Posts

11 dicas de como criar belos slides no PowerPoint para uma apresentação envolvente

Então você está diante do computador e deseja saber como criar uma apresentação no PowerPoint, de uma maneira efetiva, com slides bem produzidos e com aspecto profissional.

As dicas que iremos apresentar aqui, dizem respeito ao design da apresentação. Portanto, nesta etapa você já deve estar com o roteiro pronto, sabendo qual mensagem quer transmitir.

Os slides da apresentação são um suporte à “história que você irá contar”. Eles não deve roubar a cena, muito menos trazer exatamente, linha por linha, o mesmo conteúdo que você estiver falando. Coloque nos slides os pontos mais importantes, acrescente informações visuais e não exagere.

Vamos às 11 dicas de como criar uma bela apresentação:

01. Fuja dos templates padrões nas suas apresentações de slides no PowerPoint
apresentação de slides (1)
Usar os temas de slides incluídos no próprio software pode significar a morte da sua apresentação. Eles são exagerados, chatos e geralmente muito feios. Crie apresentações mais limpas. Comece com o mínimo possível e construa a partir daí.

02. Não use mais que 6 linhas de texto
apresentação de slides (2)
Colocar muita informação em um slide irá minar completamente a sua finalidade. Lembre-se: o público muitas vezes tem de processar tudo o que você diz ao mesmo tempo em que veem o slide. Não sobrecarregue-o.

03. Evite marcadores do tipo “Bullet Points”
apresentação de slides (3)
Muitas apresentações exageram nos marcadores do tipo “bullet points”. Ninguém vai se lembrar de 10 itens em um mesmo slide, mas o público poderá se lembrar de 10 slides atraentes. Use cada slide para construir o seu caso, de uma maneira que acrescente algo ao enredo da sua apresentação (considere os slides como um esboço para o que você está dizendo.) Tente compartilhar uma ideia por slide.

04. Use fontes sem serifa em seus ppts
apresentação de slides (4)
Em tipografia, a legibilidade é muito mais importante que a diversão. Enquanto você pode usar uma fonte criativa para um título de slide, evite usá-la para o corpo do texto. Em vez disso, faça o básico. Tente fontes tradicionais como a Helvética. E se você estiver usando um fundo escuro, coloque o texto em negrito para facilitar a leitura.

05. Utilize fontes de tamanhos apropriados
apresentação de slides (5)
Provavelmente você fará sua apresentação a partir de um computador portátil, que tem uma dimensão de tela muito diferente do tamanho da projeção. Ao dimensionar suas fontes, tenha em mente que o texto deve ser grande o suficiente para ser lido pela pessoa no fundo da sala.

06. Mantenha forte contraste entre o texto e o fundo
apresentação de slides (6)
Para que sua mensagem seja captada com facilidade, é necessário um alto nível de contraste entre o texto e o fundo do slide. Se sua imagem de fundo apresenta uma grande variação de cores e tons, o texto pode não ser legível. Nesse caso, um elegante fundo sólido entre o texto e a imagem de fundo pode trazer de volta a legibilidade.

07. Não use mais que 5 cores em seus slides
apresentação de slides (7)
Uma paleta de cores harmoniosa pode facilmente melhorar a aparência de toda a sua apresentação. Não há necessidade de gradientes complexos ou texturas; você pode obter excelentes resultados usando apenas as cores certas. Experimenta ferramentas como o Kuler da Adobe ou o site COLOURlovers, para ajudá-lo a fazer uma boa seleção de cores

08. Utilize textos de cores contrastantes para chamar a atenção
apresentação de slides (8)
É como negrito e itálico, mas melhor. Reserve uma das cores de sua paleta para destacar pontos que precisam ser enfatizados em seu texto. No entanto, certifique-se de não exagerar.

09. Use uma única imagem por slide na apresentação
apresentação de slides (9)
Imagens vão ajudar a tornar a sua apresentação mais atrativa, mas não se empolgue ou você acabará usando-as exageradamente em um slide. tenha em mente que você está trabalhando em uma apresentação, não em um álbum de fotos. Limite seus projetos a uma única imagem por tela, e com pouco texto.

10. Aprimore o visual para aumentar o apelo emocional
apresentação de slides (10)
Recursos visuais como os gráficos existem para ajudar a apoiar a sua mensagem. Isso pode aumentar a compreensão, retenção da informação e produzir uma resposta emocional de maior impacto. Use recursos visuais poderosos para reforçar o seu ponto de vista.

11. Evite efeitos de transição
Há uma abundância de transições oferecidas por software de apresentações como o PowerPoint, mas a maioria das apresentações de qualidade evitam quaisquer transições, que costumam gerar distração. Além disso, é muito fácil errar a mão com efeitos fora de propósito, que acabam por limar a credibilidade da sua apresentação de slides.

[Via Muitoutil.com.br]

Sugestões de leitura

Seguem algumas dicas de livros que irão ajudá-lo a desenvolver ainda mais sua capacidade de preparar apresentações e treinamentos cada vez melhores:

Superapresentações – Joni Galvão e Eduardo Adas

É Hora do Show – Karim Khoury

5 Lições de Storytelling – James McSill

Artigos relacionados
Posts

11 frases inspiradoras para você começar o ano com tudo!

Começo de ano é época de reavaliação. Por isso, reunimos aqui 11 frases inspiradoras para…
Saiba Mais
Posts

Mercado editorial brasileiro ganha dois novos selos

A DVS Editora – especializada em livros de negócios e de desenvolvimento pessoal – aproveita…
Saiba Mais
Posts

Conheça os 9 tipos de inteligência humana: em quais você se destaca?

(Créditos: Charly W. Karl | Creative Commons) Até a década de 1980, o único modo utilizado para…
Saiba Mais