Ícone do site Blog da DVS Editora

11 dicas de como criar belos slides no PowerPoint para uma apresentação envolvente

apresentação

Então você está diante do computador e deseja saber como criar uma apresentação no PowerPoint, de uma maneira efetiva, com slides bem produzidos e com aspecto profissional.

As dicas que iremos apresentar aqui, dizem respeito ao design da apresentação. Portanto, nesta etapa você já deve estar com o roteiro pronto, sabendo qual mensagem quer transmitir.

Os slides da apresentação são um suporte à “história que você irá contar”. Eles não deve roubar a cena, muito menos trazer exatamente, linha por linha, o mesmo conteúdo que você estiver falando. Coloque nos slides os pontos mais importantes, acrescente informações visuais e não exagere.

Vamos às 11 dicas de como criar uma bela apresentação:

01. Fuja dos templates padrões nas suas apresentações de slides no PowerPoint

Usar os temas de slides incluídos no próprio software pode significar a morte da sua apresentação. Eles são exagerados, chatos e geralmente muito feios. Crie apresentações mais limpas. Comece com o mínimo possível e construa a partir daí.

02. Não use mais que 6 linhas de texto

Colocar muita informação em um slide irá minar completamente a sua finalidade. Lembre-se: o público muitas vezes tem de processar tudo o que você diz ao mesmo tempo em que veem o slide. Não sobrecarregue-o.

03. Evite marcadores do tipo “Bullet Points”

Muitas apresentações exageram nos marcadores do tipo “bullet points”. Ninguém vai se lembrar de 10 itens em um mesmo slide, mas o público poderá se lembrar de 10 slides atraentes. Use cada slide para construir o seu caso, de uma maneira que acrescente algo ao enredo da sua apresentação (considere os slides como um esboço para o que você está dizendo.) Tente compartilhar uma ideia por slide.

04. Use fontes sem serifa em seus ppts

Em tipografia, a legibilidade é muito mais importante que a diversão. Enquanto você pode usar uma fonte criativa para um título de slide, evite usá-la para o corpo do texto. Em vez disso, faça o básico. Tente fontes tradicionais como a Helvética. E se você estiver usando um fundo escuro, coloque o texto em negrito para facilitar a leitura.

05. Utilize fontes de tamanhos apropriados

Provavelmente você fará sua apresentação a partir de um computador portátil, que tem uma dimensão de tela muito diferente do tamanho da projeção. Ao dimensionar suas fontes, tenha em mente que o texto deve ser grande o suficiente para ser lido pela pessoa no fundo da sala.

06. Mantenha forte contraste entre o texto e o fundo

Para que sua mensagem seja captada com facilidade, é necessário um alto nível de contraste entre o texto e o fundo do slide. Se sua imagem de fundo apresenta uma grande variação de cores e tons, o texto pode não ser legível. Nesse caso, um elegante fundo sólido entre o texto e a imagem de fundo pode trazer de volta a legibilidade.

07. Não use mais que 5 cores em seus slides

Uma paleta de cores harmoniosa pode facilmente melhorar a aparência de toda a sua apresentação. Não há necessidade de gradientes complexos ou texturas; você pode obter excelentes resultados usando apenas as cores certas. Experimenta ferramentas como o Kuler da Adobe ou o site COLOURlovers, para ajudá-lo a fazer uma boa seleção de cores

08. Utilize textos de cores contrastantes para chamar a atenção

É como negrito e itálico, mas melhor. Reserve uma das cores de sua paleta para destacar pontos que precisam ser enfatizados em seu texto. No entanto, certifique-se de não exagerar.

09. Use uma única imagem por slide na apresentação

Imagens vão ajudar a tornar a sua apresentação mais atrativa, mas não se empolgue ou você acabará usando-as exageradamente em um slide. tenha em mente que você está trabalhando em uma apresentação, não em um álbum de fotos. Limite seus projetos a uma única imagem por tela, e com pouco texto.

10. Aprimore o visual para aumentar o apelo emocional

Recursos visuais como os gráficos existem para ajudar a apoiar a sua mensagem. Isso pode aumentar a compreensão, retenção da informação e produzir uma resposta emocional de maior impacto. Use recursos visuais poderosos para reforçar o seu ponto de vista.

11. Evite efeitos de transição
Há uma abundância de transições oferecidas por software de apresentações como o PowerPoint, mas a maioria das apresentações de qualidade evitam quaisquer transições, que costumam gerar distração. Além disso, é muito fácil errar a mão com efeitos fora de propósito, que acabam por limar a credibilidade da sua apresentação de slides.

[Via Muitoutil.com.br]

Sugestões de leitura

Seguem algumas dicas de livros que irão ajudá-lo a desenvolver ainda mais sua capacidade de preparar apresentações e treinamentos cada vez melhores:

Superapresentações – Joni Galvão e Eduardo Adas

É Hora do Show – Karim Khoury

5 Lições de Storytelling – James McSill