Ícone do site Blog da DVS Editora

Bom marketeiro, Sebastian Piñera ganha aprovação com resgate dos mineiros

Realmente, Sebastian Piñera conseguiu transformar um iminente desastre numa plataforma de aprovação popular de sua imagem mediante o povo chileno. O presindente mostrou que, conscientemente ou não, é um excelente marketeiro, e soube usar muito bem o aparato governamental e midiático para fazer com que os 69 dias em que os 33 mineiros chilenos estiveram soterrados fossem suficientes para que sua popularidade disparasse.

Segundo levantamento da consultoria Adimark, desde a divulgação da notícia de que os mineiros estavam vivos, a aprovação de Piñera cresceu 11 pontos percentuais, atingindo 56% dos entrevistados na sondagem. É o maior índice já alcançado pelo seu governo, cujo percentual de aprovação era de 52% na época da sua posse, em janeiro deste ano.

A explicação para tudo isso se deve ao plano de resgate bem planejado, organizado e executado. Piñera acompanhou in loco todo o trabalho de resgate e fez com que sua imagem (assim como a do ministro da Mineração, hoje também chamado de “presidente” pelos mineiros e seus familiares) estivesse presente durantes todas as fases do processo salvamento.

Segundo o especialista em branding e análise de imagem e autor do livro A Marca Chamada Você (DVS Editora), Peter Montoya, o presidente mostrou que domina alguns conceitos básicos para o desenvolvimento de marcas pessoais.

“A criação de uma marca lhe dá uma maneira de difundir quem você é para o seu público-alvo de forma rápida e eficiente. Isso se faz com muito trabalho e dedicação. Agora, um dos quesitos mais importantes é que isso seja visto. Seja responsável por grandes feitos, mas certifique-se de que as pessoas certas fiquem sabendo disso. Visibilidade cria credibilidade. Autopromoção sem qualidade é arrogância, a autopromoção com qualidade é um negócio inteligente”, afirma Montoya.

Ainda segundo a consultoria Adimark, o nacionalismo chileno também ascendeu com o resgate, sendo fundamental para a recuperação de parte de autoestima abalada após o terremoto que atingiu o país em fevereiro, deixando mais de 800 mortos.

Sobre A Marca Chamada Você e Peter Montoya


Esta fala pode parecer ousada, mas é assim mesmo – de forma agressiva e até irônica – que o autor faz o convite para a leitura de A Marca Chamada Você.

A obra desconstrói duas ilusões muito comuns entre aqueles que iniciam um negócio. A primeira, a de que o público se importa com o seu negócio, quando, na verdade, ele nem sabe que existe. A segunda, a de que você oferece algo diferente e superior à concorrência, quando, de fato, oferta basicamente os mesmos produtos ou serviços.
Peter Montoya mostra como o pensamento convencional é “surpreendentemente imbecil e segui-lo é a melhor maneira de “ser jogado para escanteio”. A primeira “dica” do autor em seu livro, deixa isso bem claro!

Esta fala pode parecer ousada, mas é assim mesmo – de forma agressiva e até irônica – que o autor faz o convite para a leitura de A Marca Chamada Você.

A obra desconstrói duas ilusões muito comuns entre aqueles que iniciam um negócio. A primeira, a de que o público se importa com o seu negócio, quando, na verdade, ele nem sabe que existe. A segunda, a de que você oferece algo diferente e superior à concorrência, quando, de fato, oferta basicamente os mesmos produtos ou serviços.

Peter Montoya mostra como o pensamento convencional é “surpreendentemente imbecil e segui-lo é a melhor maneira de “ser jogado para escanteio”. A primeira “dica” do autor em seu livro, deixa isso bem claro!

Peter Montoya é um renomado palestrante, instrutor e especialista em mídia e comunicação de marcas pessoais. Ele é amplamente conhecido como o mais proeminente professor do tema. Montoya fez diversas aparições nas emissoras Fox News, MSNBC, CNN e ABC, e recebeu destaque na mídia impressa e eletrônica, incluindo o USA Today, o Los Angeles Times, o Chicago Tribune, o New York Newsday, a BBC, a AFP, a Reuters e a CBS Marketwatch.