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A importância das Mídias Sociais para as empresas

Sobre o que vamos falar?

  • Se você trabalha as mídias sociais da sua empresa, saiba que você está passos à frente dos concorrentes que não utilizam este meio tão lucrativo de fazer negócio. Se você ainda não faz isso, comece hoje a investir nas suas redes sociais!
  • Neste artigo, você vai saber qual é a verdadeira importância das mídias sociais para empresas e por que você precisa investir nelas para construir relacionamento com seus clientes e aumentar seu faturamento.
  • Saiba como as principais redes sociais podem ser úteis na aquisição de novos clientes e quais são as principais vantagens em utilizá-las no marketing da sua empresa.
  • Quer saber como aplicar estratégias de mídias sociais eficientes e lucrativas para a sua empresa? Adquira o KIT de mídias sociais clicando no botão abaixo!

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Nas mídias sociais, não basta fazer postagens. É preciso dialogar com o teu público – Guilherme Machado

Desde o início dos anos 2000, as redes sociais, como MSN e Orkut, se mostraram um meio completamente novo de se comunicar com outras pessoas. Através destas plataformas, os usuários conseguiam se conectar com centenas de outros usuários.

Foi nesta época em que explodiu o fenômeno das redes sociais. Homens e mulheres de todo o mundo começaram a se conectar com uma rede imensa de pessoas pela tela de um simples computador, criando comunidades e amigos na internet.

Passadas mais de duas décadas, percebemos como as redes sociais estão presentes na vida de, praticamente, todas as pessoas. Para se ter noção, hoje o TikTok conta com mais de 1 bilhão de usuários mensais – número equivalente a 16% da população mundial!

Sabendo que as redes sociais se tornaram um um meio extremamente eficiente de conectar pessoas, por que não utilizá-las também para conectar empresas e clientes? Foi exatamente isso que as grandes empresas do mercado fizeram, utilizando as mídias sociais para empresas como estratégia de marketing.

Além das propagandas em outdoors e redes de televisão, as empresas ganharam a oportunidade de atingir muito mais pessoas pelas redes sociais, como o Facebook e Instagram.

Se você quer descobrir qual é a real importância das mídias sociais para empresas e como aplicar as principais técnicas de marketing nas suas redes sociais, leia este artigo até o final.



Veja o que você irá conhecer neste artigo:

 

Qual a função das mídias sociais?

Qual a função das mídias sociais?

A verdade é que as mídias sociais se tornaram uma ótima ferramenta de fazer negócios.

Estima-se que, no terceiro trimestre de 2021, o Facebook lucrou a quantia de 29 bilhões de dólares, o que significa um aumento de 35% no faturamento da empresa – o que se deve, principalmente, às campanhas de vendas feitas por meio da plataforma!

Portanto, além de ter a função de conectar os usuários, as mídias sociais também têm a função de conectar empresas com clientes (ou potenciais clientes), conseguindo alcançar um público muito maior e mais qualificado para comprar seus produtos.

As estratégias de mídias sociais para empresas facilitam muito o processo de vendas na internet – não apenas das grandes empresas, mas também de pequenas e médias!

Mesmo que você tenha começado a empreender há pouco tempo, as mídias sociais são uma ótima ferramenta para você vender mais e expandir o seu negócio. Isso pode ser feito por meio de anúncios, criação de conteúdo ou divulgação dos seus produtos.

 

Mídias sociais e empreendedorismo: vantagens de empreender nas redes

Mídias sociais e empreendedorismo: vantagens de empreender nas redes

Se você tem um empreendimento e ainda não utiliza as estratégias de mídias sociais para empresas, saiba que você poderia estar duplicando ou triplicando os seus ganhos mensais!

Agora, caso você queira trabalhar com mídias sociais, veja quais são os passos que você precisa tomar para se tornar um Social Media de sucesso clicando aqui.

Confira abaixo as principais vantagens de utilizar as mídias sociais para empresas:

1. Maior alcance

Por meio das redes sociais, você consegue alcançar um número muito maior de pessoas e a sua marca se torna ainda mais conhecida. Mas, para isso, você vai precisar utilizar boas técnicas de produção, como a criação de novas postagens, vídeos chamativos e stories frequentes.

Aplicando estratégias de mídias sociais para empresas, as suas redes vão começar a ganhar relevância, podendo alcançar mais pessoas interessadas nos seus produtos e adquirindo novos seguidores.

Descubra agora o que é um Social Media e como ter uma carreira de sucesso nessa área tão promissora do mercado digital. Clique aqui para saber mais.

2. Maior segmentação

Além de alcançar um número maior de pessoas com as estratégias de mídias sociais para empresas, você também consegue alcançar um público qualificado.

Ou seja: quanto mais você alimentar as suas redes sociais, mais pessoas interessadas no seu conteúdo vão começar a te seguir.

E isso é relevante pelo seguinte motivo: as pessoas que começarem a te seguir nas redes, de alguma forma, estão interessadas no que você tem a vender. Deste modo, você vai estar atraindo um público que, cedo ou tarde, vai comprar seus produtos ou serviços.

3. Investimento em tráfego pago

Até aqui, falamos apenas das estratégias orgânicas de mídias sociais para empresas, que não precisam de qualquer investimento nas plataformas.

No entanto, existe uma maneira ainda mais eficiente de divulgar seus produtos: unir seu tráfego orgânico com o investimento em tráfego pago.

Investindo em tráfego pago (anúncios), você consegue segmentar as suas postagens para um público específico, e a própria rede social vai divulgar seu conteúdo para potenciais compradores da sua marca.

IMPORTANTE!

Não é recomendado que você dependa exclusivamente do tráfego pago, mas isso não significa que você deve deixar essa estratégia de lado.

Unir tráfego orgânico ao tráfego pago é a melhor maneira de impulsionar seus conteúdos com anúncios e alcançar mais pessoas.

No caso do Instagram e Facebook, por exemplo, as plataformas entregam apenas uma parte dos seus conteúdos para seus seguidores.

Conhecer e investir em anúncios com tráfego pago pode ser uma boa ideia para “romper” o algoritmo, alcançar toda a sua audiência e atrair novos públicos.

Para conhecer todas as estratégias de tráfego pago e descobrir como impulsionar seu tráfego orgânico, basta ler o Livro ‘Instagram, WhatsApp e Facebook para Negócios’, que está dentro do nosso Kit de Mídias Sociais.

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4. Criação de audiência

Mídias sociais e empreendedorismo: vantagens de empreender nas redes

Outro ponto fundamental que vai fazer a sua empresa vender mais através da internet é a criação de uma audiência nas suas redes sociais.

Alcançando um número maior de seguidores com estratégias corretas de mídias sociais para empresas, você vai começar a criar uma audiência de pessoas que acompanham constantemente os seus conteúdos.

Isso é extremamente vantajoso para a sua empresa, pois quanto mais a sua audiência estiver consumindo seus conteúdos, mais qualificada ela está para adquirir os seus produtos.

5. Melhor relacionamento com o público

Você só consegue vender bem e se destacar entre seus concorrentes se tiver um bom relacionamento com seu público e conseguir encantar seu cliente. Portanto, para melhorar este relacionamento entre empresa e clientes, as mídias sociais são ferramentas eficazes e aqui você pode ver o passo a passo para cuidar das suas mídias sociais ou dos seus clientes.

Através do YouTube, Instagram, WhatsApp e Facebook para negócios, você consegue interagir melhor com seu público, se mostrando cada vez mais presente na vida de seus consumidores e criando verdadeiros fãs da sua marca.

+ Dica: para trabalhar bem com as suas redes sociais e conseguir bons resultados, recomendamos que você leia nosso artigo: “Gestão de Mídias Sociais: o que é, habilidades e por onde começar”

 

Quais são as principais mídias sociais?

Quais são as principais mídias sociais?

Para que você consiga aumentar o seu faturamento usando as redes sociais e tornar a sua marca mais conhecida no mercado, você precisa saber como funcionam as mídias sociais para empresas.

Instagram

A ideia original do Instagram é que fosse uma “vitrine” da vida dos usuários, de modo que as pessoas postassem momentos únicos da sua vida. Por muito tempo, o Instagram funcionou desta forma, mas há alguns anos o jogo mudou.

Atualmente, o Instagram continua sendo uma “vitrine”, mas não apenas da vida das pessoas. Hoje, o Instagram se tornou a maior vitrine online de empresas de todos os tipos de negócios.

Através desta rede social, é possível utilizar ferramentas como stories para interagir com o público e hashtags para alavancar determinada publicação. Além disso, também é possível criar um perfil atraente, gerando conteúdo e divulgando os próprios produtos / serviços.

Apesar disso, muitos empreendedores ainda duvidam ou desconhecem o poder do Instagram para gerar dinheiro e aumentar as vendas de um negócio.

Para te ajudar a romper com essa crença, Júlia Munhoz explica: “Onde há pessoas, há oportunidades de negócios. Com o consistente crescimento do Instagram, cada vez mais pessoas se fazem presentes diariamente no aplicativo, o que o torna mais poderoso para fazer marketing e atingir bons resultados”.

#ParaVirarEspecialista: no livro ‘Instagram para Negócios’, Júlia Munhoz trata de mindset, união do Marketing com Instagram, como construir audiência, distribuição de conteúdo, ferramentas úteis e mais tópicos que vão transformar seu Instagram em uma máquina de gerar dinheiro. Compre seu exemplar com o Kit de Mídias Sociais da DVS Editora.

Facebook

O Facebook é a plataforma com maior número de usuários do mundo. Para ter ideia, são mais de 2,9 bilhões de pessoas utilizando esta rede social – o que fez ela se tornar a mídia mais popular do mundo!

Através do Facebook, você tem uma possibilidade muito maior de chegar a um grande número de pessoas, direcionando os seus anúncios para um público que já se interessa pelo seu produto.

Um ponto alto do Facebook é o seu algoritmo: uma das ferramentas mais úteis para criar campanhas de vendas online. Para empresas que investem em tráfego pago, o algoritmo do Facebook tem a capacidade de gerar leads cada vez mais qualificados e prontos para comprar seu produto.

Além disso, o Facebook possui grupos e comunidades voltadas para a compra e venda de serviços, onde você pode divulgar seus produtos e buscar novos clientes. Sem dúvidas, essa é uma das mais importantes mídias sociais para empresas.

YouTube

O YouTube é uma rede social própria para gerar conteúdo. No YouTube você consegue criar conteúdo por meio de vídeos educativos, além de poder fazer anúncios do seu produto/serviço.

Esta pode ser uma plataforma extremamente útil para o seu negócio pelo seguinte motivo: em geral, os usuários passam mais de duas horas consumindo conteúdo todos os dias.

Tendo isso em vista, o YouTube é uma das mídias sociais para empresas mais eficazes, porque transformam em clientes da sua marca as pessoas que passam horas assistindo a vídeos – mesmo as que só querem entretenimento. Crie hoje um canal para a sua empresa e comece a gravar seus vídeos!

#ParaVirarEspecialista: um dos livros que vão te ajudar a fazer do YouTube um meio de adquirir clientes qualificados é o livro Vídeos que Vendem Mais, do Camilo Coutinho.

LinkedIn

Todos nós sabemos que o LinkedIn é uma rede social de caráter corporativo, e é exatamente isso que faz essa rede social ser tão valiosa! Apesar de contar com menos usuários do que o Facebook e o Instagram, estão presentes no LinkedIn mais de 50 milhões de empresas.

Ou seja, através desta rede social, você pode produzir conteúdo para gerar autoridade dentro da plataforma e prospectar ativamente outras instituições que precisam do seu serviço.

Por mais que essa plataforma conte com menos usuários, este é um ambiente em que os usuários estão interessados em negócios, sendo uma ótima oportunidade para você fechar parcerias com outras pessoas!

 

O que essas mídias sociais têm em comum?

O que essas mídias sociais têm em comum?

O que faz essas mídias sociais serem tão lucrativas para seu negócio não é apenas a quantidade de usuários, mas sim o grande potencial que elas oferecem para fazer negócios, parcerias, compra e vendas de produtos.

Por meio delas, inúmeras empresas utilizam estratégias de marketing digital nas redes para anunciar seus produtos, fazer lançamentos, gerar conexão com o público e criar uma audiência de compradores fiéis à sua marca.

Tudo isso se deve ao relacionamento das empresas com os clientes. E o que todas essas mídias sociais têm em comum é que estas redes são ambientes propícios para isso, feitas não só para conectar pessoas com pessoas, mas também empresas com clientes!

 

A importância das Mídias Sociais para empresas

A importância das Mídias Sociais para empresas

Logo abaixo, você vai ler o prefácio do livro Monitoramento e métricas de mídias sociais: do estagiário ao CEO, de Diego Monteiro – fundador da plataforma de monitoramento SCUP – e Ricardo Azarite – head de mídias sociais no Kekanto.

Leia este trecho para entender qual é a verdadeira importância das mídias sociais para empresas, pelas palavras de um grande especialista na área.

“Nas interações sociais que tenho em torno da temática das mídias sociais, sejam elas em rodinhas de cerveja, em conversas informais ou em palestras, o assunto mais quente e que mais provoca sentimentos inconsistentes é a tal da medição do retorno sobre investimento (um sentimento que ROI por dentro).

Arrisco dizer que além do retorno, também existem outras inquietudes sobre a medição da performance de ações e reações em mídias sociais.

Talvez pelo simples fato de que nós, humanos, ignoramos a ciência e paciência requeridas quando queremos melhorar a forma como interpretamos nosso empirismo nos negócios.

Buscamos sempre o caminho mais fácil: “Se deu certo com ele vai dar certo comigo”, “Vamos fazer como nosso concorrente”, “Se o guru falou é porque dá certo”.

Será que medir está tão misturado com nosso cotidiano que esquecemos de tratá-lo como tal? Afinal de contas, tomamos a dose correta de remédio para o efeito sair como desejamos, compramos roupas sabendo que medida precisamos e nossos edifícios ficam de pé porque usamos as medidas certas de largura e distância entre pilares.

Nesta altura, Peter Drucker deve estar mandando sinais paranormais para nos lembrar da sua célebre frase: “Se você não pode medir, você não vai conseguir gerenciar”.
E para que serve medir a performance do seu negócio?

Cito pelo menos quatro razões-chave para justificar: melhorar sua tomada de decisão, aprender e ajustar para evoluir seu desempenho, abrir alas para que você consiga estipular metas a serem alcançadas e agir em tempo para corrigir algo em rota de colisão.

+ DICA: Saiba como se tornar um gestor de mídias sociais e mudar completamente a sua carreira sem sair de casa.

Será que vale a pena investir um tempo para entender e interpretar melhor o que estamos fazendo nas mídias sociais?

Dados quantitativos derivados da nossa experimentação ajudam a complementar nossas percepções, discussões, entendimento e, até mesmo, podem explicar resultados qualitativos que são mais difíceis de mensurar. Albert Einstein uma vez disse que “nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado”. Essa é a beleza e a verdadeira ciência da medição de desempenho: nunca sabemos a resposta correta e a incerteza apimenta nosso cotidiano profissional. No frigir dos ovos, todos queremos saber o que podemos tirar das mídias sociais para justificar o investimento em tempo e dinheiro nelas e, uma vez fazendo algo nesse ambiente, como acompanhar de maneira efetiva.

Para sanar dúvidas de forma definitiva, este livro tem uma metodologia bem estruturada e poderosa para ajudar sua empresa ou seus negócios florescerem nas mídias sociais.

Os autores aceleram o seu entendimento e aprendizado introduzindo o conceito do “Ciclo de Mídias Sociais” (SMC – abreviatura do inglês Social Media Cycle) e estabelecem três níveis de maturidade deste ciclo: um caminho evolutivo prático e objetivo para que a adoção das mídias sociais ocorra de forma progressiva e gere valor para seus negócios sem colocar a carroça na frente dos bois. Com isso, você já parte com metodologia e objetivos nas mãos. Falta executar e monitorar.

E falando em monitorar, o livro está recheado de exemplos de métricas e formas de acompanhamento das ações em mídias sociais, sejam elas feitas e executadas internamente, por equipe própria ou externamente. As métricas também não estão sozinhas. O livro ajuda a refletir sobre os seus processos de negócios e como sua equipe está estruturada.

Recomendo a leitura para quem deseja aprender sobre mídias sociais e recomendo adotar este livro como guia prático para múltiplas consultas futuras.”

Prefácio do livro Monitoramento e métricas de mídias sociais: do estagiário ao CEO, de Fabio Cipriani

 

Invista nas mídias sociais da sua empresa!

Invista nas mídias sociais da sua empresa

Se você leu até aqui, com certeza se interessou pelo KIT de mídias sociais e identificou a necessidade de usar as mídias sociais para empresas como um canal de relacionamento com o cliente.

Portanto, se você quiser se aprofundar nesse conhecimento e conseguir fazer das redes sociais da sua empresa uma forma de aumentar os seus lucros, adquira agora o KIT de Mídias Sociais clicando no botão abaixo.

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