Jorge Miguel

Professor da FAAP publica livro fundamental para redação e interpretação de textos

– Obra é indispensável para concursos e vestibulares.
– Roteiro de estudos com 524 questões resolvidas; testes e perguntas abertas.

Livro redação e interpretaçãoSaber interpretar e redigir textos com desenvoltura é essencial em qualquer campo do conhecimento, tanto para profissionais quanto para quem está galgando uma vaga em concursos públicos ou prestando vestibular. Para auxiliar os estudos neste campo, o professor Jorge Miguel, Coordenador de Língua Portuguesa da FAAP, lança pela DVS Editora o livro “Redação, Interpretação de Textos e Escolas Literárias”.

A obra tem por objetivo guiar o leitor, por meio de 524 questões propostas e resolvidas, em sua trajetória de aprofundamento na língua portuguesa. Os exercícios propostos – discursivos e em forma de teste – gradativamente aprimoram a arte da interpretação, ao passo que apresentam as escolas literárias, suas características fundamentais e principais autores.

– Melhorar a escrita é um dos principais desafios assumidos pelo livro.

Com a bagagem de quem estuda o idioma há décadas, Jorge Miguel interliga temas, mas organiza-os didaticamente em capítulos. Na primeira parte de seu livro são apresentadas as técnicas e recursos linguísticos necessários à produção e compreensão de textos descritivos, narrativos e dissertativos. Em seguida, o professor dedica capítulos exclusivos ao estudo do Discurso Direto e Indireto, do Raciocínio Lógico e dos conceitos de Paráfrase e Paródia. Por fim, debruça-se especificamente sobre a Interpretação de Textos e sobre as Escolas Literárias.

Desse modo, “Redação, Interpretação de Textos e Escolas Literárias” é um excelente material, não só para estudantes, mas também para profissionais de diversas áreas. Elimina as dificuldades em redigir as correspondências eletrônicas, faculta assimilar o assunto e o tema de um texto, por mais complexo que seja e permite resolver, com sucesso, as questões de português em concurso de ingresso ao serviço público ou privado. Lembrando que, em todos os concursos, o conhecimento da língua portuguesa é cobrado com rigor e profundidade.

Sobre o Autor
Professor Jorge Miguel é Coordenador de Língua Portuguesa da FAAP. Lecionou Língua Portuguesa e Literatura, durante 27 anos, no Colégio Rio Branco, em São Paulo. É formado em direito pela Universidade Mackenzie, onde também ministrou Direito Penal e defendeu sua tese de mestrado. Lecionou, em varias faculdades, as matérias: Língua Portuguesa, Literatura Portuguesa e Brasileira, Direito Constitucional e Direito Penal. Escreveu varias obras, no âmbito do Direito, da Literatura e da Língua Portuguesa. Pela DVS Editora publicou: “Análise comentada – Poemas de Fernando Pessoa e Heterônimos”, “Análise comentada – A Poesia Lírica Camoniana” e “Análise comentada – Sermão de Santo Antônio aos Peixes de Padre Antônio Vieira”.