Kaiser FungPosts

Construção de vias expressas não resolve trânsito, garante estatístico

A sina das pessoas que viajam diariamente para trabalhar não se deve a um tempo longo de demora, mas sim à variabilidade do tempo de percurso. Quem afirma é Kaiser Fung, autor do livro Os Números Governam a Sua Vida (DVS Editora). O estatístico pega o exemplo americano e afirma: pontos de estrangulamentos nas vias respondem por apenas 40% dos atrasos provocados por congestionamentos. Os outros 40% devem-se a acidentes e mau tempo. Os estrangulamentos causam atrasos médios previsíveis, enquanto os acidentes de trânsito e incidentes provocam uma variabilidade.

Construir mais estradas não é saída para o congestionamento! E por quê? Segundo o autor, os usuários que viajam diariamente para o trabalho mudarão seu comportamento de três formas distintas:

1) Aqueles que anteriormente utilizavam as vias locais decidem voltar para as vias expressas; 2) Aqueles que anteriormente haviam alterado os tempos de percurso decidem voltar atrás; 3) Aqueles que anteriormente haviam decidido utilizar o transporte público voltam a usar o carro.

Um novo raciocínio é essencial: trânsito proposital e planejado!

O departamento de Transportes de Minnesota (EUA) foi o patrocinador de uma técnica denominada “controle de acesso” que são faróis de trânsito instalados nas entradas das vias expressas de modo a escoar mais rápido ou lentamente o fluxo de carros. Seattle experimentou um aumento no volume de tráfego de 74% mesmo nas horas de pico.

A medida aumentou a confiabilidade dos tempos de percurso e diminui os índices de acidentes – diminuindo também a variabilidade!

“Os projetos de expansão tomam tempo e dinheiro. Com frequência, dependem de vontade política e sacrificam os usuários atuais em prol de um bem comum no futuro. Aumentar a capacidade é uma necessidade, mas, de acordo com os estatísticos, uma sólida política de transporte deve enfatizar a melhor utilização possível da capacidade disponível. O custo é significativamente menor do que a construção de novas vias expressas e geração retornos mais rápidos”, afirma o autor.

Sobre o autor

O estatístico profissional, Kaiser Fung, estudou nas universidades de Cambridge, Harvard e Princeton. Atualmente, trabalha como estatístico na Sirius XM Radio, onde aplica seus métodos à publicidade e à área de comportamento do consumidor. Seu aclamado blog, Junk Charts (junkcharts.typepad.com), abriu caminho para a avaliação de dados e gráficos nos meios de comunicação de massa.

 

Adquirá já o seu!

 

Os Números Governam a Sua Vida

Autor: Kaiser FungEditora: DVS Editora
Páginas: 186
Preço: R$ 42

 

 

 

Artigos relacionados
Posts

11 frases inspiradoras para você começar o ano com tudo!

Começo de ano é época de reavaliação. Por isso, reunimos aqui 11 frases inspiradoras para…
Saiba Mais
Posts

Mercado editorial brasileiro ganha dois novos selos

A DVS Editora – especializada em livros de negócios e de desenvolvimento pessoal – aproveita…
Saiba Mais
Posts

Conheça os 9 tipos de inteligência humana: em quais você se destaca?

(Créditos: Charly W. Karl | Creative Commons) Até a década de 1980, o único modo utilizado para…
Saiba Mais