Dov Seidman

O que um vendedor ambulante pode nos ensinar sobre negócios

DonutsCom certeza muita coisa se pode aprender com qualquer um, no entanto, olhos mal treinados costumam ignorar as informações de diversas fontes que não possuam alguns pré-requisitos, melhor dizendo, que não possuam o status “adequado”.

Tais pessoas poderiam ignorar a história de Ralph, um vendedor ambulante novaiorquino de café e donuts que conseguiu aumentar suas vendas de uma maneira surpreendente. Ele trabalhava sozinho e, por conta disso, não conseguia atender a todos com a rapidez que desejava. Para ganhar tempo, deixou de fazer o trabalho de caixa.

Isso não quer dizer que ele tenha colocado na função um ajudante. Na verdade, ele passou a tarefa aos clientes. Na hora de pagar, Ralph apontava para uma pilha de dinheiro onde deveria ser depositado o pagamento e retirado o troco, sem a menor supervisão do comerciante.

A questão aqui vai muito além de ganhar tempo! Trata-se da empatia que o vendedor conseguiu despertar em seus fregueses. Ralph passou a atrair a atenção das pessoas pelo modo como conduzia as coisas. Pelos valores de honestidade e confiança que compartilha em seus negócios.

— Esta é uma das histórias citadas por Dov Seidman em seu livro COMO (DVS Editora), segundo o qual o importante não é o que se faz, e sim o modo como se faz.

Artigos relacionados
Dov SeidmanPosts

Comportamento vira fator de diferenciação competitiva entre empresas

Um debate sobre o comportamento da loja Best Buy e a própria existência da gigante do varejo tomou…
Saiba Mais
Dov SeidmanPosts

Estudo de caso de uma marca (Kendra Todd vencedora de O Aprendiz)

A marca: Kendra Todd. Especialização: Apresentadora do programa My House is Worth What? no canal…
Saiba Mais
Dov SeidmanPosts

Insights Dov Seidman

Dov Seidman, considerado pela revista Fortune “o consultor de maior sucesso no circuito da virtude…
Saiba Mais