LançamentosPostsRichard Israel e Vanda North

Você sabe o que é Chi Mental?

Então para saber é necessário ler com muita atenção o livro de Richard Israel e Vanda North chamado Mind Chi – Re-wire Your Brain in 8 Minutes a Day (algo como Chi Mental – Reenergize o Seu Cérebro em Oito Minutos por Dia, que em breve será lançado no Brasil pela DVS Editora).

Por enquanto, vocês terão uma “degustação” sobre o que os autores desenvolvem no seu livro: o programa Chi Mental.

Está comprovado que tudo o que fazemos, sentimos, expressamos e pensamos é alimentado e impulsionado por nossa energia mental. Portanto, o resultado de todo pensamento, atitude ou emoção depende da forma como direcionamos nossa energia!

E aí vão duas provocações:

– Você está utilizando sua energia para o seu próprio bem ou para se autodestruir?
– Você está utilizando o máximo ou o mínimo dessa energia para ter o melhor desempenho possível em sua vida?

Para responder adequadamente essas questões, o leitor da Qualimetria deveria conhecer o programa Chi Mental, que é um método revolucionário e simples, cujo objetivo é permitir que uma pessoa use plenamente sua energia mental, recupere sempre o seu autocontrole rapidamente e alcance com eficiência suas metas e objetivos mais importantes, direcionando o indivíduo ao êxito e prazer em sua vida pessoal e profissional. Além disso, ele permite que a pessoa consiga adaptar-se, reinventar-se e ter melhor desempenho em momentos que exigem mudanças.

O conceito de chi está enraizado na cultura e filosofia chinesa, sendo familiar para aqueles que praticam tai chi chuan ou qigong (chi kung). O chi está relacionado com o conceito científico de energia, apesar de não ser precisamente a mesma coisa…

No programa Chi Mental, a energia chi é um sentimento e uma postura em relação à sua força de vontade. Sua energia mental intensifica-se de acordo com seu nível de atenção e a força dessa intenção. Essa é a premissa básica do programa Chi Mental.

É essencial que cada pessoa aprenda a criar, controlar e direcionar a sua energia mental para o seu próprio bem-estar e sucesso. O incrível é que muita gente não percebe como é fácil passar pela vida sem usar esse recurso vital: o Chi Mental. E acredite ou não, a decisão para ser um especialista em Chi Mentalé só sua!

O programa Chi Mental permite que uma pessoa aprenda a pensar adequadamente e aí, ela (e não outra pessoa ou outra coisa qualquer…) conseguirá ter controle sobre si mesmo.

O programa consta de oito passos que incentivam a pessoa a fazer introspecções para refletir a respeito de si mesmo e ter respostas cada vez melhores para questões do tipo:

– O que estou fazendo corretamente (ou melhor) e como posso aproveitar isso?
– Como aprender a controlar minha vontade para obter os resultados que desejo?

O incrível é que em apenas oito minutos, todo dia, você poderá aprender a retroceder ao passado, analisar e avaliar o presente, sinalizar e planejar o futuro de acordo com sua escolha.

É inacreditável aparentemente, mas é verdade que no decorrer de 28 dias você poderá transformar essa rotina básica em um hábito de vida saudável.

Você deve estar curioso com tantos oitos presentes no programa Chi Mental e aí vão as respostas para essas dúvidas:

Por que oito passos?

Porque o número oito tem muitas conotações e conexões positivas. Ele é considerado por várias culturas um símbolo de prosperidade, abundância, continuidade e o início de uma nova era. Na China, por exemplo, os Jogos Olímpicos de Pequim foram iniciados no dia 8 de agosto (mês oito) de 2008, às 8h08 da noite, exatamente por esses motivos.

Acredite ou não, a decisão para ser um especialista em Chi Mental é só sua!

O oito é também um número da série dinâmica de Fibonacci, que tem aplicações positivas na matemática, na ciência e na natureza – e, portanto, na vida.

Por que oito minutos?

Porque é um intervalo de tempo que mesmo as pessoas mais ocupadas podem dispor para uma atividade extra, todo dia. É um tempo que não prejudica todas as outras prioridades que demandam tempo. Além disso, é a menor duração de tempo na qual é possível realizar com eficácia os oito passos do programa Chi Mental e obter resultados satisfatórios. Como também é uma quantidade de tempo não usual (diferente, por exemplo, dos triviais dez minutos), ela fica melhor “gravada” na memória, o que é fundamental para a aprendizagem.

Por que 28 dias?

Porque há muito tempo se acredita que o período de 28 dias consecutivos é a duração mínima necessária para que o cérebro humano possa transformar um novo comportamento em um hábito!

*Capa da versão original, diferente da que será no Brasil