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marketing de conteúdo para escritores 21 mar

5 dicas de marketing de conteúdo para escritores

Divulgar novos lançamentos. Atrair mais público. Ter uma rede de seguidores. Gerar mais vendas. Criar um relacionamento com leitores…

Esses são apenas alguns dos resultados do uso do marketing de conteúdo para escritores.

Essa estratégia é amplamente utilizada por empresas que querem divulgar seu negócio na internet. Mas, quando se trata de escritores, a marca é o próprio nome do autor.

O marketing de conteúdo para escritores é uma forma de ganhar mais visibilidade na internet e fazer com que as suas histórias atinjam ainda mais pessoas. Tudo isso sem falar na proximidade com o seu público, que ganhará um novo canal, com muito mais proximidade e interatividade.

Atualmente, há inúmeras ferramentas disponíveis para fazer Marketing Pessoal. Muitas delas são gratuitas ou não precisam de um investimento de alto valor. Por isso, é possível fazer Marketing de conteúdo para escritores, mesmo no início da carreira.

Neste artigo trazemos para você, escritor, algumas dicas de marketing de conteúdo que podem dar uma guinada no seu trabalho.

Confira!

Por que Marketing de Conteúdo para escritores é tão importante

Escrever uma obra e divulgá-la é um grande desafio para qualquer escritor.

Agora, imagine só poder ter um público consumidor perto de você, acompanhando seus passos e esperando por novos lançamentos?

Veja algumas das principais vantagens do Marketing Digital para escritores:

◉ Fidelização de público

O seu leitor sempre estará perto de você: interagindo, enviando perguntas, acompanhando a escrita de novas histórias etc.

Essa é uma maneira de se tornar ainda mais conectado com eles. Ou seja, ganhar fãs super engajados.

◉ Mais vendas

As campanhas de lançamentos ganham novos formatos e estratégias.

Elas ficam mais fortes e atingem ainda mais pessoas, engajando o público à compra de um novo livro, por exemplo.

◉ Mais público

Marketing de conteúdo para escritores se transforma em uma verdadeira rede de compartilhamentos. Isso atrairá ainda mais público consumidor e aumentará a sua base de fãs.

◉ Mais divulgação

A divulgação dos seus trabalhos é mais assertiva e eficiente com marketing de conteúdo para escritores. Essa é uma forma de ganhar mais visibilidade na internet.

◉ Espaço pessoal crescente

Além disso, a internet se torna um espaço para você poder compartilhar informações de bastidores ou opiniões – como seus livros preferidos, por exemplo. Essa é uma excelente maneira de se aproximar do seu público e converter leitores em fãs.

◉ Espaço para ensinar

Com a divulgação de conteúdo, é possível também ensinar técnicas de escrita, redação, criação de personagens, criação de cenas, etc. Assim, você pode trazer um público maior e virar uma autoridade no assunto.

Como fazer Marketing de Conteúdo para escritores

marketing de conteúdo para escritores

Há diversos canais que um escritor pode usar para divulgar conteúdos. Os principais são: blog, redes sociais e Youtube.

Mas ainda há:

  • Webinários;
  • E-books;
  • Infográficos;
  • Podcasts;
  • Artigos;
  • Fóruns online;
  • Lives (eventos Ao Vivo);
  • E-mail Marketing.

Em poucas palavras, o marketing de conteúdo é a criação de conteúdo de valor para a internet.

Ou seja, conteúdos que geram impacto, atraem pessoas, e são interessantes para o público-alvo.

Passo a passo para um Marketing de Conteúdo eficaz para escritores

Confira passo a passo para começar, amanhã mesmo, a fazer marketing de conteúdo para escritores:

◉ Planejamento

Toda estratégia deve começar pelo planejamento. O autor deve entender quem é seu público – ou persona –, em quais canais seu público está e qual tipo de conteúdo  procura na internet – aplicando SEO.

Com essas informações em mãos, o escritor saberá:

  • Em quais canais criar uma conta;
  • Quais conteúdos serão divulgados;
  • Quais ferramentas serão necessárias – por exemplo: equipamento para vídeos.

◉ Produção de conteúdo

Parte fundamental no inbound marketing é a própria criação do conteúdo.

Como dominam técnicas de redação, escritores possuem facilidade nessa atividade. Entretanto, às vezes, será necessário fazer uso da fala e então, deverão perder a timidez, se for o caso.

A produção de conteúdo deve contemplar uma agenda de postagens e as pautas para as publicações. Depois disso, é só produzir!

◉ Divulgação

Começar algo novo na internet e ter bons resultados, às vezes, demora um pouco. Por isso, comece compartilhando o conteúdo com amigos, familiares e leitores mais próximos.

A divulgação deve ser um trabalho diário. Por isso, poste algo novo todo dia – não necessariamente na mesma rede, mas tente ficar ativo na internet todos os dias da semana.

◉ Acompanhamento

É importante, também, acompanhar os resultados do marketing de conteúdo, para entender o que está dando certo e o que está dando errado.

Analise número de curtidas, compartilhamentos e conteúdo de comentários também.

O que produzir para a internet?

Uma grande dúvida sobre marketing de conteúdo para escritores é sobre o tipo de conteúdo que será produzido.

Para gerar valor ao usuário, o conteúdo publicado deve ter, pelo menos, uma destas características:

  • Originalidade;
  • Despertar interesse do público;
  • Oferecer relevância para o público;
  • Conquistar engajamento;
  • Solução de problemas;
  • Suscitar curiosidade.

Como gerar conteúdo de valor

Confira algumas dicas para gerar conteúdo de valor:

  1. Fale sobre lançamentos

Escreva ou produza vídeos, falando sobre suas próximas histórias ou, então, lançamento de outros autores – pode representar boas oportunidades de co-marketing.

A novidade é sempre um excelente gatilho para atrair mais seguidores.

  1. Fale sobre você

As pessoas gostam de conhecer os bastidores e entender a rotina de um escritor pode ser bastante interessante. Procure compartilhar ponto interessantes da sua rotina, como o local no qual você cria seus personagens.

  1. Ensine algo

Acredite: as pessoas estão dispostas a aprender algo na internet. Termos de busca que começam com a expressão “como fazer” estão sempre entre os mais pesquisados no Google e no Youtube.

Portanto, ensine algo do seu universo:

  • Como fazer um livro;
  • Como criar um personagem;
  • Como escrever uma boa cena;
  • Como dividir os capítulos;
  • Como publicar um livro.
  1. Ofereça dicas

Dicas de leituras, por exemplo, também podem atrair muitos seguidores interessados no assunto. Então, passe algumas dicas na internet, ou até mesmo opiniões sobre livros – como resenhas.

  1. Faça listas

Uma maneira fácil de criar conteúdos para internet é fazendo listas.

Como, por exemplo, os 7 livros preferidos, ou os 9 livros que viraram filmes, ou os 10 personagens mais estranhos dos quadrinhos.

Há inúmeras possibilidades para atrair um público ainda maior e ter melhores resultados com o Marketing de Conteúdo.

Marketing de Conteúdo para escritores: vamos começar?

Como vimos no post de hoje, não é preciso ter um livro publicado, muito menos ser um best-seller para iniciar o  uma estratégia de marketing de conteúdo para escritores.

O ideal é iniciar as atividades de divulgação o quanto antes, mesmo se o seu primeiro livro ainda estiver no forno.

Deixe um comentário abaixo com a sua opinião! Queremos te ouvir. Até a próxima!

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