Animais de EstimaçãoLivros

Adestramento de cães: Tudo o que você precisa saber agora

Antes de pensar em adestramento, pensamos e vivemos coisas engraçadas sobre nossos cães.

Se você já pensou que o seu cachorro fazia coisas erradas, sabendo que era errada, só pra te provocar…

Se assim não aguenta mais comprar novos sapatos e chinelos porque o cãozinho que você tanta ama não para de destruí-los…

E se morre de medo de um dia, quando o seu cachorro sair correndo pelo portão, ele possa ser atropelado e nunca mais voltar…

É hora de entender um pouco mais da mente canina e o que você precisa saber para mudar este quadro.

Existem algumas situações vividas com os nossos pets que parece que vai nos deixar loucos, não é mesmo? Seja quando “usam o banheiro” fora do lugar, ou quando você precisa se desculpar com a visita porque o cachorro não para de brincar de morder.

Para te ajudar com isso, produzimos este guia rápido com o que você precisa saber de mais essencial sobre adestramento de cães. Depois da leitura você vai estar mais bem preparado para adestrar seu melhor amigo e não passar por mais nenhuma dor de cabeça com ele.

A primeira coisa: não é culpa sua

Sobre Adestramento: Não é culpa sua

Você precisa entender é que o comportamento do seu cão não é culpa sua. A explicação é simples: antes de você estudar e entender como funciona a mente do seu amigo de quatro patas, você não tem como imaginar o que é necessário ser feito para que possa adestra-lo. Estando isso bem entendido, é hora de começar a mudar as coisas.

Outro ponto falho que temos quando o assunto é adestrar cães, é de que o método correto é a punição. Quantas vezes você não viu alguém levantar o chinelo para o cachorro e ele parar o que estava fazendo de errado morrendo de medo?

Provavelmente aquele cachorro já apanhou muito para chegar naquele ponto, e olha que interessante, mesmo assim ele não parou de fazer o que estava errado, ele apenas adquiriu medo. Com alguns cachorros, isso se torna raiva e agressividade, então se você já fez isso alguma vez achando que daria certo, é melhor parar agora.

Adestramento de cães está longe de ser punição.

O método utilizado pelos adestradores de Hollywood é o conhecido como Método do Reforço Positivo. Trata-se de mostrar ao seu cão que quando ele faz algo bom, será recompensado. Mas um alerta! Nem sempre o reforço positivo é feito com petiscos ou comida, isso pode acostumar mal o seu cachorro. O ideal é adotar outros meios, como carinhos e brincadeiras.

E porque há mais resultado dessa forma? O cachorro tem duas necessidades que são acionadas quando se faz isso. A primeira é o de agradar e o segundo é de ter um líder. Por isso que a rebeldia do cachorro vem quando ele não encontra um líder. Se você agir como líder e inspirá-lo a te agradar, a educação dele é mais eficiente.

Três passos para o bom adestramento de Cães

Adestramento: 3 Passos

“Como adestrar o meu cão?”

Essa é uma pergunta bem comum que ouvimos das pessoas, e de uma forma bem resumida, vamos passar os três passos que você precisa aplicar para adestrar o seu cão dentro de casa mesmo de forma eficiente.

Passo 1: Estimule o cão a fazer o comportamento que você deseja

Você precisa mostrar o seu cão o que você quer que ele faça, como por exemplo: sentar, latir e etc. Para ele aprender, pode ser que demore um tempo. Será preciso repetir até que ele comece a assimilar os gestos e sons que você usar para cada ensinamento.

Passo 2: A palavra-chave coerente às ações

Para cada ação que você pede ao seu cachorro, é necessária uma palavra-chave. Como já falamos aqui no blog. O cachorro não entende as palavras em si, mas a entonação. Por isso que, quando for usar os termos e frases específicas, use a entonação certa. Isso facilita tanto para você falar, quanto para o cachorro entender o que é preciso ser feito.

Passo 3: Reforce as ações com um gesto positivo

Nunca, nunca mesmo, grite ou bata no seu animal durante o adestramento. Recompense-o com petiscos, carinho ou brinquedos para que ele sinta vontade de repetir aquela ação quando você disser a palavra-chave.

Viu como não é difícil? Tendo como base esses três passos você já tem uma “arma” poderosa nas mãos para conseguir adestrar o seu cachorro. Concentre-se sempre naquilo que você quer que ele faça, e não naquilo que você não quer. Castigar por um comportamento errado é muito complicado para o seu cão quando ele não sabe qual o comportamento certo. Lembre-se disso!

O que atrapalha no adestramento de cães?

Essa é outra pergunta muito importante que você fazer a si mesmo. O que você está fazendo, ou o que as pessoas que moram junto com você e o seu cão podem estar fazendo para atrapalhar no adestramento?

Um exemplo bem comum: se você adestra o seu cão a não subir no sofá ou nas camas, mas quando você de casa as outras pessoas deixam e até mesmo estimulam ele a subir, seu esforço está sendo vão. Por isso é importante que todas as pessoas do convívio estejam alinhadas.

Outra questão importante que vejo muitas pessoas reclamarem é do tempo necessário para adestrar o cão. No início você vai precisar focar algumas horas do seu dia para conseguir ensiná-lo. O reforço positivo é algo constante e por isso o cachorro consegue aprender, e o tempo que vai levar para ele aprender vai variar de alguns fatores como:

  • Idade do cachorro;
  • Hábitos que ele já tenha que podem demorar para deixar;
  • Tempo de “treino” no adestramento

No entanto, mais cedo ou mais tarde, seguindo os passos básicos do adestramento de cães você irá conseguir atingir os seus objetivos e viver em harmonia com o seu cãozinho.

Qual o seu próximo passo?

Bem, as informações que passamos aqui já irão te ajudar com o adestramento do seu melhor amigo. Mas, para que você se aprofunde no assunto, aconselhamos que baixe gratuitamente a amostra grátis do best seller internacional Tudo Sobre Truques e Adestramento de Cães clicando no banner abaixo. Com ele você vai aprender as melhores técnicas usadas pelos maiores adestradores do mundo.

 

Adestramento - Amostra Grátis

Artigos relacionados
LivrosPedro Ivo

Empresas Espiritualizadas - o que esse livro ensina sobre transformação social

Você, que possui uma empresa, está sentindo que seus colaboradores não estão felizes no…
Saiba Mais
LivrosPedro Ivo

Empresas Espiritualizadas são as que despertam uma consciência corporativa

As tradicionais rotinas de trabalho e alguns aspectos da cultura corporativa de muitas empresas ao…
Saiba Mais
LivrosSem categoriaVendas

O manual sobre como vender pela internet todos os dias

Você sabe como vender pela internet? Está batendo na trave, ou vendendo pouco? Se eu te disser que…
Saiba Mais