Renata Jubram

Incentivar AUTONOMIA nos colaboradores traz benefícios à empresa, diz livro.

– Saiba como a autonomia pode significar sucesso no mundo dos negócios.
– Obra apresenta rica teoria sobre o tema sem desviar o foco do mundo corporativo.
– Autora é psicóloga, com mestrado em Educação e 16 anos de experiência entre o mundo acadêmico e empresarial.

CAPA_Autonomia 360 - livroO que é mais vantajoso para as empresas: um funcionário que apenas obedece às regras ao pé da letra, ou poder contar com colaboradores capazes de analisar cada caso e tomar decisões que levem em conta os valores morais da companhia e a prosperidade do negócio. A escolha da segunda opção de fato parece óbvia, porém, muitas empresas ainda relutam em aceitá-la.

Em Autonomia 360º – Saberes aplicáveis na liderança atual (DVS Editora), a psicóloga Renata Jubram se debruça sobre o tema com arcabouço teórico de pensadores como Gardner, Frankl, Piaget e Kohlberg. A autora esmiúça o desenvolvimento da autonomia no indivíduo, sempre relacionando cada estágio ao comportamento apresentado no ambiente corporativo.

Assim, gradativamente é possível compreender os benefícios ocasionados pelo estímulo da autonomia, tanto para a empresa quanto para o desenvolvimento profissional de seus colaboradores, que irão:

• Aprender a se organizar de forma independente;
• Buscar por si mesmas as soluções para os problemas cotidianos;
• Ter iniciativa para colocar essas soluções em prática;
• Criar produtos e/ou alternativas que favoreçam sua área ou a organização como um todo;
• Tomar decisões sobre uma boa gama de regras que regem seu cotidiano, sem perder o foco do negócio.

Desse modo, o livro torna-se de grande valor sobretudo a pessoas em posição de liderança e profissionais de Recursos Humanos. No entanto, também reserva grandes contribuições a quem, por conta própria ou por estímulo da empresa em que trabalha, se deu conta da importância do desenvolvimento da autonomia. Ao longo do caminho proposto na obra, o tema é abordado sob a ótica da Ética, da Inteligência e da Educação, propondo reflexões e diretrizes para o desenvolvimento dos indivíduos e das organizações.

Sobre a autora
RENATA JUBRAM é psicóloga, com mestrado em Educação, Arte e História da Cultura, pós graduação em Saúde Mental e pós graduação em Psicossomática. É professora do MBA da Universidade Corporativa Anamaco e consultora na área de Liderança. Com 16 anos de experiência entre o mundo acadêmico e corporativo, dedica-se à pesquisa no campo da aprendizagem, da inteligência e do desenvolvimento moral. Seu atual projeto “Escola de Liderança” tem como objetivo levar às organizações uma escola para líderes autônomos. É também autora de “Inteligência ou Inteligências?” e colaboradora do Glossário Paulo Freire, entre outros diversos artigos.

Autonomia 360º
Autor: Renata Jubram
R$ 35,00
Editora: DVS Editora
Páginas: 128
ISBN: 978-85-88329-75-1