Sobre o que vamos falar?
- Você sabe qual a diferença entre grandes empreendedores, como Steve Jobs, Bill Gates ou Jeff Bezos e as pessoas comuns?
- Apesar de não existir uma única resposta, essas figuras nos deixam lições que revelam, de algum jeito, o caminho para essa grandeza.
- Hoje, vamos conferir 7 lições de grandes empreendedores que todo mundo deveria saber.
- Também falamos sobre como a autonomia pode fazer grandes diferenças nos resultados de uma empresa, como explica Renata Jubram.
Todos os que estão começando a sua carreira no empreendedorismo ou que já estão com um negócio estabelecido, mas que podem ter perdido de vista o propósito, precisa conhecer as lições deixadas pelos grandes empreendedores da história!
Independente da área em que você atua, ou do tipo de objetivo que você almeja, lições de figuras como Bill Gates, Steve Jobs, Flávio Augusto e tantos outros são capazes de transformar a sua mentalidade e, claro, o curso da sua vida.
Por isso, confira 7 ensinamentos de grandes empreendedores que você pode aplicar para construir uma carreira de sucesso, negócios prósperos e uma vida feliz e realizada.
Veja o que você irá conhecer neste artigo:
- Maiores lições de grande empreendedores:
- Aprenda com os seus clientes menos satisfeitos – Bill Gates
- Você deve ser um parâmetro de qualidade – Steve Jobs
- Se você é focado nos clientes, deverá ser pioneiro – Jeff Bezos
- Seja estratégico: dominando o foco e as emoções – Flávio Augusto
- Não correr risco é o maior risco – Mark Zuckerberg
- Entregue mais do que os clientes esperam – Larry Page
- Cultura e valores superam estratégia – Howard Schultz
- Aplique o que você aprendeu com grandes empreendedores
Maiores lições de grande empreendedores:
Os ensinamentos abaixo têm um valor comprovado e foram parte da mentalidade que levou esses grandes empreendedores a construírem verdadeiros impérios e a mudar, de algum jeito, o mundo em que vivemos.
Aprenda com os seus clientes menos satisfeitos – Bill Gates (Microsoft)
“Seus clientes menos satisfeitos são sua maior fonte de aprendizado.” – Bill Gates
Certa vez, o bilionário Bill Gates, um dos fundadores da Microsoft, disse que os clientes insatisfeitos são a maior fonte de aprendizado. Mas essas palavras ensinam muito mais do que as pessoas imaginam.
Primeiro, um cliente insatisfeito não pode, nunca, ser visto como um problema. Muito pelo contrário, ele revela quais são os seus verdadeiros problemas – e essa é a única forma de resolvê-los.
Porém, podemos aplicar essa lição em outros contextos. Isso porque a ideia dela é que você tenha interesse em descobrir os seus pontos fracos e, assim, corrigi-los.
Um erro que a maioria das pessoas comete é focar nos seus pontos fortes e gostar de elogios. Elogios são bons, mas as críticas verdadeiras te revelam caminhos para melhorar.
E por mais que focar nas suas qualidades seja prazeroso ou até motivador, isso pode sabotar o seu crescimento. Você quer melhorar? Olhe para os seus defeitos.
Você deve ser um parâmetro de qualidade – Steve Jobs (Apple)
“Seja um parâmetro de qualidade. Algumas pessoas não estão acostumadas a um ambiente onde a excelência é esperada.” – Steve Jobs
Entre os grandes empreendedores da história, Steve Jobs talvez tenha sido um dos mais inspiradores e criativos.
O fundador da Apple – junto com Steve Wozniak – aconselhava as pessoas a serem um parâmetro de qualidade e cobrar mais de si mesmas.
Você deve notar que ele não sugere que você siga algum parâmetro de qualidade, e sim que você seja um.
E, se parar para pensar, vai perceber que os grandes empreendedores, como o próprio Steve Jobs, realmente são parâmetros de qualidade.
Na prática, isso significa que eles fazem as coisas da melhor forma possível, com o máximo de perfeição e eficiência. Se não fossem assim, eles não seriam o que são hoje.
Pense dessa maneira, desde o início e exija excelência de si mesmo, sempre. Foi com essa postura que todos os grandes empreendedores desta lista cresceram.
+Dica: Se você quer chegar ao topo mais rápido, inovar no seu negócio e encantar clientes, fidelizando seus consumidores e melhorando suas vidas, mas sem perder de vista a sua essência, clique aqui e conheça o livro Do Alto do Pódio, de Marcelo Tales Sattin e Sandra Pires.
Se você é focado nos clientes, deverá ser pioneiro – Jeff Bezos (Amazon)
“Se você é focado em competir, terá de esperar até que um competidor faça algo. Se você é focado no cliente, poderá ser pioneiro.” – Jeff Bezos
IMAGEM: https://elements.envato.com/pt-br/team-of-innovators-8Z3B449
Existe alguém melhor para falar sobre pioneirismo que Jeff Bezos, o fundador da Amazon? Segundo ele, focar no cliente te dará boas chances de ser pioneiro.
Dos grandes empreendedores que citamos neste artigo, Jeff Bezos é considerado o mais rico – tudo graças à sua ideia de criar a Amazon em 1991 e construir um império do eCommerce mundial.
Certamente o fato de ter dado o primeiro passo, antes de todo mundo, foi uma vantagem enorme para a Amazon chegar onde chegou.
E a lição de Jeff Bezos te ajuda muito a construir esse tipo de vantagem. Focando no cliente e nas necessidades do mesmo, você pode enxergar oportunidades que os seus concorrentes não enxergam.
Apenas seguir os passos de um concorrente, mesmo que ele seja bom, vai te limitar a repetir o que os outros já fazem. Olhe para o que o seu público alvo precisa e busque ser original sempre que isso for possível.
Dica: Olhar para o seu cliente é o caminho mais certeiro para vender mais todos os dias. Por isso, a experiência do cliente com a marca e seu produto é fundamental. E você pode aprender com Joseph Michelli como encantar seus clientes com o livro “Guiados Pelo Encantamento”, clicando aqui.
Seja estratégico: dominando o foco e as emoções – Flávio Augusto (Wise Up)
“Precisamos ser estratégicos, trabalhando o foco, dominando e protegendo nossas emoções.” – Flávio Augusto
O fundador da Wise Up, Flávio Augusto, é um exemplo para todo empreendedor brasileiro. Por ter começado do zero, e no nosso país, ele entende bem os desafios que você certamente enfrenta.
Por isso, o conselho que ele nos dá tende a ser extremamente útil para os empreendedores brasileiros: pensar – e agir – de forma estratégica, focada e com inteligência emocional.
Pensar de forma estratégica é enxergar as oportunidades, riscos e caminhos de cada situação. Para isso, você deve prestar mais atenção e refletir mais antes de tomar decisões.
É isso que grandes empreendedores fazem. Eles não se deixam levar pelas emoções do momento, como o medo de errar ou até por ilusões que possam surgir. Eles pensam antes de agir.
O foco, nesse caso, é justamente tirar um tempo para se acalmar e pensar, para que as suas decisões sejam racionais, inteligentes e estratégicas.
Não correr risco é o maior risco – Mark Zuckerberg (Facebook)
“O maior risco é não correr nenhum risco. Em um mundo que muda tão rápido, a estratégia que tende a falhar é não correr riscos.” – Mark Zuckerberg
Podemos dizer que Mark Zuckerberg, ao criar o Facebook, mudou a história da internet. Só que, para isso, ele assumiu muitos riscos.
O maior destes riscos foi quando, em 2005, Zuckerberg largou seu curso de ciência da computação em Harvard – uma das melhores universidades do mundo – para se dedicar ao projeto do Facebook.
Poucas pessoas teriam coragem de assumir todo este risco e, segundo o próprio Zuckerberg, esse medo de assumir riscos é justamente a postura mais arriscada que você pode ter.
Pessoas que não têm coragem de arriscar dificilmente vão realizar algo grande. Grandes empreendedores são, antes de tudo, pessoas com coragem para assumir riscos.
É muito mais fácil e confortável escolher o caminho “seguro”. Mas não foi assim que Zuckerberg e os outros nomes desta lista criaram negócios bilionários.
Entregue mais do que os clientes esperam – Larry Page (Google)
“Sempre entregue mais do que o esperado.” – Larry Page
IMAGEM: https://elements.envato.com/pt-br/happy-florist-selling-plants-and-flower-to-client-UXYBJDE
Você já ouviu falar em overdelivery? Esse termo descreve o ato de entregar mais do que o esperado. Um overdelivery bem feito é capaz de conquistar o respeito e a confiança das pessoas.
E é este o conselho de Larry Page, cofundador do Google: entregar mais do que esperam que você entregue. Você consegue perceber o quão poderoso isso pode ser?
Imagine como você se sentiria ao pedir apenas uma pizza, por exemplo, e recebesse uma pizza muito bem feita, um refrigerante e uma sobremesa deliciosa juntos. A pizzaria que fizesse isso ganharia a sua fidelidade.
Overdelivery não precisa ser trabalhar em excesso ou tomar prejuízo. Significa fazer o máximo que você puder para surpreender as pessoas.
Foi o que Larry Page fez com o Google. Muito além de um navegador de internet, ele serve como GPS, espaço de trabalho, biblioteca e muito mais. O Google é um exemplo de como o overdelivery pode fazer uma empresa crescer.
Cultura e valores superam estratégia – Howard Schultz (Starbucks)
“Cultura e valores superam estratégia.” – Howard Schultz
Quem conhece melhor a história da Starbucks, sabe que sem o seu CEO, Howard Schultz, a rede de cafeterias não seria o sucesso mundial que é hoje.
No comando da empresa desde 1987, Schultz fez com que a Starbucks saltasse de 6 lojas em Seattle, para mais de 30 mil lojas em 80 países e virasse dona de uma marca forte no mundo inteiro.
Segundo ele, os valores e cultura de uma empresa superam a estratégia. A cultura e os valores são, na prática, a mentalidade de uma empresa.
Não seria exagero dizer que a mentalidade dos grandes empreendedores foi mais importante que a estratégia usada por eles. O mesmo vale para as empresas.
Estratégias podem mudar, enquanto os valores e a cultura de uma empresa estão no seu DNA e devem refletir a grandeza dos seus objetivos.
+Dica: Mas o sucesso da Starbucks ainda tem muito mais a ensinar sobre como os princípios de uma empresa podem torná-la gigante. É isso que o livro Liderando ao Estilo Starbucks, de Joseph Michelli ensina.
Aplique o que você aprendeu com os grandes empreendedores
Todos os ensinamentos e exemplos destes grandes empreendedores devem ser observados e aplicados dentro do seu negócio. Pensar e agir como eles, te permite ter uma visão e – por que não? – resultados parecidos.
Se você acha isso um exagero, é porque não entendeu que acreditar no que faz e pensar grande é a primeira característica de grandes empreendedores. Está na hora de fazer o mesmo.
Você também pode usar a psicologia a seu favor, para ter colaboradores mais produtivos eficientes e negócios com maior potencial de crescimento.
Para te ajudar nisso, a psicóloga Renata Jubram escreveu o livro Autonomia 360º: Saberes Aplicáveis na Liderança Atual.
O livro ensina como estimular autonomia em uma empresa pode contribuir para a organização, eficiência e, é claro, os resultados. Clique no botão abaixo e confira mais sobre a obra.
Quero entender como a psicologia pode melhorar meus resultados.