ClippingMarcia Luz

Marcia Luz fala sobre a importância de uma pós-graduação na vida profissional

Em entrevista concedida ao portal Administradores.com, Marcia Luz fala sobre a importância de uma pós-graduação na vida profissional. A autora do livro “Agora é pra valer!” reforça a importância dos estudos, mas além disso, destaca a capacidade de se autodesenvolver como ponto-chave para o sucesso, já que é isso que as empresas buscam atualmente na hora da contratação.

Leia abaixo o texto na íntegra. Para visualizá-lo na página original acesse aqui.

Marcia LuzA experiência e o aprendizado obtidos nos bancos das universidades já estão longe de ser suficientes para garantir o posicionamento dos profissionais no mercado de trabalho. As instituições públicas de ensino por vezes voltam os seus programas para o desenvolvimento acadêmico e produção de conhecimento científico, sem calejar os alunos para a carreira na iniciativa privada.

Com isso, um curso de pós-graduação pode ser uma alternativa essencial. Nos últimos anos, têm surgido no Brasil não apenas novas – e credenciadas – escolas de MBA e especialização, mas também novas alternativas e modalidades de cursos. O objetivo é atender a uma demanda de profissionais que já atuam no mercado, e não têm tempo nem tanta disposição para enfrentar as fileiras da sala de aula.

Em entrevista ao Portal Administradores, Márcia Luz, especialista em RH e autora do livro “Agora é pra valer: a verdadeira história de quem passou de chefe dos outros a líder de si mesmo” (DVS Editora), dá as dicas para quem vai buscar a primeira pós. “A primeira providência a tomar é decidir quais são seus planos profissionais”, sugere. É bom selecionar bem os critérios e lembrar que o objetivo do aprendizado é buscar conhecimento em primeiro lugar, e não simplesmente um título.

Qual o impacto de uma especialização na carreira de um profissional?

Estamos na Era do Conhecimento. Não existe mais data para encerrar os estudos, como fizeram nossos pais e avós. Você será um estudante até os últimos dias de sua vida. Se fará isso através dos caminhos acadêmicos ou será um autodidata, a opção é sua, mas parar de estudar, definitivamente não é uma escolha inteligente para quem quer ter espaço nas Organizações do século 21. Neste sentido, cursos de especialização são uma excelente opção.

Quais são os critérios que um profissional deve levar em conta ao escolher uma pós graduação?

A primeira providência a tomar é decidir quais são seus planos profissionais, pois de acordo com a resposta, o tipo de pós graduação que você fará será diferente. Se sua intenção é conquistar um cargo de comando numa companhia, pense na possibilidade de fazer um MBA. Se o seu objetivo é aprofundar conhecimentos e melhorar o desempenho profissional, procure uma especialização específica. Agora se você pretende seguir a carreira acadêmica é indispensável cursar um mestrado e doutorado.

Agora para saber em qual instituição de ensino realizar o curso pesquise o mercado, converse com pessoas que já participaram, avalie a ementa das disciplinas. Você tem inclusive possibilidades de bons cursos à distância, caso seus horários não permitam voltar a frequentar bancos escolares.

O profissional deve fazer uma pós apenas para incrementar o currículo, ou porque é “uma exigência do mercado”?

Pelos dois motivos. Como eu já disse, não existe mais a possibilidade abandonar o caminho do aperfeiçoamento profissional e acreditar que será possível conquistar boas posições no mercado de trabalho.

Qual o momento mais adequado na carreira para o profissional optar pela pós? Assim que termina o curso, ou um pouco mais de experiência é indicado?

Uma vez que o profissional estará se reciclando continuamente ao longo de toda a sua vida, não existe mais uma data específica para realizar sua primeira pós-graduação. Sugiro, porém que ele já esteja no mercado de trabalho, pois assim aumentarão suas chances de escolher um caminho que complemente o que ele já faz profissionalmente.

Como os departamentos, consultorias de Recursos Humanos e headhunters enxergam esse diferencial?

Pós-graduação não é mais diferencial, é quase que o mínimo esperado. O que os selecionadores observarão é se existe no candidato a atitude de buscar aprender mais e mais, seja através dos caminhos escolares ou sendo um assíduo leitor de livros.

O que o mercado espera de um profissional com especialização?

O que o mercado espera é poder contar com profissionais que busquem o auto-desenvolvimento o tempo todo, pois o mundo assumiu uma trajetória acelerada de mudanças. Os paradigmas do passado não servem mais e as Organizações de sucesso serão aquelas capazes de se reinventar constantemente.