Ícone do site Blog da DVS Editora

Adestramento de cães: Conheça 6 dicas práticas

Quem nunca assistiu um filme com cachorros super inteligentes que sabem jogar bola, salvar pessoas, fazer tarefas de casa e não sonhou em ver seu próprio cão adestrado dessa forma? Então você se pergunta o que aquele cachorro do filme tem que o seu não tem. A resposta é uma só:

Adestramento de cães!

Todo cachorro é adestrável. Então se você quer que o seu cachorro faça coisas incríveis, ou que simplesmente deixe de fazer malcriações como de costume, confira 6 dicas para te deixar com habilidades de mudar a sua vida e a do seu animalzinho!

#1 dica de Adestramento de Cães: Comece a treiná-lo desde cedo

 

Na realidade, acabamos vendo nossos cachorros como bebês durante toda a vida deles. É inevitável, afinal eles sempre vão precisar da gente para se alimentar, tomar banho, além de sempre pedirem carinho. Sim, são animais dengosos, carinhosos e relativamente dependentes por natureza.

Destacamos que é necessário um grande cuidado com eles enquanto ainda são filhotes. Mais do que nunca, eles precisam da sua voz para guiá-los pelo caminho certo. E é exatamente por isso que a época mais recomendada para o adestramento de cães é na fase de filhote.

Ainda pequenos, eles tendem a associar melhor os comandos como orientação, começando a compreender o que é certo e errado dentro do subconsciente. Portanto lembre-se: quanto mais velho o cachorro, mais difícil dele ser adestrado!

#2 dica de Adestramento de Cães: Use bem o seu tom de voz

É comprovado que os cachorros não conseguem entender exatamente o que estamos falando. A compreensão vem de outros aspectos, dos gestos aos tons de voz usado para se comunicar.

Pode fazer o teste! Experimente chamar ele de feio ou de outro xingamento com um tom de voz carinhoso, e veja como ele vai vir abanando o rabo até você. Agora fale bravo dizendo o quanto ele é lindo que ele irá reagir como se estivesse levando uma bronca.

Por isso a melhor forma de adestrar é o usar o tom de voz certo. Quando ele fizer algo que lhe agrade, demonstre com o tom de voz adequado à situação. Quando fizer algo que está errado, a mesma coisa. Detalhe: não precisa gritar com o cachorro, apenas aumentar/mudar o tom de voz

#3 dica de Adestramento de Cães: Nunca use castigos físicos

A agressão não é eficiente para adestrar cães, aliás, é crime. Sem contar que castigos físicos fazem o cão não assimilar que está apanhando por ter feito atitude X ou Y de forma errada. Normalmente cães que apanham se tornam mais agressivos com visitas e qualquer pessoa estranha, em outros casos, tornam-se agressivos com os próprios donos.

Caso queira mostrar ao cão de que ele está fazendo algo errado, bata com um jornal no chão. O barulho já basta para ele entender que está fazendo algo que não deveria. Essa é uma das melhores formas de educar, usada, inclusive, pelos maiores especialistas em adestramento canino.

#4 dica de Adestramento de Cães: Tenha Paciência em caso de mudança

Quando o cão chega a um novo lar, é muito comum que ele se sinta com medo e fique encolhido em algum canto. Nesse caso, o melhor a se fazer para evitar choradeiras durante a noite, é já deixar o filhote no local onde ele irá dormir.

A recomendação é que esse local seja quentinho e confortável, com alguns brinquedos em volta. Deixá-lo ali já no primeiro dia é bom para ele ir se acostumando com o ambiente. A tendência é que com o passar dos dias ele naturalmente perca o medo das coisas novas que o rodeiam e interaja normalmente.

#5 dica de Adestramento de Cães: Seja cuidadoso com a divisão de espaço

Um problema que alguns donos de cães enfrentam é quando já existe um cão ou mais na casa e chega um novo filhote. É muito importante que os animais sejam apresentados sob uma supervisão e que fiquem de olho em como vai ser a recepção. Alguns cachorros sentem a necessidade de exclusividade dentro do lar, então um novo filhote pode parecer uma ameaça.

Quando for necessário deixar os cachorros sozinhos, assegure de que o filhote estará em um lugar isolado dos animais mais antigos da casa, para que não haja brigas durante a noite como disputa por território, e algum deles acabe se machucando.

#6 dica de Adestramento de Cães: Mantenha o cão à sua esquerda

Agora uma dica muito importante que tem efeito em todo o processo de adestrar cães. Quando for passear com o seu cãozinho, segure a guia o tempo todo. A guia, de preferência, precisa ser curta o suficiente para que ele possa andar e que você consiga segurar sem abaixar, é claro. O cachorro precisa sentir a firmeza de que você está ali do lado, e que é você quem está no controle da situação.

Também é muito importante que o cachorro permaneça andando à sua esquerda, nunca na sua frente. Acredite, isso é bem difícil de controlar no início, principalmente porque o cachorro quer sair por aí cheirando tudo.

Por amor, acabamos querendo agradá-lo, mas é preciso ter cuidado com isso. Deixar o cachorro andar na sua frente vai fazer com que ele “perca” o respeito por você, achando que ele é quem manda. Sempre que ele tentar andar na sua frente, puxe a guia com firmeza e diga com um voz de tom forte “Não!”. Assim ele vai entender que quem é o líder é você, e não ele.

Porque você tem que adestrar o seu cão

Algumas pessoas acham errado tentar mostrar ao cachorro que o líder são elas e não eles. Mas isso é questão biológica do cachorro. Dentro das matilhas, que são as famílias dos cães, eles sempre escolhem um líder. E quando não há um líder na matilha, ele se autoproclama dessa forma.

Por isso, pode ficar tranquilo. Mostrar ao seu cão que você é o líder não será um ato de falta de amor, mas sim respeitosa, uma hierarquia natural. Se você souber adestra-lo com carinho, ele irá respeitar você, e a ordem dentro e fora de casa será mantida.

E então, o que achou das dicas de Adestramento de Cães?

Pronto para aplicar o que ensinamos aqui no seu dia a dia com seu cão? Para se aprofundar no assunto e adestrar seu cão de forma eficiente, sugerimos que baixe aqui a amostra grátis do best seller Tudo Sobre Truques e Adestramento de Cães.

Se você possui interesse em saber mais sobre Adestramento, leia este artigo sobre tudo que você tem que saber sobre como Adestrar os Cães.