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5 dicas de marketing de conteúdo para escritores obterem mais fãs

Sobre o que vamos falar?

  • Marketing de Conteúdo para escritores é tão importante, pois escrever uma obra e divulgá-la é um desafio, portanto, ter o seu público próximo, pode facilitar muito as vendas da sua obra.
  • Há diversos canais que um escritor pode usar para divulgar conteúdos, como blogs, webbinários, podcasts, e-mail marketing e etc.
  • Modelos de planejamentos de marketing de conteúdo para escritores, incluindo algumas dicas de Marketing Digital.
  • Não é preciso ter um livro publicado, muito menos ser um best-seller para iniciar uma estratégia de marketing de conteúdo, basta conhecer como funciona e começar.

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Divulgar novos lançamentos. Atrair mais público. Ter uma rede de seguidores. Gerar mais vendas. Criar um relacionamento com leitores. Saber como divulgar um livro pela internet ou como fazer marketing para o seu livro.

Esses são apenas alguns dos resultados do uso do marketing digital ou para o marketing de conteúdo para escritores.

Essa estratégia é amplamente utilizada por empresas que querem divulgar seu negócio na internet. Mas, quando se trata de escritores, a marca é o próprio nome do autor.

O marketing de conteúdo para escritores é uma forma de ganhar mais visibilidade na internet e fazer com que as suas histórias atinjam ainda mais pessoas. Tudo isso sem falar na proximidade com o seu público, que ganhará um novo canal, com muito mais proximidade e interatividade.

        +DICA: Marketing de Conteúdo é uma das estratégias utilizadas em Marketing Digital. Confira aqui as 7 estratégias de Marketing Digital para vender muito esse ano (+1 bônus)

Atualmente, há inúmeras ferramentas disponíveis para fazer Marketing Digital, que você pode ler neste artigo.

Muitas delas são gratuitas ou não precisam de um investimento de alto valor. Por isso, é possível fazer Marketing de conteúdo para escritores, mesmo no início da carreira.

Neste artigo trazemos para você, escritor, algumas dicas de marketing de conteúdo que podem dar uma guinada no seu trabalho. Confira!

 

Veja o que você irá conhecer neste artigo:

 

Por que Marketing de Conteúdo para escritores é tão importante

Por que Marketing de Conteúdo para escritores é tão importante

Escrever uma obra e divulgá-la é um grande desafio para qualquer escritor.

Agora, imagine só poder ter um público consumidor perto de você, acompanhando seus passos e esperando por novos lançamentos?

Veja algumas das principais vantagens do Marketing Digital para escritores:

Fidelização de público

O seu leitor sempre estará perto de você: interagindo, enviando perguntas, acompanhando a escrita de novas histórias etc.

Essa é uma maneira de se tornar ainda mais conectado com eles. Ou seja, ganhar fãs super engajados.

Mais vendas

As campanhas de lançamentos ganham novos formatos e estratégias.

Elas ficam mais fortes e atingem ainda mais pessoas, engajando o público à compra de um novo livro, por exemplo.

Mais público

Marketing de conteúdo para escritores se transforma em uma verdadeira rede de compartilhamentos. Isso atrairá ainda mais público consumidor e aumentará a sua base de fãs.

Mais divulgação

A divulgação dos seus trabalhos é mais assertiva e eficiente com marketing de conteúdo para escritores. Essa é uma forma de ganhar mais visibilidade na internet.

Espaço pessoal crescente

Além disso, a internet se torna um espaço para você poder compartilhar informações de bastidores ou opiniões – como seus livros preferidos, por exemplo. Essa é uma excelente maneira de se aproximar do seu público e converter leitores em fãs.

Espaço para ensinar

Com a divulgação de conteúdo, é possível também ensinar técnicas de escrita, redação, criação de personagens, criação de cenas, etc. Assim, você pode trazer um público maior e virar uma autoridade no assunto.

       + DICA: Uma boa maneira de acertar na sua comunicação é estudando sobre Copywriting.

Como fazer Marketing Digital para escritores

Como fazer Marketing Digital para escritores

Inúmeros autores buscam como fazer marketing do seu livro.

São inúmeras as estratégias de Marketing Digital que você pode adotar para aumentar a sua base de seguidores e fãs.

Você pode ver aqui quais são as principais estratégias de Marketing Digital.

Porém, há diversos canais que um escritor pode usar para se divulgar ou gerar ideias criativas para divulgar seus livros.

Os principais são: blog, redes sociais e Youtube.

Mas ainda há:

  • Webinários;
  • E-books;
  • Infográficos;
  • Podcasts;
  • Artigos;
  • Fóruns online;
  • Lives (eventos Ao Vivo);
  • E-mail Marketing.

Em poucas palavras, o marketing de conteúdo é a criação de conteúdo de valor para a internet.

Ou seja, conteúdos que geram impacto, atraem pessoas, e são interessantes para o público-alvo.

Passo a passo para um Marketing de Conteúdo eficaz para escritores

Passo a passo para um Marketing de Conteúdo eficaz para escritores

Confira passo a passo para começar, amanhã mesmo, a fazer marketing de conteúdo para escritores:

Planejamento

Toda estratégia deve começar pelo planejamento. O autor deve entender quem é seu público – ou persona –, em quais canais seu público está e qual tipo de conteúdo  procura na internet – aplicando SEO.

Com essas informações em mãos, o escritor saberá:

  • Em quais canais criar uma conta;
  • Quais conteúdos serão divulgados;
  • Quais ferramentas serão necessárias – por exemplo: equipamento para vídeos.

Produção de conteúdo

Parte fundamental no inbound marketing é a própria criação do conteúdo.

Como dominam técnicas de redação, escritores possuem facilidade nessa atividade. Entretanto, às vezes, será necessário fazer uso da fala e então, deverão perder a timidez, se for o caso.

A produção de conteúdo deve contemplar uma agenda de postagens e as pautas para as publicações. Depois disso, é só produzir!

Divulgação

Começar algo novo na internet e ter bons resultados, às vezes, demora um pouco. Por isso, comece compartilhando o conteúdo com amigos, familiares e leitores mais próximos.

A divulgação deve ser um trabalho diário. Por isso, poste algo novo todo dia – não necessariamente na mesma rede, mas tente ficar ativo na internet todos os dias da semana.

Acompanhamento


É importante, também, acompanhar os resultados do marketing de conteúdo, para entender o que está dando certo e o que está dando errado.

Analise número de curtidas, compartilhamentos e conteúdo de comentários também.

O que produzir para a internet?

O que produzir para a internet? - Marketing de Conteúdo para escritores

Neste texto explicamos o passo a passo para a criação de conteúdo na internet.

Uma grande dúvida sobre marketing de conteúdo para escritores é sobre o tipo de conteúdo que será produzido.

Para gerar valor ao usuário, o conteúdo publicado deve ter, pelo menos, uma destas características:

  • Originalidade;
  • Despertar interesse do público;
  • Oferecer relevância para o público;
  • Conquistar engajamento;
  • Solução de problemas;
  • Suscitar curiosidade.

Como os escritores podem gerar conteúdo de valor

Confira algumas dicas para gerar conteúdo de valor:

Fale sobre lançamentos

Escreva ou produza vídeos, falando sobre suas próximas histórias ou, então, lançamento de outros autores – pode representar boas oportunidades de co-marketing.

A novidade é sempre um excelente gatilho para atrair mais seguidores.

Fale sobre você

As pessoas gostam de conhecer os bastidores e entender a rotina de um escritor pode ser bastante interessante. Procure compartilhar ponto interessantes da sua rotina, como o local no qual você cria seus personagens.

Ensine algo

Acredite: as pessoas estão dispostas a aprender algo na internet.

Termos de busca que começam com a expressão “como fazer” estão sempre entre os mais pesquisados no Google e no Youtube.

Portanto, ensine algo do seu universo:

  • Como fazer um livro;
  • Como criar um personagem;
  • Como escrever uma boa cena;
  • Como dividir os capítulos;
  • Como publicar um livro.

       +DICA: Aprenda como utilizar as técnicas para que os seus conteúdos sejam encontrados no Google, sem precisar ser um especialista em Marketing Digital clicando aqui.

Ofereça dicas

Dicas de leituras, por exemplo, também podem atrair muitos seguidores interessados no assunto. Então, passe algumas dicas na internet, ou até mesmo opiniões sobre livros – como resenhas.

Faça listas

Uma maneira fácil de criar conteúdos para internet é fazendo listas.

Como, por exemplo, os 7 livros preferidos, ou os 9 livros que viraram filmes, ou os 10 personagens mais estranhos dos quadrinhos.
Há inúmeras possibilidades para atrair um público ainda maior e ter melhores resultados com o Marketing de Conteúdo.

Marketing de Conteúdo para escritores: vamos começar?

Marketing de Conteúdo para escritores: vamos começar?

Como vimos no post de hoje, não é preciso ter um livro publicado, muito menos ser um best-seller para iniciar  uma estratégia de marketing de conteúdo para escritores.

O ideal é iniciar as atividades de divulgação o quanto antes, mesmo se o seu primeiro livro ainda estiver no forno.

E temos dentro da DVS Editora 3 dos caras mais conhecidos no Brasil por ensinar Marketing de Conteúdo são: Rafael Rez, Joe Pulizze e Paulo Maccedo. Os livros “A Arte de Escrever para a Web” e Redator Freelancer mostram diretamente como Paulo Maccedo se tornou um redator de conteúdo conhecido – e, pouco tempo depois, um dos nomes mais citados no Copywriting nacional. Já o Rez e o Pulizze fizeram guias completos sobre como seguir no Marketing de Conteúdo, do início ao fim, com os livros:

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