Plataforma Brasil

Gestão de pessoas e sustentabilidade, uma relação inseparável

Por: Cláudia Martinelli, especialista em economia sustentável, e articulista da Plataforma Brasil Editorial 

Quando tratamos de sustentabilidade, fala-se muito em recursos naturais, cadeia de valor, eficiência no uso de recursos e processos. Muitas pessoas ficam surpresas quando incluímos gestão de pessoas como um assunto desse tema. Ao pensar que a empresa é composta de diversas pessoas e todos os resultados e produtos são consequência das ações desses colaboradores, percebe-se que incluir gestão de pessoas como um assunto da sustentabilidade não é algo esdrúxulo.

Veja também:
+ Livros sobre gestão de pessoas

Já soube de muitas empresas que são exemplares nos seus processos produtivos e de cadeia de valor, mas que deixam muito a desejar no trato com os seus colaboradores. Há também aquelas que querem desenvolver suas estratégias de sustentabilidade, mas se esquecem de preparar e educar seus funcionários para a importância das mudanças que irão ocorrer na empresa, causando com isso algumas dificuldades e atritos.

Quando uma empresa quer incluir a sustentabilidade em sua estratégia, é inevitável que ela tenha que investir também no desenvolvimento de seus funcionários. A inclusão da sustentabilidade pressupõe mudança de cultura e isso exige um trabalho profundo e contínuo. Ao alinhar os colaboradores com as metas da empresa, o empresário faz com que todos os que estão “à bordo” remem para o mesmo lado e no mesmo ritmo.

Outro ponto importante é a qualificação dos profissionais que serão contratados e mantidos na empresa. Além das questões técnicas, é muito importante que os profissionais tenham fortes valores éticos, que são a base da sustentabilidade. Para isso, a própria área de gestão de pessoas precisa desenvolver esses valores, para expandi-los no trato com os colaboradores e em seus treinamentos.

Para concluir a área de gestão de pessoas é estratégica para a implantação da sustentabilidade porque é ela quem vai definir a contratação, retenção e o relacionamento da empresa com os seus funcionários. Desta forma é cada vez mais importante que a alta gerência trabalhe com máximo de proximidade nestas questões possibilitando com isso implementar processos que garantam e promovam a sustentabilidade como um valor e que facilitem sua incorporação na cultura da empresa.

Até o próximo

Veja também:
+ Livros sobre gestão de pessoas para você continuar se aprimorando no assunto