LançamentosPosts

10 exemplos do uso da criatividade na publicidade

Não consigo imaginar meios de fazer um negócio prosperar sem que haja divulgação. E digo isso como algo que precisa partir do empreendimento para fora, pois não dá, nos dias de hoje, para contar apenas com o boca a boca. Posto isso, a pergunta que vem na sequência é como divulgar meu negócio?

Como praticamente tudo no empreendedorismo, não há resposta fácil para essa pergunta. Você pode simplesmente distribuir panfletos que enumerem seus produtos ou serviços e traga um número de telefone ou outra forma de contato. Talvez isso traga algum resultado, mas é o modo mais eficiente de fazer? As pessoas se sentiram impactadas por aquilo, irão sentir afinidade com sua marca, estarão mais dispostas a comprar ou contratar aquilo que você oferece?

Se a resposta for não, ou até se você ficou em dúvida, é melhor repensar sua comunicação. Pode ser que, no final das contas, você conclua que está fazendo o melhor possível, mas uma autoanálise é sempre importante – você só tem a ganhar com isso!

Como ser criativo?

Algumas pessoas parecem ser criativas por natureza e tudo o que fazem tem um quê especial. Quem não faz parte desse grupo não precisa se desesperar, é possível aprender a ser criativo. Ou melhor, é possível aprender a canalizar e exponenciar sua criatividade para algo (a produção de uma publicidade criativa, por exemplo). É tudo uma questão de técnica, conteúdo e treino.

Leia bastante, pesquise e tente. Tente, tente, tente muito e mostre para as pessoas aquilo que você criou. Analise suas reações e aprenda com isso. Depois, volte ao trabalho e aprimore aquilo que você estava fazendo.

Claro, estamos falando majoritariamente aqui para pequenos empreendedores que não possuem (ainda) verba para contratar uma agência renomada ou profissionais gabaritados.

Para inspirá-lo temos duas sugestões, a primeira é dar uma boa olhada na lista abaixo que traz 10 exemplos do uso da criatividade na publicidade. A segunda é a leitura de livros que têm como objetivo principal despertar a criatividade nas pessoas. E experimente e veja como ainda durante a leitura você terá insights que poderá colocar em prática.

– Conheça alguns livros sobre criatividade.

Livros sobre criatividade

Veja como outras pessoas estão inventando maneiras diferentes de se promoverem:

1. Outdoor que extrapola os limites do painel e utiliza a própria coluna de suporte como parte da peça. A comunicação busca chamar a atenção para a questão da economia de água em Denver, nos Estados Unidos.

2. Muito chamativo, o outdoor feito para a revista Science World foi “coberto” de ouro para despertar a curiosidade de quem o vê e ainda revela a quantidade de metal precioso necessária para o feito. “Porque é isso que a revista faz, ela explica as coisas” – a mensagem que eles quiseram passar é mais ou menos essa.

3. Os publicitários que trabalham para a Hot Wheels inovaram criando esse incrível outdoor que se relaciona com o viaduto.

4. Durante a divulgação de Kill Bill, foi criada essa chamativa peça publicitária que brinca com a quantidade de sangue presente no filme. Veja que os próprios carros também fazem parte.

5. Mais um anúncio criativo e diferente, que se aproveita das curvas de um prédio em Xangai como se elas fossem efeito de um super ventilador.

6. Neste caso, a publicidade talvez tenha ficado impactante em excesso. A intenção da marca de lâminas de barbear era trabalhar a ideia de que seu produto é extremamente afiado. Com certeza conseguiram chamar a atenção – e de modo criativo, mas creio que a ação tenha gerado algum tipo de reação negativa.

7. Nessa propaganda da Mammoth, área de ski na Califórnia (EUA), o outdoor é extremamente simples, traz apenas o nome do local. O que chama mesmo a atenção é esse praticante de snowboard “em pleno salto”!

8. Olha a maneira que uma academia de Curitiba arrumou para divulgar as aulas de karatê.

9. Aqui está a prova de que nem sempre é preciso ter uma verba imensa para chamar a atenção do público com publicidade. Claro que o dinheiro ajuda, mas se o orçamento estiver apertado, talvez seja a hora de investir em criatividade. Veja esse cartaz de divulgação de um estúdio de balé. Seria igual a qualquer outro não fosse o fato de que a parte destacável está dobrada para cima em referência ao traje utilizado na dança. Legal, simples e criativo.

10. Às vezes é preciso ter um pouco de ousadia na hora de anunciar seu produto. É só usar o bom senso para não extrapolar e acabar ofendendo seus consumidores. Um bom exemplo de ousadia bem dosada na publicidade foi a ação da Caloi com anúncios dentro da página de classificados automotivos. Provavelmente o custo não foi tão caro comparado a outros tipos de anúncios no jornal, mas a repercussão atingida foi bem significativa, rendendo inúmeros elogios e comentários positivos para a marca.

Artigos relacionados
CatatauLançamentosLivros InfantisProjeto Genoma

Catatau e Mcsill Story Studio lançam projeto inédito de literatura infantil - Projeto Genoma.

A DVS Editora, através do seu selo editorial Catatau e James Mcsill, do Mcsill Story Studio…
Saiba Mais
Charles BezerraInovaçãoLançamentos

Lançamento DVS Editora - A Inovação Holográfica

Já está bastante evidente que os princípios criativos que estamos utilizando para orientar nossas…
Saiba Mais
LançamentosTim HursonVendas

Venda mais, melhor e sempre - como vender mais sem pressionar seus clientes, seus colegas – e a si mesmo.

Todo mundo sabe que a primeira regra em vendas é de que “não existe ponto final”. Porém, e se…
Saiba Mais