Animais de EstimaçãoLivros

Adestramento de cães: Conheça 6 dicas práticas

Quem nunca assistiu um filme com cachorros super inteligentes que sabem jogar bola, salvar pessoas, fazer tarefas de casa e não sonhou em ver seu próprio cão adestrado dessa forma? Então você se pergunta o que aquele cachorro do filme tem que o seu não tem. A resposta é uma só:

Adestramento de cães!

Todo cachorro é adestrável. Então se você quer que o seu cachorro faça coisas incríveis, ou que simplesmente deixe de fazer malcriações como de costume, confira 6 dicas para te deixar com habilidades de mudar a sua vida e a do seu animalzinho!

#1 dica de Adestramento de Cães: Comece a treiná-lo desde cedo

Adestramento de Cães

 

Na realidade, acabamos vendo nossos cachorros como bebês durante toda a vida deles. É inevitável, afinal eles sempre vão precisar da gente para se alimentar, tomar banho, além de sempre pedirem carinho. Sim, são animais dengosos, carinhosos e relativamente dependentes por natureza.

Destacamos que é necessário um grande cuidado com eles enquanto ainda são filhotes. Mais do que nunca, eles precisam da sua voz para guiá-los pelo caminho certo. E é exatamente por isso que a época mais recomendada para o adestramento de cães é na fase de filhote.

Ainda pequenos, eles tendem a associar melhor os comandos como orientação, começando a compreender o que é certo e errado dentro do subconsciente. Portanto lembre-se: quanto mais velho o cachorro, mais difícil dele ser adestrado!

#2 dica de Adestramento de Cães: Use bem o seu tom de voz

É comprovado que os cachorros não conseguem entender exatamente o que estamos falando. A compreensão vem de outros aspectos, dos gestos aos tons de voz usado para se comunicar.

Pode fazer o teste! Experimente chamar ele de feio ou de outro xingamento com um tom de voz carinhoso, e veja como ele vai vir abanando o rabo até você. Agora fale bravo dizendo o quanto ele é lindo que ele irá reagir como se estivesse levando uma bronca.

Por isso a melhor forma de adestrar é o usar o tom de voz certo. Quando ele fizer algo que lhe agrade, demonstre com o tom de voz adequado à situação. Quando fizer algo que está errado, a mesma coisa. Detalhe: não precisa gritar com o cachorro, apenas aumentar/mudar o tom de voz

#3 dica de Adestramento de Cães: Nunca use castigos físicos

A agressão não é eficiente para adestrar cães, aliás, é crime. Sem contar que castigos físicos fazem o cão não assimilar que está apanhando por ter feito atitude X ou Y de forma errada. Normalmente cães que apanham se tornam mais agressivos com visitas e qualquer pessoa estranha, em outros casos, tornam-se agressivos com os próprios donos.

Caso queira mostrar ao cão de que ele está fazendo algo errado, bata com um jornal no chão. O barulho já basta para ele entender que está fazendo algo que não deveria. Essa é uma das melhores formas de educar, usada, inclusive, pelos maiores especialistas em adestramento canino.

Adestramento - Amostra Grátis

#4 dica de Adestramento de Cães: Tenha Paciência em caso de mudança

Quando o cão chega a um novo lar, é muito comum que ele se sinta com medo e fique encolhido em algum canto. Nesse caso, o melhor a se fazer para evitar choradeiras durante a noite, é já deixar o filhote no local onde ele irá dormir.

A recomendação é que esse local seja quentinho e confortável, com alguns brinquedos em volta. Deixá-lo ali já no primeiro dia é bom para ele ir se acostumando com o ambiente. A tendência é que com o passar dos dias ele naturalmente perca o medo das coisas novas que o rodeiam e interaja normalmente.

#5 dica de Adestramento de Cães: Seja cuidadoso com a divisão de espaço

Um problema que alguns donos de cães enfrentam é quando já existe um cão ou mais na casa e chega um novo filhote. É muito importante que os animais sejam apresentados sob uma supervisão e que fiquem de olho em como vai ser a recepção. Alguns cachorros sentem a necessidade de exclusividade dentro do lar, então um novo filhote pode parecer uma ameaça.

Quando for necessário deixar os cachorros sozinhos, assegure de que o filhote estará em um lugar isolado dos animais mais antigos da casa, para que não haja brigas durante a noite como disputa por território, e algum deles acabe se machucando.

#6 dica de Adestramento de Cães: Mantenha o cão à sua esquerda

Agora uma dica muito importante que tem efeito em todo o processo de adestrar cães. Quando for passear com o seu cãozinho, segure a guia o tempo todo. A guia, de preferência, precisa ser curta o suficiente para que ele possa andar e que você consiga segurar sem abaixar, é claro. O cachorro precisa sentir a firmeza de que você está ali do lado, e que é você quem está no controle da situação.

Também é muito importante que o cachorro permaneça andando à sua esquerda, nunca na sua frente. Acredite, isso é bem difícil de controlar no início, principalmente porque o cachorro quer sair por aí cheirando tudo.

Por amor, acabamos querendo agradá-lo, mas é preciso ter cuidado com isso. Deixar o cachorro andar na sua frente vai fazer com que ele “perca” o respeito por você, achando que ele é quem manda. Sempre que ele tentar andar na sua frente, puxe a guia com firmeza e diga com um voz de tom forte “Não!”. Assim ele vai entender que quem é o líder é você, e não ele.

Porque você tem que adestrar o seu cão

Algumas pessoas acham errado tentar mostrar ao cachorro que o líder são elas e não eles. Mas isso é questão biológica do cachorro. Dentro das matilhas, que são as famílias dos cães, eles sempre escolhem um líder. E quando não há um líder na matilha, ele se autoproclama dessa forma.

Por isso, pode ficar tranquilo. Mostrar ao seu cão que você é o líder não será um ato de falta de amor, mas sim respeitosa, uma hierarquia natural. Se você souber adestra-lo com carinho, ele irá respeitar você, e a ordem dentro e fora de casa será mantida.

E então, o que achou das dicas de Adestramento de Cães?

Pronto para aplicar o que ensinamos aqui no seu dia a dia com seu cão? Para se aprofundar no assunto e adestrar seu cão de forma eficiente, sugerimos que baixe aqui a amostra grátis do best seller Tudo Sobre Truques e Adestramento de Cães.

Se você possui interesse em saber mais sobre Adestramento, leia este artigo sobre tudo que você tem que saber sobre como Adestrar os Cães.

Artigos relacionados
LivrosPedro Ivo

Empresas Espiritualizadas - o que esse livro ensina sobre transformação social

Você, que possui uma empresa, está sentindo que seus colaboradores não estão felizes no…
Saiba Mais
LivrosPedro Ivo

Empresas Espiritualizadas são as que despertam uma consciência corporativa

As tradicionais rotinas de trabalho e alguns aspectos da cultura corporativa de muitas empresas ao…
Saiba Mais
LivrosSem categoriaVendas

O manual sobre como vender pela internet todos os dias

Você sabe como vender pela internet? Está batendo na trave, ou vendendo pouco? Se eu te disser que…
Saiba Mais