriaVendas

O manual sobre como vender pela internet todos os dias

Você sabe como vender pela internet? Está batendo na trave, ou vendendo pouco? Se eu te disser que…
Saiba Mais