Menu
escrever um livro 27 mar

3 motivos para você escrever um livro

Dizem que todo homem só pode conseguir alcançar o seu “nirvana pessoal” no momento da sua vida em que ele tem um filho, planta uma árvore e escreve um livro.

Isso demonstra a importância do ofício que é adentrar ao universo literário.

Escrever um livro representa deixar um legado, colocar para fora tudo aquilo que te representa.

Cada qual no seu quadrado, escrever um livro significa, num ponto de vista pessoal para o autor, deixar um legado.

Enquanto biografias contam a história da sua vida, romances demonstram a sua identidade como autor, livros técnicos expressam o seu conhecimento.

Já os livros de autoajuda deixam conselhos para os leitores, cada estilo possui uma característica e representa o legado que será deixado por você.

Mas, por que escrever?

Essa é a primeira pergunta que todo grande escritor precisa fazer, e depois responder, para si próprio.

Esse artigo vai trazer para você pontos de motivação que podem despertar o escritor que há dentro de ti.

E aí, depois que você escrever um livro, bastará plantar uma árvore e fazer um filho.

Por que escrever um livro?

Se escrever um livro terá um “que” sobre você, independentemente do segmento que você lançará, a resposta da pergunta sobre o motivo no qual você escreverá um livro será totalmente pessoal.

O que podemos te ajudar é apresentando alguns pontos no qual você pode fazer uma autoavaliação antes de começar a escrever um livro.

Primeiramente, é importante que você saiba que escrever um livro não é um dom.

Muito embora o ofício literário exista, é possível que você aprenda a escrever um livro em meio aos seus conhecimentos, experiências, inspirações e histórias para contar.

De toda a forma, é o seu dom e ofício que te levam a escrever um livro.

Com isso, o motivo que te levará a escrever pode ser um grande combustível para que você coloque a sua cabeça para funcionar e passe todas as suas idéias para o papel.

1. Motivo para escrever um livro de romance

Quando pensamos em um romance, por exemplo, colocar uma inspiração no papel é o que pode fazer com que você se torne um escritor de sucesso.

A criatividade oriunda dos seus pensamentos e inspirações é o grande lance para que você crie algo em cima de uma experiência ou imagine uma história que prenderá o seu público e será um sucesso.

É importante que você entenda que romance é uma trama e que dentro desse segmento há outras variações, como o estilo da história, por exemplo, sendo ela mais cômica, de suspense, ação, terror etc.

Por isso falamos que os romances sempre tem um “algo especial” do autor, pois dificilmente você escreverá fora de um segmento que não se sinta confortável.

Se você é uma pessoa mais agitada, a tendência é que a sua mente crie histórias com mais ação, se você é uma pessoa para cima, de bem e sarrista, a tendência é sair uma história dentro de uma linha cômica, e assim sucessivamente.

2. Motivo para escrever um livro de autoajuda

Quando falamos sobre livros de autoajuda, estamos dizendo em colocar no papel toda a sua capacidade de entender e auxiliar outras pessoas.

Geralmente, os livros de autoajuda entram num quesito mais técnico, pois são escritos por terapeutas, psicólogos ou até mesmo têm cunho religioso.

Entretanto, cada um tem a sua técnica para levar a vida da melhor maneira, o que não livra você, caso seja um bom conselheiro, ou tenha vivido experiências que, ao compartilhar, possa ser benéfica para os outros, também entre nesse segmento de escrita.

3. Motivo para escrever um livro técnico

Quando você possui um esforço de estudo e aquisição dentro de uma área de conhecimento, escrever um livro pode difundir esse conhecimento para outras pessoas de uma forma mais simples e com maior poderio de massificação.

De todas as formas, escrever um livro é o impulso que você precisa em busca do ganho de credibilidade.

Através de publicações, grandes profissionais deram um salto de reconhecimento e foram chamados para palestrar em grandes centros do seu segmento.

Se você quer ser uma pessoa que ganhe a sua vida estudando e repassando os seus conhecimentos, escrever um livro é fundamental para a sua estratégia de vida e o seu legado para a posteridade.

Bônus: Biografia

escrever um livro

Biografias geralmente são escritas por pessoas públicas contando as suas histórias, ela entra como um bônus de motivação quando em determinado ponto da sua carreira existirem situações suficientes a serem partilhadas.

Podemos dizer que quando você escrever um livro biográfico, é o momento que construiu legados suficiente com as suas publicações, a ponto de deixar uma obra publicada justamente falando sobre o seu legado.

As dificuldades em escrever um livro

A falta de inspiração e o bloqueio criativo são as maiores assombrações para todos os escritores.

Se você acredita que tem o determinado potencial para escrever um livro, independentemente do segmento, é importante que não se deixe abalar com esses problemas, que são naturais com quem tem como ofício escrever.

Esses problemas de escritores, embora naturais, não podem ser normais, tampouco perenes.

Por isso, para que você não deixe que as dificuldades te desmotive a escrever um livro, é importante que vença primeiramente a falta de inspiração.

Para isso, é necessário que você esprema a sua mente até sair algo bom de lá.

Contudo, muitas pessoas confundem espremer a mente com fadigá-la.

E, sim, dá para você tirar o que há de melhor da sua cabeça, sem cansá-la.

Para isso, quando você sentir que a sua inspiração está faltando, respire, tome um ar, descanse e comece a escrever tudo aquilo que vem a sua cabeça.

No final, jogue fora o que não tiver a ver com o seu livro, mas aproveite como gatilho o que for positivo.

Ler bastante também é um grande incentivo para que a falta de inspiração não vença o seu incentivo em escrever um livro.

Já quando o assunto é bloqueio criativo, é importante que o seu estado emocional esteja no lugar e que você esteja muito confiante no que está escrevendo.

Outros grandes vilões dos escritores é a falácia do perfeccionismo e a procrastinação.

Quando você tem uma imagem pessoal muito perfeccionista, a tendência é que até o menor dos problemas se torne um grande bloqueio criativo.

Já a procrastinação te bloqueia por te fazer perder o foco.

Como achar as motivações certa para escrever um livro

É quando você vence os empecilhos para prosseguir a escrever um livro que você encontra, na prática, os motivos para escrevê-los.

Lá em cima, quando você encontrou a motivação para escrever um livro, são esses motivos que vão te assegurar a manter-se na estrada da escrita.

Por isso, antes de iniciar o seu projeto literário, é muito importante que você tenha em mente as suas motivações.

São elas que vão fazer com que você vença o desânimo e todos os outros problemas que podem te impedir de escrever.

Você pode escrever um livro

Diante de tudo que falamos neste texto, podemos chegar à seguinte conclusão: você pode escrever um livro.

E a melhor maneira de você entender que pode escrever é justamente escrevendo.

Independentemente das dificuldades, seja de confiança para escrever ou de motivação, a melhor forma de você driblar essas dificuldades é você colocar a sua mente para funcionar e escrever.

Algo que você precisa ter em sua mente é: você é um escritor.

Independentemente do que seja, a sua bagagem de vida pode ser colocada em um papel, seja por meio da sua criatividade, dos seus conhecimentos ou de conselhos para outras pessoas.

Além do mais, deixar você registrado em um livro é deixar o seu legado para a posteridade, te imortalizando eternamente para outras gerações.

Por isso, escrever um livro é algo tão importante para um ser humano quanto gerar vidas e plantar uma árvore.

Isso porque, escrever um livro deixa a sua vida registrada e marcada para que outras vidas saibam quem você é e foi.

Então vá em frente agora mesmo, compartilhe suas idéias escrevendo um livro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to top
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com