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6 dicas de Gestão de Carreira para melhorar o desempenho da sua equipe

6 dicas de Gestão de Carreira para melhorar o desempenho da sua equipe

Sobre o que vamos falar?

  • A gestão de carreira é um elemento que toda empresa precisa ter se quiser desenvolver profissionais verdadeiramente capacitados. Gerindo a carreira dos seus colaboradores, o desempenho da empresa cresce mais aceleradamente.
  • Neste artigo, você vai saber qual é a importância de aplicar a gestão de carreira na sua organização e como fazer isso de maneira eficiente. E o melhor: a partir de dicas práticas!
  • Saiba quais são os principais benefícios de desenvolver o plano de carreira de cada um de seus profissionais e como essa ação pode refletir positivamente no crescimento da sua empresa.
  • Quer aprender detalhadamente como aplicar a gestão de carreira na sua rotina de trabalho e desenvolver sua liderança como um gestor? Adquira o livro O Elo da Gestão de Carreira clicando no botão abaixo.

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“Quando você investe em capacitação, as habilidades profissionais se ampliam e o seu nível de empregabilidade se eleva.” – Moabe Teles

A gestão de carreira é um elemento fundamental para empresas que querem montar um time capacitado e fiel à organização, pois um dos maiores problemas que ela resolve é a retenção de bons profissionais ao promover planos de carreira e desenvolvimento.

Ao desenvolver a jornada de um colaborador dentro de uma empresa, você extermina o fantasma aterrorizante da insegurança profissional que tantas pessoas sentem.

Mostrando um plano de carreira consistente, seu colaborador vai se sentir valorizado pela empresa e seguro de que vai se desenvolver e ganhar mais dinheiro trabalhando nela. Desse modo, você consegue criar uma cultura de fidelidade na sua organização.

Portanto, saiba que gerir a carreira dos seus profissionais é um dos investimentos que mais geram retorno. Aprenda como aplicar a gestão de carreira na sua empresa e desenvolver as competências profissionais dos seus colaboradores lendo este artigo!

Veja o que você irá conhecer neste artigo:

 

O que é a gestão de carreira?

A gestão de carreira é um conjunto de práticas que tem como finalidade apresentar um caminho de desenvolvimento profissional aos colaboradores de uma empresa. A partir dessas práticas, é possível detalhar um plano de carreira para cada colaborador, de modo que ele consiga visualizar seu crescimento na empresa.

Formando a gestão de carreira, você terá em mãos um plano de desenvolvimento para os profissionais, de modo que será possível saber quais aspectos precisam ser aperfeiçoados e potencializados em cada um deles.

Compreendendo quais são as aptidões naturais dos seus profissionais, criar uma equipe capacitada e que valorize sua empresa não será um trabalho impossível, pois você já vai ter planejado o desenvolvimento deles.

 

Qual é a importância da gestão de carreira?

Segundo uma pesquisa da Page Personnel, 9 a cada 10 funcionários são demitidos por motivos comportamentais, ainda que tenham excelentes currículos. Muitas vezes, isto acontece porque o desempenho dos profissionais entra em declínio ao longo do tempo.

Os grandes motivos desse declínio são: insatisfação com o trabalho e falta de visualização do próprio desenvolvimento – o que acaba afetando a produtividade. Para evitar que os seus profissionais entrem nesta estatística, investir em um plano de carreira é fundamental!

Ao aplicar uma gestão eficiente, a produção da sua empresa será diretamente influenciada, pois seus colaboradores vão estar motivados e conscientes de que não serão trocados por qualquer profissional.

 

Principais tipos de carreiras profissionais

Cada profissional tem uma tendência natural a se desenvolver melhor em algumas áreas, em detrimento de outras.

Considerar essa tendência ao elaborar um plano de carreira é fundamental, pois é um indicativo de quais competências você pode desenvolver no seu profissional e qual tipo de carreira é melhor para ele.

Confira abaixo os principais tipos de carreiras que existem em uma organização:

1. Carreira em linha

Este primeiro tipo de carreira possibilita o profissional crescer dentro de uma empresa. No entanto, este profissional não pode evoluir profissionalmente fora da sua área de atuação.

O plano de gestão de carreira existe, e o colaborador consegue se desenvolver assumindo cargos de maior responsabilidade, mas sua atuação durante o tempo de exercício na empresa vai ocorrer em um único setor.

2. Carreira paralela

Na carreira paralela, o profissional também tem a possibilidade de subir de cargo, assim como na carreira em linha. Mas o diferencial desse tipo de carreira está na possibilidade do colaborador trabalhar em uma empresa ao mesmo tempo em que exerce outra profissão.

E mais: ainda que o profissional exerça outro trabalho em paralelo, é possível que ele também exerça cargos de liderança em uma empresa, de acordo com um plano de gestão de carreira.

3. Carreira em rede

Na carreira em rede, o profissional tem uma liberdade maior para escolher qual carreira seguir em uma empresa.

Ao invés dele ser condicionado a exercer sua função em um setor específico, a empresa fornece duas ou mais opções de escolha de carreira, de acordo com determinados requisitos.

Desta maneira, o profissional poderá exercer o trabalho que for mais satisfatório para ele.

4. Carreira em Y

A novidade deste tipo de carreira está em oferecer ao profissional a escolha entre uma carreira de liderança ou uma carreira de especialista.

Na carreira em Y, aqueles profissionais que não se sentem confortáveis em exercer posições de liderança não são excluídos da empresa. Pelo contrário, a partir deste modelo de gestão de carreira, ele é incluso em funções de especialista.

5. Carreira em W

A carreira em W é o modelo mais peculiar de todos. Neste tipo de carreira, o profissional pode ter a liberdade de optar por seguir um cargo temporário de desenvolvimento pessoal e liderança.

Em geral, quem exerce este tipo de carreira são os gestores de projetos: profissionais que atuam como líderes enquanto um projeto está acontecendo.

+ Dica: Saiba como conhecer as competências profissionais dos seus colaboradores para desenvolver planos de carreiras eficientes adquirindo o livro “As Competências das Pessoas”.

 

6 dicas para aplicar a gestão de carreira

Agora que você conhece os principais tipos de carreiras, conheça as 7 dicas fundamentais para que você alcance a excelência empresarial junto ao seu time.

Confira que dicas são essas logo abaixo:

1. Considere o temperamento de cada profissional

Cada profissional tem um temperamento diferente. Enquanto uns são coléricos, outros são melancólicos – mas não pense que isso seja um problema! Profissionais de diferentes tipos de temperamento são importantes para o crescimento da empresa.

“Mas como lidar com diferentes temperamentos?”, você pode se perguntar. Simples! Profissionais que sejam introvertidos são importantes para atuar em cargos que exigem grande capacidade analítica.

Já profissionais extrovertidos são fundamentais em áreas relativas à comunicação, como vendas e negociação. Não pense que os temperamentos são um empecilho. Na verdade, eles servem de grande auxílio na hora de gerir a carreira dos seus profissionais.

2. Conheça as competências profissionais

Assim como cada profissional tem um temperamento diferente, eles também têm diferentes competências. Enquanto uns se destacam mais em cargos técnicos, outros se destacam em cargos de liderança.

Portanto, conheça bem quais são as experiências de trabalho que seus profissionais já passaram e em quais atividades eles realmente são bons. Assim, você vai conseguir identificar os pontos fortes de cada integrante da sua equipe e desenvolvê-los.

Enxergando os principais atributos dos seus colaboradores, conseguir traçar uma gestão de carreira eficaz será muito mais simples e eficiente, facilitando o planejamento de atuação do profissional dentro da empresa.

3. Integre os profissionais na cultura da empresa

A cultura empresarial é um dos pilares que fazem uma organização permanecer no mercado.

Se uma empresa tem uma cultura fragilizada, em que os profissionais entregam as tarefas em atraso e os líderes não se importam em oferecer um serviço mal feito, ela será reconhecida como uma má empresa.

Portanto, cuide da cultura da sua empresa criando um ambiente que incentive o compromisso e o serviço de qualidade com os consumidores. Assim, você vai conseguir integrar seus colaboradores em uma cultura voltada para o compromisso com o cliente.

+ Dica: saiba como a cultura empresarial impacta o desempenho de uma organização lendo a pesquisa “O impacto da cultura organizacional no futuro dos negócios”.

4. Aprimore as habilidades dos colaboradores

Cada colaborador é bom em alguma atividade. Mas ser bom não é ser excelente! Ao contratar um colaborador, ele já vai ter alguma experiência em determinada área. No entanto, isso pode não ser suficiente para que ele exerça sua função com excelência.

Por este motivo, uma boa gestão tem como foco o desenvolvimento profissional, por meio de um acompanhamento cuidadoso dos profissionais e de um planejamento de carreira com base nas aptidões de cada um.

5. Monitore os processos de trabalho

Henry Ford nos provou que o aumento da produtividade de uma empresa se faz com uma boa automação de processos. Ou seja, para que a sua equipe alcance um alto nível de produção, você vai precisar estabelecer processos funcionais na sua empresa.

Estabelecer processos significa definir tarefas específicas para cada colaborador, de modo que cada um deles faça uma parte do serviço por vez.

Cada um se especializando em determinada tarefa faz com que o trabalho seja cumprido de maneira mais rápida e eficiente. Portanto, defina as tarefas dos seus profissionais pensando no processo de produção inteiro.

6. Estabeleça metas e objetivos

Além de repassar tarefas, é ideal que os seus colaboradores tenham metas e objetivos para alcançar. Definindo metas concretas e objetivos claros, cada profissional vai saber o que tem pra fazer em um dia de trabalho e onde devem chegar.

As metas e objetivos vão servir como métricas para os responsáveis pela gestão de carreira, facilitando o reconhecimento dos avanços da equipe, no que ela desenvolveu e o que precisa melhorar.

 

8 principais benefícios da gestão de carreira

A aplicação de uma gestão eficiente pode gerar muitos resultados positivos no desempenho da empresa.

Ao criar um plano de carreira que valorize seus profissionais e os motive a trabalhar melhor, você poderá perceber mudanças significativas em todos os aspectos da sua empresa, desde uma produção mais veloz até o desenvolvimento de uma cultura bem estabelecida.

Conheça abaixo os principais benefícios que uma boa gestão pode gerar na sua empresa:

 

Saiba como criar uma gestão de carreira eficiente!

A gestão de carreira é essencial para o desenvolvimento de uma empresa como um todo, desde a criação de produtos de alta qualidade até o fortalecimento da relação entre líderes e colaboradores.

Por meio de uma boa gestão, você consegue fazer da sua empresa um ambiente totalmente voltado ao comprometimento com o serviço entregue para os consumidores finais – o que reflete positivamente no crescimento da organização.

Portanto, se você quer desenvolver a carreira de seus profissionais, fazendo deles pessoas verdadeiramente satisfeitas com seus trabalhos, aprenda a gerir a carreira de modo eficiente! Para isso, adquira o livro O Elo da Gestão de Carreira.

Você vai aprender como identificar as principais aptidões dos seus profissionais, desenvolver a sua liderança como gestor de carreira e, principalmente, criar planos de desenvolvimento profissional que funcionem de verdade!

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