Ícone do site Blog da DVS Editora

Estreitando a lacuna da inovação

ESTREITANDO A LACUNA DA INOVAÇÃO

Como podemos explicar o que é a inovação ou postura inovadora e como aplicá-la em nosso dia a dia? Será que inovação tem a ver com magia, com golpe de sorte ou é apenas mais um dentre os vários processos que precisam ser administrados? Os inovadores já nascem prontos ou são treinados? Será que é suficiente impor uma cultura de inovação ou ela precisa igualmente ser cultivada? Resumindo, o que de fato impulsiona a mudança produtiva?

Talvez seja mais fácil pensar no que NÃO é inovação. Por exemplo,

“A inovação não se resume a uma frase de efeito”.

A afirmação pertence à Judy Estrin, autora de Estreitando a Lacuna da Inovação, obra em que ela responde a essas perguntas, revelando o que é necessário para inovação faça parte do cotidiano dos setores empresarial, educacional e governamental.

De acordo com Estrin, a inovação é estimulada por um conjunto de princípios fundamentais que interagem equilibradamente: questionamento, disposição ao risco, abertura, paciência e confiança. Agrupados, esses valores determinam a capacidade de um indivíduo, organização ou nação para mudar. Trata-se do que a autora chama de “ecossistema de inovação”.

Em Estreitando a Lacuna da Inovação, Judy Estrin aborda:

O livro tem como base a experiência da autora, e também entrevistas que a mesma realizou com renomados diretores de empresas como John Seely Brown, ex-cientista-chefe da Xerox; John Chambers, presidente e diretor executivo da Cisco Systems; Anand Chandrasekher, vice-presidente sênior da Intel Corporation; Reid Hoffman, presidente do LinkedIn; Bob Iger, diretor executivo da The Walt Disney Company; Eric Schmidt, presidente e diretor executivo do Google e Frederick (Fred) W. Smith, presidente e diretor executivo da FedEx Corporation.

Sobre a autora

Judy Estrin é diretora executiva da JLABS, LLC, antes conhecida por Packet Design Management Company. Antes da cofundação da Packet Design em maio de 2000, Estrin era diretora executiva de tecnologia da Cisco Systems. Em 1998, quando a Cisco Systems adquiriu a Precept, tornou-se diretora executiva de tecnologia da empresa.

Estrin, que por três vezes foi citada na lista da revista Fortune das 50 mulheres mais competentes da área empresarial norte-americana, integra o conselho de administração da Walt Disney Corporation e da FedEx Corporation. Faz parte do conselho consultivo da Escola de Engenharia da Universidade de Stanford e da iniciativa interdisciplinar Bio-X dessa universidade e do comitê consultivo de Ciência e Inovação da presidência da Universidade da Califórnia.