Posts

10 coisas para incentivar você a ler mais

Todo mundo é um leitor em potencial, alguns estão apenas adormecidos. Essa lista traz alguns tópicos que podem ajudar você a despertar seu devorador de livros interior. É possível desenvolver o hábito da leitura, basta dar o ponta pé inicial. Em pouco tempo você se verá entrando em uma livraria se sentindo como uma criança em uma loja de brinquedos.

— Conheça os livros da DVS Editora

Se você já é um leitor assíduo, a lista também vai lhe interessar. Afinal, tudo o que é relacionado ao universo dos livros é bem-vindo!

10. Menina de 3 anos rodeada de livros
Ver uma criança tão jovem entretida no meio de livros é sempre uma cena inspiradora, especialmente para quem esperava um empurrãozinho para começar a ler mais. A imagem também mostra, de forma subjetiva, como é importante apresentar a leitura aos mais novos desde cedo [foto de Ozyman].

09. Mudar as estatísticas
Segundo a pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil” (2012), o brasileiro lê em média 4 livros por ano, sendo apenas 2,1 livros até o fim. No entanto, se levarmos em conta os livros lidos espontaneamente, sem compromissos com trabalho ou estudo formal, a média cai para apenas um. Apenas para se ter uma ideia de contexto, os colombianos leem 2,2 e os espanhóis, 10,3. É hora de mudar esses números!

08. Biblioteca no ponto de ônibus
Em Bogotá, capital da Colômbia, há um programa de incentivo à leitura que dura mais de 15 anos. Durante esse tempo, foram espelhadas mais de 100 pequenas bibliotecas em locais públicos da cidade, como este ponto de ônibus da imagem abaixo.

07. Mais livros, mais conhecimento, mais ideias brilhantes!
A lógica é bastante simples, quanto mais conhecimento adquirimos, mais material nosso cérebro terá para produzir suas próprias ideias e associações.

06. Leia mais para escrever melhor
Já publicamos uma lista com 10 dicas para escrever melhor. Ler mais é a dica “número zero”. É a base para quem quer melhorar seu texto, para escrever com desenvoltura e clareza. Com a leitura somos capazes de absorver a linguagem, passamos a conhecer novas palavras e ganhamos entrosamento com o idioma.
Como escrever uma redação

05. Livros que iluminam
Em 2012, durante o festival “Light and Winter” que o em Melbourne, Austrália, foi criada uma instalação com mais de 10 mil livros iluminados com LEDs. Ao final da exposição, as pessoas podiam levar os livros que quisessem para casa.

04. A leitura encurta distâncias
Quando você pega o gosto pela leitura, a espera se torna menos penosa, pois sempre haverá um livro para lhe fazer companhia. Não raro, você se lamentará por chegar ao destino antes do fim de um capítulo e ter que interromper a leitura.

03. Digital e analógico
Não existe disputa entre o livro em formato digital (para celulares, tablets e leitores como o Kindle) e o bom e velho livro impresso. O que ocorre é que agora as opções estão diversificadas. Você pode criar uma biblioteca de livros impressos para ler no conforto da sua casa e pode também ter um grande acervo na palma da mão, para acessá-lo sempre que quiser.

02. Ex-morador de rua cria Bicicloteca
Robson Mendonça, ex-morador de rua, pedala por São Paulo levando acesso gratuito à literatura em sua biblioteca ambulante. Saiba mais sobre o projeto.

01. Pense diferente
Lendo diversos livros, dos mais variados estilos, você tem acesso às visões de mundo dos autores. Sendo assim, torna-se capaz de enxergar além do óbvio, entender o que está por trás do senso comum.

Artigos relacionados
Posts

11 frases inspiradoras para você começar o ano com tudo!

Começo de ano é época de reavaliação. Por isso, reunimos aqui 11 frases inspiradoras para…
Saiba Mais
Posts

Mercado editorial brasileiro ganha dois novos selos

A DVS Editora – especializada em livros de negócios e de desenvolvimento pessoal – aproveita…
Saiba Mais
Posts

Conheça os 9 tipos de inteligência humana: em quais você se destaca?

(Créditos: Charly W. Karl | Creative Commons) Até a década de 1980, o único modo utilizado para…
Saiba Mais