Victor Mirshawka Junior

Como pessoas e organizações podem ser mais alegres e mudar seu estilo de vida

Agir com alegria costuma ser associado à vida particular. Muitas pessoas têm a ideia de que, profissionalmente, é importante construir uma imagem extremamente série e rígida. Essa ideia ainda enraizada na cultura corporativa resulta em ambientes de trabalho sisudos e, muitas vezes, poucos convidativos.

Adquira o Pequeno Livro da Alegria, de Victor Mirshawka Jr

No entanto, alguns profissionais acreditam que há inúmeras vantagens quando se vai contra esse pensamento. Victor Mirshawka Junior, professor da FAAP e autor do Pequeno Livro da Alegria (DVS Editora), afirma que um ambiente descontraído, dentro do limite do respeito e da demanda produtiva serve para catalisar e potencializar a geração de resultados melhores. Em reportagem publicada na Revista Melhor (leia completa aqui), ele explica que “dessa forma, fica mais fácil a delegação de tarefas pelos líderes, a criação de equipes de projeto de alta performance, a geração de ideias visando inovação e uma série de outras consequências positivas”.

Para que isso seja possível ele enfatiza que deve ser apresentada ao gestor a importância de “gerir” o clima organizacional para aumentar o nível de felicidade dos funcionários. “Após isso, o RH pode contar com diversos instrumentos disponíveis cujo propósito é diagnosticar o clima organizacional. A partir das conclusões sobre o clima advindas dessas ferramentas de diagnóstico, a área pode e deve implementar e/ou refinar seus programas de seleção, treinamento, formação, reconhecimento e recompensas de forma a caminhar em direção a um estado geral de maior felicidade dos funcionários.”

No Pequeno Livro da Alegria, Victor propõe uma série de sugestões de pequenas atitudes que podem ajudar na busca pela felicidade. Além das dicas e de como executá-las, o autor descreve os prováveis “efeitos colaterais positivos” resultantes de cada ação, como no exemplo abaixo:

Veja algumas outras dicas propostas no Pequeno Livro da Alegria, de Victor Mirshawka Jr:

– Registre seu propósito na vida
– Reze em voz alta
– Anuncie sua gratidão
– Realize um ato de bondade aleatória e anônima
– Diga “bom dia” a todos, sem exceção

 

Artigos relacionados
Victor MirshawkaVictor Mirshawka Junior

8 conceitos básicos indispensáveis à melhoria contínua em equipes

Praticamente todas as empresas entoam um discurso de mudança. Há mais ou menos um censo comum de…
Saiba Mais
Branca BarãoCláudio QueirozEventosJames McSillMarcia LuzVictor Mirshawka Junior

Autores da DVS Editora participam do CBTD 2013 - maior Congresso de Treinamento da América Latina

De 26 a 29 de novembro ocorre, na cidade de Santos (SP), o CBTD 2013 – Congresso Brasileiro de…
Saiba Mais
MultimídiaPostsVictor Mirshawka Junior

Criatividade e ambiente de trabalho

Ouça entrevista para o programa Viva Cidade, da Rádio 96 Fm de Bauru (SP), com o consultor…
Saiba Mais