Joe PulizziMarketing

Como encontrar clientes, contar histórias que impactam e ser diferente da multidão

A pergunta do momento para a maioria dos novos empreendedores é: “Como encontrar clientes e ser diferente da multidão?” Talvez a concorrência possa estar limitando a sua perspectiva de oportunidades, mas é possível mudar isso.

Imagine estar em uma mesma fileira de novos negócios. O mercado está agitado e você tem duas opções:

  1. Ou aguardar na fila o momento do seu sucesso, que será geralmente quando um concorrente falhar com os clientes;
  2. Ou se destacar e sair na frente de todos.

É como estar segurando alguns balões que vão te levar a uma outra dimensão de reconhecimento, posicionamento e vendas. Você pode voar e ver os seus consumidores e concorrentes lá do alto, dominando o seu segmento.

Para isso se tornar uma realidade, será necessário fazer algo diferente. Contar as vantagens de produtos e serviços não está gerando mais resultados. Você mesmo pode ter percebido isso no seu trabalho como profissional de marketing ou empresário.

Estamos em uma nova era

Os consumidores mudaram. Hoje eles têm o poder de escolher o que querem comprar, ler, ouvir e como irão interagir com as marcas. Para saber como encontrar clientes e se conectar com eles, você terá que ser relevante o suficiente para atraí-los.

“Atualmente, para se conectar com compradores, você precisa parar de empurrar sua mensagem e começar a atrair seus clientes. As regras do marketing mudaram e a chave para vencer é usar essa mudança a seu favor.” – Braian Halligan e Dharmesh Shah

Pensando nisso, uma das melhores estratégias para atrair seus clientes é direcionando uma mensagem de grande interesse para eles. Por isso, menos marketing e mais conteúdo é a fórmula que vem funcionando para inúmeras empresas de diversos portes e setores.

Joe Pulizzi, referência mundial em marketing de conteúdo, ensina como encontrar clientes com essa metodologia. Em sua obra Marketing de Conteúdo Épico, lançada em 2014, estão organizados inúmeros exemplos e pontos indispensáveis sobre o assunto, mostrando que…

Conteúdo é o rei

como encontrar clientes

Conteúdo é o meio de comunicação entre uma marca e o seu público. É ele quem governa o sucesso do seu negócio. Já o marketing de conteúdo é uma ferramenta idealizada para acertar essa comunicação, mostrando ao mundo quem você é sem se vender.

Para Joe, esse é o modelo mais eficaz para fazer um marketing que atrai e retém clientes. Não que a publicidade tradicional não funcione mais, apenas que o marketing de conteúdo é melhor para conquistar “corações e mentes” das pessoas.

Ele informa, educa e provoca uma ação nos consumidores, criando uma experiência valiosa para eles. A partir dessa estratégia, fica mais simples saber como encontrar clientes e entregar aquilo que eles estão buscando em todos os lugares.

Sendo a resposta que os seus clientes procuram, eles irão escutar, confiar e comprar de você. Por isso, é fundamental se destacar da concorrência. Quer saber como fazer isso com segurança e inteligência?

Aprendendo a contar histórias que impactam

Contar uma história envolvente, que faça o cliente prestar atenção em você, nem sempre é fácil, mas é necessário se você deseja melhores resultados. Michael Brenner, vice-presidente de marketing e estratégia de conteúdo da SAP sabe muito bem disso.

A SAP é uma empresa que vai muito além de comercializar software de negócios. 80% de seus clientes são de pequenas ou médias empresas. Seu produto capacita 74% das receitas de transações mundiais e 97% dos 1,8 bilhão de mensagens de texto diárias no mundo.

Isso sem contar que os seus clientes distribuem 78% do abastecimento mundial de alimentos e 76% dos produtos de saúde e beleza, por exemplo. E como uma empresa desse porte lida com o desafio de comunicação com todos os seus atuais e futuros clientes?

“(…) por meio de histórias. Histórias não sobre o que nós vendemos, mas histórias que explicam o que nós fazemos para os nossos clientes. Nós acreditamos que o poder das histórias está em fazer do leitor e do consumidor parte da história”. – Michael Brenner

O cliente como parte da sua história

como encontrar clientes

A comunicação unidirecional está com os dias contados. Aqueles que usam conteúdo promocional, focando em mostrar quem são e o que fazem vão encontrar cada vez mais dificuldades para descobrir como encontrar clientes.

As pessoas estão cheias de informação hoje. Ninguém está mais ouvindo, lendo e prestando atenção em conteúdos sobre empresas, seus produtos e serviços. Porém, essa situação muda quando se trata o cliente como parte da sua história.

“A única maneira de atingir o seu público no mundo de hoje saturado de conteúdo, encharcado de informação é através do Marketing de Conteúdo Épico que emocionalmente se conecta com as pessoas que você quer alcançar”. – Michael Brenner

Você já parou para pensar no impacto dessa estratégia para o seu negócio? Trabalhar na sua história envolvendo a sua audiência pode render ótimos lucros. Mas agora você deve estar se perguntando…

Como encontrar clientes e ser diferente da multidão?

A conexão emocional na sua mensagem permite entender como encontrar clientes certos para o seu negócio, criando um conteúdo que atende as necessidades do público. Ao descobrir isso, rapidamente você se destaca da multidão.

Uma história envolvente é capaz de reduzir custos, conquistar clientes e crescer em seu segmento. Basta ela estar disponível nos canais certos, isto é, nas plataformas que os seus atuais e potenciais leitores usam, tais como redes sociais e mecanismos de buscas.

Como encontrar clientes não é missão impossível como muita gente pensa. Qualquer empreendedor ou profissional de marketing pode tomar uma decisão hoje que pode atrair e manter um bom público lá na frente. Quer uma dica para o seu primeiro passo?

Invista em um marketing de conteúdo épico

Se você, assim como muitos profissionais, têm usado do mesmo marketing para saber como encontrar clientes, mas não obteve grandes resultados, pode ser um ótimo momento para fazer algo épico. Aliás…

“Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”. Albert Einstein

Ninguém alcança resultados diferentes fazendo tudo exatamente igual, certo? Por isso, faça diferente. Invista em Marketing de Conteúdo Épico e saia na frente dos seus concorrentes!

Artigos relacionados
Marketing

A diferença entre marketing outbound e marketing inbound

Entenda as diferenças entre duas estratégias de marketing: outbound e inbound. O marketing…
Saiba Mais
MarketingMarketing Digital

Gestão de Marketing: Como criar campanhas eficazes e mensuráveis

Eleve suas campanhas a novos patamares com a Gestão de Marketing! Desvende como criar campanhas…
Saiba Mais
MarketingMídias Sociais

Marketing Digital no Instagram: 5 passos indispensáveis

Sobre o que vamos falar? Empreendedores de todas as áreas têm, no marketing digital Instagram…
Saiba Mais