ClippingMarcia Luz

5 dicas para dar um upgrade na carreira profissional durante as férias

Marcia Luz, autora do livro “Agora é pra valer!” (DVS Editora), participa da matéria produzida pela jornalista Luciana Quierati para o UOL. Marcia contribui com dicas sobre como utilizar o período de férias a favor da carreira profissional. Leia os principais pontos abaixo (texto completo disponível aqui).

O descanso é merecido, importante e deve ser respeitado, mas não o impede de buscar um upgrade ou dar início a uma mudança de comportamento que influencie na vida profissional. Seja em julho, no fim do ano ou em qualquer outro período de férias: aproveite a ocasião para investir na carreira.

“Férias é um período para começar ou intensificar algo, e não apenas para fazer e parar, sem dar continuidade”, diz a psicóloga e professora Marcia Luz, que também é coach executiva e pessoal, autora do livro “Agora é Pra Valer” (DVS Editora), sobre como liderar pessoas.

Para alavancar a carreira nas férias

Segundo Marcia, essa “mudança” pode se referir, por exemplo, à leitura. Para quem não lê nada ou quase nada, é o momento para adquirir o hábito. Isso porque a leitura, segundo a coach, é um ingrediente fundamental para quem quer crescer profissionalmente.

“A leitura amplia a visão de mundo, dá fluência verbal, aumenta vocabulário e trabalha nas correlações. Em uma entrevista de emprego, o candidato que lê é capaz de abordar assuntos diversificados, conferir mais subsídios às suas argumentações e, com isso, impressionar mais o avaliador”, explica.

Cursos – Faça cursos de férias ou de curta duração

Faça ou inicie um curso. Universidades e instituições oferecem vasta gama de cursos de curta duração ou a distância, que podem ser na área de atuação do profissional, para atualização e aperfeiçoamento, ou em área diferente, que acrescente cultura ou conhecimento mesmo que em função de um hobby.

A BM&FBovespa, por exemplo, oferece curso de finanças pessoais gratuito com duração de 4 a 6 horas. Um intensivo de línguas é outra dica. Se for fora do País, melhor ainda.

Livros e filmes – Adquira o hábito da leitura e assistia a filmes

Filme - À procura da felicidade

Se você já tem o hábito de ler, leia mais nas férias. Se não o tem, o adquira nesse período. Um livro por mês, doze por ano, é o mínimo aceitável. E se a desculpa é a falta de tempo, a psicóloga e coach Marcia Luz diz que dez minutos por dia são o suficiente para se terminar um livro ao final do mês.

Ela indica ainda assistir a filmes como “À Procura da Felicidade”, com Will Smith, e dá a dica: “Sempre que for escolher o filme, faça a pergunta: ele vai me transformar numa pessoa melhor ou pior? Se for a primeira, bom. Do contrário, se for um filme que não agregue nada, não perca tempo”.

Viagens – Viaje para ampliar sua visão de mundo

Mala de viagemViajar amplia os horizontes, a visão de mundo. Amplia o repertório cultural, dá ideias, faz conhecer hábitos diversos e saber o que se passa na cabeça de pessoas como nós, porém distantes de nós.

Segundo Marcia Luz, não há espaço para “enxergar o mundo muito pequenininho” quando o assunto é expandir-se profissionalmente falando. “A pessoa terá maior facilidade depois de passar por uma experiência assim”, diz a coach.

Viagens fornecem subsídios para a conversação com o avaliador e permitem impressionar tanto a ele como o chefe da área para a qual a pessoa pretende migrar. E, claro, um profissional com maior conhecimento tem mais chances de subir de cargo.

Currículo – Refaça o currículo e procure novas oportunidades

O período de férias pode ser o momento para repensar a vida profissional e abrir-se à possibilidade de tentar vaga em outra empresa. Por isso, é hora de atualizar o currículo, de preferência em uma página, só com informações relevantes, e ir até as empresas, levando-o em mãos.

Diga que quer conhecer o ambiente e pergunte se pode fazer uma entrevista. Mas se você vê oportunidade dentro da empresa em que trabalha, porém em outra área, prepare-se para ela, se informe, e vá atrás.

Networking – Aumente sua rede de relacionamento

NetworkingAproveite as férias para procurar com calma grupos de discussão na área desejada, conhecer pessoas online, dar mais atenção aos amigos já adicionados, etc. Mas também não se esqueça do tête-à-tête.

Interaja com a comunidade, se torne uma pessoa conhecida entre seus líderes, faça trabalhos voluntários. “Quando surgirem oportunidades, você será lembrado”, diz Marcia Luz.

Prefira ambientes socializados, em vez de ficar em casa, entre quatro paredes. Vá a uma biblioteca, uma livraria, um café. “O importante é ver gente diferente, cumprimentar, se falar, mesmo que de forma rápida”, diz.

Por fim, amplie o contato com profissionais que atuam na área de interesse. Visite-os em seus locais de trabalho, para saber como realmente a coisa funciona. “Às vezes, se escolhe a profissão sem nunca ter visto o dia a dia daquilo”, observa.