Jeffrey M. StibelLançamentosPosts

Google não inovou, apenas fez cosmética, diz criador do Adsense

Desde que criou a caixa branca para busca de informações na web, o Google não inovou, apenas fez “cosmética”. A opinião foi dada pelo criador do Google AdSense (programa de gerenciamento de anúncios relevantes), Jeffrey M. Stibel, em entrevista exclusiva ao IT Web.

Autor da obra Wired for Thought (Conectado pelas Ideias, a ser lançado em breve no Brasil pela DVS Editora), o cientista era um dos fundadores da empresa Simpli, focada no desenvolvimento de softwares de buscas semânticas. A Applied Semantics, empresa que vendeu a tecnologia do Adsense para o gigante de buscas em 2003 por US$102 milhões, baseava seu software na tecnologia da Simpli.

Stibel, atualmente, é presidente da Web.com, uma empresa de capital aberto que ajuda empreendedores a iniciar e desenvolver seus negócios na web. Ele também é presidente da BrainGate, companhia especializada em implantes no cérebro que capacita pessoas para o uso do pensamento para controlar dispositivos elétricos.

Reconhecido por publicações internacionais, como ForbesBusinessWeek, por ser um CEO de sucesso com menos de 40 anos, Stibel disse, em conversa pelo telefone, que o verdadeiro feito do Google, que comemora 13 anos nesta terça-feira (27/09),  foi democratizar a internet, por meio da criação do sistema de buscas.

“Google é 99% busca, em termos de uso, utilização, receita e margem”, avaliou. Na visão dele, mesmo com diferentes iniciativas – apenas para citar alguns exemplos, Gmail, Google+, Adwords, Places, Maps, Android, Chrome, Earth, Picasa, Youtube, Street View, Docs, Apps e, recentemente, com a compra da Motorola Mobility – a companhia não conseguiu se firmar como dominantes em diferentes áreas.

Jeffrey M. Stibel, autor da obra Wired for Thought (Conectado pelas Ideias, a ser lançado em breve no Brasil pela DVS Editora)

 

 

Leia, na sequência, trechos da entrevista

IT Web – O Google é o principal buscador do mundo. Seu sistema operacional é o mais utilizado, segundo o Gartner, com mais de 40% do mercado global de smartphones. Além de suas inúmeras iniciativas, ele, recentemente, anunciou a compra da divisão de dispositivos móveis da Motorola, a Motorola Mobility. O Google vai dominar o mundo?

Jeffrey M. Stibel – O Google é 99% busca, em termos de uso, utilização, receita e margem. Pessoas pensam nele como buscador e é esta a imagem. Eles (Larry Page e Sergey Brin), recentemente, adquiriram centenas de diferentes companhias e lançaram centenas de produtos diferentes. Mas poucos deles tiveram um sucesso no mesmo nível que o buscador. O Google quer dominar o mundo? Quer. Ele vai? Não.

IT Web – Mesmo saindo em tantas frentes?

Stibel – O que eles fizeram foi, de muitas formas, democratizar a web. Eles fizeram uma caixa de pesquisa com um fundo branco e esta foi sua maior inovação. E isso é ótimo. Mas eles não inovaram desde então. Tudo o que eles fizeram foi cosmética.

IT Web – O Google sabe o que eu busco na web, sabe quem me manda e-mails, sabe aonde vou, porque meu sistema operacional é o Android. Não são muitas informações para apenas uma companhia?

Stibel – Sim, na verdade, sim. Este é o verdadeiro Big Brother (uma alusão ao livro 1984, escrito por George Orwell em 1949, que fala sobre uma sociedade fiscalizada pelo Grande Irmão) nos olhando. Mas não é apenas o Google. Há uma série de companhias nos vigiando e este é o novo mundo em que vivemos. E as pessoas deveriam ter muito cuidado ao falar sobre isso. É tanto uma grande oportunidade quanto uma grande preocupação. Se for usado pelo bem, é uma tremenda vantagem ter tantos dados. Mas se for usado para o mal [risadas], há coisas tremendas que você pode fazer que são extremamente destrutivas com tantos dados nas mãos.

IT Web – As pessoas devem então, deletar todos os e-mails, desligar o Android e buscar alternativas?

Stibel – Eu deixo isso para a opinião pessoal. Em minha opinião, não acredito que o mundo seja de todo bom, mas eu tenho que correr o risco, no caso de ele ser mau. Mas cada pessoa tem que determinar o nível de risco ao qual quer se expor.

Artigos relacionados
CatatauLançamentosLivros InfantisProjeto Genoma

Catatau e Mcsill Story Studio lançam projeto inédito de literatura infantil - Projeto Genoma.

A DVS Editora, através do seu selo editorial Catatau e James Mcsill, do Mcsill Story Studio…
Saiba Mais
Charles BezerraInovaçãoLançamentos

Lançamento DVS Editora - A Inovação Holográfica

Já está bastante evidente que os princípios criativos que estamos utilizando para orientar nossas…
Saiba Mais
LançamentosTim HursonVendas

Venda mais, melhor e sempre - como vender mais sem pressionar seus clientes, seus colegas – e a si mesmo.

Todo mundo sabe que a primeira regra em vendas é de que “não existe ponto final”. Porém, e se…
Saiba Mais