Algumas observações sobre liderança – lição 1

 

Atualmente estou lendo a incrível história de Frances Hesselbein – Minha Vida o qual ela fala com profundidade de quatro observações sobre liderança, tomadas com seu amigo e mentor Peter Drucker.

Eles são poderosas e requerem reflexão e considerações individuais . Aqui vai a o número um:

“A única definição cabível de líder é: alguém que tem seguidores. Algumas pessoas são pensadores. Outras são profetas. Ambos os papéis são importantes e extremamente necessários. Mas, sem seguidores, não podem haver líderes”.

Isso, aparentemente, parece ser elementar, mas não é.

Pense nisso: quantas vezes você recorre àquele conselheiro, a pessoa que sabe tudo (e mais dolorosa), e que lhe diz “você ainda vai ficar sozinho”? Quantas vezes você não viu o caso de uma pessoa que é altamente talentosa e prende a atenção do outros por um tempo, mas no final acaba sozinha quando seus aconselhados não precisam mais dela?

Seu valor como líder é baseado não apenas no fato de você ter ou não seguidores, e sim na sua qualidade como líder. Eles irão te seguir seus conselhos e pensamentos perenamente ou apenas para o ganho de um bem específico?

Eles seguem a substância ou apenas a forma? Eles te seguem por causa da missão que você lhes apresenta ou apenas por causa do pagamento?

Você só poderá responder essas perguntas se estiver interessado em ver quem você realmente é.

 

Sobre o autor

Dwain M. DeVille é fundador e diretor-executivo da WaterMark International Inc., empresa de consultoria cuja principal atividade é ajudar empresários e empresas a atingir um alto nível de desempenho. Dwain é bastante conhecido como palestrante e atua em várias forças-tarefas comunitárias e conselhos na Flórida (EUA).

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *