Dwain M. DeVillePosts

Algumas observações sobre liderança – lição 1

 

Atualmente estou lendo a incrível história de Frances Hesselbein – Minha Vida o qual ela fala com profundidade de quatro observações sobre liderança, tomadas com seu amigo e mentor Peter Drucker.

Eles são poderosas e requerem reflexão e considerações individuais . Aqui vai a o número um:

“A única definição cabível de líder é: alguém que tem seguidores. Algumas pessoas são pensadores. Outras são profetas. Ambos os papéis são importantes e extremamente necessários. Mas, sem seguidores, não podem haver líderes”.

Isso, aparentemente, parece ser elementar, mas não é.

Pense nisso: quantas vezes você recorre àquele conselheiro, a pessoa que sabe tudo (e mais dolorosa), e que lhe diz “você ainda vai ficar sozinho”? Quantas vezes você não viu o caso de uma pessoa que é altamente talentosa e prende a atenção do outros por um tempo, mas no final acaba sozinha quando seus aconselhados não precisam mais dela?

Seu valor como líder é baseado não apenas no fato de você ter ou não seguidores, e sim na sua qualidade como líder. Eles irão te seguir seus conselhos e pensamentos perenamente ou apenas para o ganho de um bem específico?

Eles seguem a substância ou apenas a forma? Eles te seguem por causa da missão que você lhes apresenta ou apenas por causa do pagamento?

Você só poderá responder essas perguntas se estiver interessado em ver quem você realmente é.

 

Sobre o autor

Dwain M. DeVille é fundador e diretor-executivo da WaterMark International Inc., empresa de consultoria cuja principal atividade é ajudar empresários e empresas a atingir um alto nível de desempenho. Dwain é bastante conhecido como palestrante e atua em várias forças-tarefas comunitárias e conselhos na Flórida (EUA).

 

Artigos relacionados
Posts

11 frases inspiradoras para você começar o ano com tudo!

Começo de ano é época de reavaliação. Por isso, reunimos aqui 11 frases inspiradoras para…
Saiba Mais
Posts

Mercado editorial brasileiro ganha dois novos selos

A DVS Editora – especializada em livros de negócios e de desenvolvimento pessoal – aproveita…
Saiba Mais
Posts

Conheça os 9 tipos de inteligência humana: em quais você se destaca?

(Créditos: Charly W. Karl | Creative Commons) Até a década de 1980, o único modo utilizado para…
Saiba Mais