Domênico MassaretoHumberto E. Massareto

Você pode se tornar uma pessoa mais criativa, saiba como

Em seu livro Potencializando sua criatividade (DVS Editora), Domênico Massareto – roteirista do seriado “De Volta pra Pista” (Multishow), explica que criatividade é um processo no qual “precisamos de tempo, ferramentas, ‘matéria-prima’, técnica e esforço.”

Isso significa que, na grande maioria das vezes, a criatividade não se manifesta espontaneamente, mas sim como fruto de muito trabalho. Sendo assim, todos temos plenas condições de termos ideias criativas, em qualquer área de trabalho. A criatividade, aliás, é uma vantagem competitiva em todas elas.

Criatividade e repertório

Domênico dedicou no livro “Potencializando sua criatividade”, escrito em parceria com seu pai, o professor da Faap Humberto Massareto, um capítulo inteiro sobre a forte ligação entre criatividade e repertório. Segundo os autores, as duas coisas funcionam quase que interdependentemente.

Para se tornar mais criativo você deve, antes de mais nada, manter seu repertório em constante crescimento. Claro que não é só isso. Como mencionei, criatividade exite trabalho, mas possuir um repertório amplo é a base das boas ideias, possibilita associações de temas e ajuda – e muito – na solução de problemas.

Portanto, veja abaixo 8 dicas para você enriquecer seu repertório e ser mais criativo:

1. Especialize-se em uma área do conhecimento e aprofunde-se nos estudos e pesquisas desse campo.

2. Leia muito sobre tudo e terá um bom nível de informações gerais. Na escola, procure ir além das leituras sugeridas pelos professores em todas as disciplinas.

3. Desenvolva habilidades e técnicas de comunicação eficazes. A comunicação eficaz amplia seus canais de percepção, bem como o torna mais rapidamente aceito em sua rede de relacionamentos. Quanto maior o número de pessoas com quem você se relaciona, mais informações de qualidade recebe.

4. Exercite o cérebro. Atividades intelectuais como quebra-cabeças, palavras cruzadas, charadas, problemas com números, jogos de computador ou testes em geral constituem agradáveis maneiras de exercitar seu cérebro.

5. Ligue-se à tecnologia. Computadores, videogames, tablets, smartphones e até mesmo seu forno de micro-ondas são dispositivos tecnológicos desenvolvidos para facilitar sua vida e potencializar o uso de seu tempo.

6. Discuta e reflita sobre questões éticas pertinentes a sua vida, de sua família ou de sua comunidade.

7. Dedique-se às questões ambientais, sem necessariamente ser um militante, se não for essa sua vocação. Lembre-se de que até a metade do século XXI não vai haver água com tanta fartura e por preços tão baixos como temos hoje.

8. Desenvolva seu repertório cultural. Assista aos filmes que estão em lançamento e dê uma “passadinha” na locadora para alugar alguns clássicos e conferir por que se tornaram clássicos.

Conheça alguns livros sobre criatividade

Livros são fontes de ideias inovadoras! Além de Potencializando sua criatividade, a DVS Editora possui outros títulos que estimulam a criatividade e, é claro, aumentam seu repertório. Clique aqui e conheça mais obras sobre o tema!

Livros sobre criatividade