Cláudio Fernández-AráozPosts

Grandes decisões sobre as pessoas: qual é o impacto disto em sua carreira?

Claudio Fernandez ArozConfira os pensamentos de Claudio Fernández-Aráoz, especialista em decisões de contratação e promoção, sobre os quatro fatores que influenciam uma carreira de sucesso.

por Portal HSM

Certamente, você já deve ter parado para refletir porque algumas pessoas simplesmente parecem nascer para o sucesso profissional, enquanto outras não. Este tema também foi objeto de estudo de Claudio Fernández-Aráoz, especialista mundial em decisões de contratação e promoção.

De acordo com o acadêmico, o fluxo natural das pessoas seria o de estudar para se tornar um profissional, evoluir para gestores – atividade que permite que os resultados dependam não somente se si, como também dos recursos por você gerido. O caminho leva as pessoas a se tornarem executivos seniores e com o tempo assumem o desafio de ser CEO, membro de conselho de administração etc. O fato é que as pessoas cada vez mais são impactadas socialmente e economicamente a medida que crescem profissionalmente. E neste caminho existem aqueles de “decolam” e os que “fracassam”.

Desconsiderando o fator sorte, que é incontrolável, Aráoz avalia que existem quatro fatores que influenciam em uma carreira bem-sucedida. São eles:

1. Genética: “Se você é forte e inteligente, tem uma vantagem na vida. Mas sabemos que nossos genes representam menos do que a metade do que somos”, pontua em entrevista.

2. Desenvolvimento e aprendizado: “Mais da metade do que somos é composto pelo que fazemos com nossos genes e é por isso que acredito que o segundo fator mais importante seja o desenvolvimento ou o aprendizado formal e informal que adquirimos com a vida”, explica.

grandes_decisoes3. Grandes decisões sobre a própria carreira: “Assim que os estudos são concluídos, o terceiro fator para uma carreira bem sucedida está relacionado a tomar grandes decisões sobre a carreira. Trabalhar para grandes organizações onde aprendemos e somos constantemente desafiados por tarefas que combinam perfeitamente com o nível de nossa capacidade”, defende.

4. Grandes decisões sobre as pessoas: “Ao se tornar gestor, nada é mais importante para o sucesso da carreira do que tomar grandes decisões sobre as pessoas. Isso é especialmente importante, pois tudo o que é feito dependerá das pessoas escolhidas, de seus resultados, desempenho, riscos, chances de ser promovido”, reforça.

Segundo o especialista, as decisões sobre grandes nomeações, promoções, ou seja, sobre a carreira das outras pessoas, é fator determinante para o próprio sucesso do responsável por esta ação. “Sabemos que se os líderes certos estão nos lugares certos, esta é a forma de construir um mundo muito melhor”, conclui.

Artigos relacionados
Posts

11 frases inspiradoras para você começar o ano com tudo!

Começo de ano é época de reavaliação. Por isso, reunimos aqui 11 frases inspiradoras para…
Saiba Mais
Posts

Mercado editorial brasileiro ganha dois novos selos

A DVS Editora – especializada em livros de negócios e de desenvolvimento pessoal – aproveita…
Saiba Mais
Posts

Conheça os 9 tipos de inteligência humana: em quais você se destaca?

(Créditos: Charly W. Karl | Creative Commons) Até a década de 1980, o único modo utilizado para…
Saiba Mais