Plataforma Brasil

Aquecimento global: um problema para você, mas carregado de oportunidades

Por: Cláudia Martinelli, especialista em economia sustentável e articulista da Plataforma Brasil Editorial

Em tempos de vórtex polar, muitas pessoas aparecem questionando o aquecimento global. Este polêmico assunto, que parece tão distante do nosso cotidiano, especialmente dos nossos negócios, é o tema do artigo de hoje. A ideia é que você entenda porque as mudanças climáticas podem ter um efeito direto na economia e, consequentemente, na sua empresa.

Devido à emissão dos gases do efeito estufa, a Terra está sofrendo um aumento em sua temperatura média. Esse aumento tem efeito direto no comportamento das massas de ar que são as principais “orquestradoras” do tempo em todas as regiões do planeta. A medida que a temperatura aumenta, as massas de ar começam a se comportar de forma diferente de como normalmente faziam, causando mudanças climáticas temporárias. Caso essa tendência se mantenha, essas mudanças deixarão de ser temporárias e se tornarão permanentes. E qual é o problema disso?

ROTOR INSTALADO EM BOIA GERA ENERGIA A PARTIR DA CORRENTEZA DOS RIOS.
Projeto participante do “empowering people” da Siemens.

Nossa agricultura, é derivada de uma construção de conhecimentos que iniciou-se há mais de 11.000 anos e é baseada na previsibilidade das condições climáticas, ou seja, sabe-se que em determinado local e em determinada época é possível plantar e colher certos tipos de alimentos. A partir do momento que você torna as condições climáticas imprevisíveis e, muitas vezes, extremas, você coloca em risco uma atividade que é a base da sobrevivência humana e do funcionamento da sociedade e da economia. A crise dos alimentos de 2008 está aí para nos mostrar o impacto que a alta dessas commodities pode ter no mercado e na política global.

Além de afetar as plantações e, consequentemente, a pecuária, estima-se que os eventos climáticos extremos, causarão grandes migrações de “exilados do clima”, pessoas que sairão dos locais mais afetados pelas mudanças climáticas (seja por secas, inundações ou falta de alimento) em busca de abrigo em outros países, trazendo um fardo social imenso para essas nações.

VEJA TAMBÉM:
Nós estamos usando as redes sociais para produção de conhecimento útil?

O principal causador do efeito estufa é o CO2 proveniente da queima de combustível fóssil. Por isso, uma da principais frentes de combate ao aquecimento global é a mudança da matriz energética dos países para que as atividades econômicas tenham um impacto menor no clima. Para que isso ocorra, é importante que haja muita inovação para que possamos não apenas atender os consumidores atuais, mas também incluir aqueles que vem ascendendo economicamente.

Essa necessidade de inovação traz consigo muitas oportunidades para empreendedores e empresários. Pesquisando rapidamente na internet, é possível encontrar algumas iniciativas de financiamento e aceleração de negócios sustentáveis, como as linhas da Finep em sustentabilidade e energia, a iniciativa New Ventures e o prêmio “empowering people” da Siemens. Esse último, buscou tecnologias inovadoras e acessíveis com prêmios de cinquenta mil euros.

O Brasil caminha de forma lenta, mas podemos enxergar alguns avanços nas áreas de políticas públicas. Além dos financiamentos, o governo brasileiro liberou a geração doméstica de energia a partir de fontes renováveis, com a possibilidade de integrar o excedente na rede comum. Com isso, o consumidor recebe um crédito na conta de luz que pode ser usado dentro de 36 meses. Apesar da ótima ideia, um dos maiores gargalos aqui é conseguir fornecer a tecnologia que permite isso para as diversas regiões do país.

Para finalizar, gostaria de deixar alguns links para matérias sobre as tecnologias e empresas mais inovadoras de 2013 na área de energia escolhidas pelo site Fast Company e pelo site Business Insider. Aproveito também para colocar o link para as ideias que ganharam o “empowering people awards“, pois, em um mundo em que a base da pirâmide se tornou um segmento de interesse, é importante pensar em produtos que os atinjam. Espero que elas possam servir de inspiração para os empreendedores da área.

Para se aprofundar no assunto:

Factors Affecting Global Climate – Scitable

Plan B 4.0 – mobilizing to save civilization – Lester Brown

A Era do Calor que se aproxima – Jornal Valor Econômico

Entenda a crise dos alimentos – Folha de São Paulo

Inova Sustentabilidade – Finep

Inova Energia – Finep

New Ventures

Empowering People Awards – Siemens

Brasileiro pode ter desconto na conta de luz se gera energia renovável – G1