Hoje a inovação define o tempo de vida de um produto no mercado. Faz tempo que essa afirmação tem sua razão, mas só agora as discussões em torno deste fator estão sendo amplamente difundidas como elemento necessário à sobrevivência de empresas, marcas, serviços e produtos.
Veja o caso deste vídeo de um programa do canal ESPN. Trata-se de um debate bem humorado entre os defensores dos jogos de futebol Fifa e Winning Eleven. Os dois jogos travam uma batalha, desde o meio da década de 1990, pelo título de melhor jogo de futebol para videogame. As duas marcas se pautam pela regra: todo ano há um novo lançamento, uma nova atualização, uma nova inovação, de modo a manter-se no mercado e superar o concorrente.
Qual jogo você prefere? Difícil dizer, né?
Ou seja, lançar e propagandear seu produto não basta! Não mais, pelo menos! É preciso inovar sempre!
Qualquer sistema, produto ou processo vive uma fase de início [lançamento no mercado], manutenção [permanência], seguida de declínio [desaparecimento], e se você não tiver inovações constantes para a manutenção desse produto, ele vai acabar declinando e com isso também o seu faturamento. Os ciclos de vida de mercado de todos os produtos estão diminuindo violentamente, e com isso o tempo de vigência de qualquer inovação que possa ser apresentada.
Conclusão? Inovar é preciso, e sempre!