ConteúdoPaulo Maccedo

Porque as maiores empresas do mundo investem em produção de conteúdo

O bom conteúdo é a melhor ferramenta de vendas do mundo. – Marcus Sheridan

A produção de conteúdo tem sido o diferencial de grandes empresas, que abriram um diálogo com o seu público e garantiram melhores resultados.

Blogs como o da Resultados Digitais e do Viver de Blog destacam:

  • Metade do tempo online de um consumidor é destinado ao consumo de conteúdo;
  • Empresas que produzem mais de 13 conteúdos por mês conquistam cerca de 4 vezes mais visitantes;
  • 7 entre 10 consumidores afirmam que marketing de conteúdo cria uma aproximação com a empresa.

Dessa forma, o conteúdo pode te mostrar o caminho para alavancar o seu negócio. Afinal, por que as maiores empresas do mundo estão investindo cada vez mais nesta ferramenta? Eu respondo…

O conteúdo gera posicionamento

Ela chegou no Brasil em 2011 e em três meses já contava com mais de 300 mil usuários. Agora investe em uma produção de conteúdo própria e ultrapassa a marca dos 6 milhões de assinantes em nosso país.

No mundo, são mais de 98 milhões de usuários espalhados em mais de 130 países. Será que você já sabe de quem estamos falando? A queridinha do momento, Netflix.

produção de conteúdo

Mas como a Netflix chegou nesse patamar? Simples… Investindo em conteúdo e gerando posicionamento.  

O posicionamento é a forma como o público reconhece uma empresa. Se uma empresa como a Netflix ocupa uma boa posição no mercado é porque ela ocupa um espaço especial na vida dos seus clientes.

E isso gera um ciclo natural de indicações, compartilhamentos e compras, já que as pessoas se identificam com um conteúdo relevante!

Ajudando a criar identidade

O seu público se identifica com as suas ideias? Será que as pessoas te conhecem de verdade? Vamos a um exemplo…

Existe uma empresa com mais de 46 anos que possui uma política de responsabilidade onde alia serviço comunitário, fornecimento ético, redução de impactos ambientais e diversidade. Ah, e um café com o seu nome no copo!

produção de conteúdo

A Starbucks conquistou uma comunidade global que se identifica com os seus valores. A empresa investe em conteúdo a partir de uma parceria com o New York Times, oferecendo milhas em seu aplicativo para acessar um editorial de primeira mão.

A produção de conteúdo é uma das formas mais eficientes de abrir um diálogo com o seu público. E essa afinidade é muito importante para te aproximar mais daqueles que estão interessados nas soluções que você propõe.

Convertendo leads

A transformação de leads em clientes pode ser facilitada com a produção de conteúdo. Veja a experiência da Cacau Show, por exemplo.

produção de conteúdo

Conteúdos em forma vídeos que mostram a paixão social pelo chocolate, frases simples acompanhadas de imagens atrativas que nos deixam com água na boca… A empresa vende sem divulgar preço nas redes sociais! E por que isso acontece?

Mais do que vendas, o conteúdo constrói relacionamento

A experiência de construir uma relação sólida com o cliente traz a vantagem de ter ele sempre por perto, confiando no seu trabalho. Assim, ele escolhe comprar de você, não do seu concorrente.

Afinal…

A produção de conteúdo eleva a produtividade

O Guaraná Antarctica tem investido em produção de conteúdo para atrair o público jovem nas redes sociais. Na última Copa do Mundo, a empresa deu voz aos torcedores que compartilharam vídeos e a hashtag #ÉdoBrasil durante os jogos.

produção de conteúdo

A intenção de criar um conteúdo para promover o compartilhamento entre os usuários trouxe resultados em tempo recorde. Hoje, a marca é a preferida pelos brasileiros. Só no Facebook, são mais de 16 milhões de seguidores.

Com isso, a Ambev (empresa que detém a marca) conquistou maior lucratividade. A organização encerrou 2015 com um crescimento de 8% de receita em relação ao ano anterior, somando R$ 26,3 bilhões.

Fica claro que o Guaraná Antarctica deixou de investir em mídia tradicional para investir em pessoas, entregando um conteúdo criativo e relevante para encantá-las.

E a sua empresa, está caminhando em qual direção?

A produção de conteúdo se mostrou como o melhor caminho para alcançar mais resultados nas maiores empresas.

Por isso, reinventar a sua comunicação pode te dar inúmeras vantagens no cenário competitivo. Aliás, uma pergunta:

Você quer ser visto através do marketing tradicional apenas para vender ou você quer ser ouvido, admirado e promovido pelos seus próprios clientes?

A decisão é sua.

PS.: Se você pretende apostar na criação de conteúdo e elevar os resultados do seu marketing, você precisa conhecer o novo livro da DVS Editora A Arte de Escrever Para a Web e Produzir Conteúdos Poderosos, do autor Paulo Maccedo.

Artigos relacionados
ConteúdoPaulo Maccedo

Como se tornar um copywriter profissional?

Como ser um escritor de sucesso? Ao fazer essa pergunta você pode pensar em grandes nomes da…
Saiba Mais
LivrosPaulo MaccedoVendas

Porque o “Eu, Vendedor” se destaca entre os principais livros de vendas do Brasil

“Quatro etapas para uma façanha: planejar objetivamente, preparar religiosamente, proceder…
Saiba Mais
ConteúdoMarketingPaulo MaccedoSem categoria

A Arte de Escrever Para Web e Produzir Conteúdos Poderosos

Um bom texto não pode ser escrito de má vontade, apenas como forma de ganhar a vida. Você tem que…
Saiba Mais