Por Kurt Mortensen
Em todos esses anos de trabalho com persuasão, vendas, influência e liderança, ainda não me deparei com um persuasor perfeito. Encontrei vários persuasores muito hábeis, mas nenhum com total domínio de todo o seu potencial. Isso é compreensível. Já é extremamente difícil pagar as contas em dia, manter os clientes existentes, liderar a organização, identificar clientes em potencial, superar a concorrência e aumentar o conhecimento sobre os produtos. Diante de tantas tarefas, como encontrar tempo para desenvolver uma outra habilidade?
“Você está apertando minha mão há seis minutos, disse meu nome 19 vezes em uma única frase e repetiu todos os meus gestos, inclusive o aperto que dei no nariz só para testá-lo. Imagino que esteja aqui para me vender algo.“
GLASBERGEN
Ironicamente, uma área da persuasão que costuma ser ignorada é exatamente aquela que faria toda a diferença. Você provavelmente já ouviu o ditado: “Uma faca cega é mais perigosa que uma afiada.” Dar duro não equivale a trabalhar com inteligência. Suas facas estão afiadas? Você está trabalhando de forma inteligente? Se você estiver afiado nesta área, provavelmente estará trabalhando com mais eficácia de uma forma geral. Faça uma autoavaliação. Você está simplesmente seguindo o fluxo? Ainda utiliza as mesmas ferramentas antigas repetidas vezes, sem ver os resultados esperados? Ou, pior que isso, está cometendo os mesmos erros antigos repetidamente? Está fazendo menos do que poderia em função de erros de persuasão comuns dos “tempos de escola”?
Algumas de suas atitudes no momento levam as pessoas a resistir a você e à sua mensagem. Minha pesquisa mostra que há dez obstáculos comuns criados por persuasores medíocres que restringem seu sucesso e sua renda. Cada obstáculo é como dirigir em uma cidade com o freio de emergência acionado. Você se pergunta por que seu carro nunca tem muita potência. É simples corrigir esses problemas, mas, uma vez presentes, eles representam uma grande despesa.
O poder da persuasão o habilita e o energiza para:
• Compreender as pessoas instantaneamente.
• Criar confiança imediata.
• Levar os outros a entrar logo em ação
• Fechar mais vendas.
• Vencer a concorrência.
• Receber o salário merecido.
• Levar os outros a aceitarem o seu ponto de vista.
• Ouvir repetidamente a palavra mágica “sim”.
• Acelerar o sucesso dos seus negócios.
• Melhorar seus relacionamentos.
• Ser bem-sucedido em negociações.
• Convencer os outros a fazerem a sua vontade.
Você sabia que a maior parte dos CEOs (chief executive officer) das maiores corporações norte-americanas têm formação em vendas e marketing? Talvez você não almeje ser o CEO de uma grande corporação, mas sejam quais forem suas escolhas, sonhos ou metas profissionais, a persuasão é a chave do sucesso. Profissionais da persuasão, ou seja, especialistas em vendas e marketing, são os empregados mais requisitados. Pais, professores, líderes, gerentes, empreendedores, empregados e profissionais de vendas, todos precisam de habilidades de persuasão. Seja qual for a real posição que ocupamos, todos persuadimos, ou melhor, precisamos saber vender, para sobreviver.