Ícone do site Blog da DVS Editora

O ELO da Gestão de Carreira

A importância do empregado em assumir a responsabilidade pela gestão de sua carreira é recorrente. Entretanto, ele, sozinho, nem sempre atinge o sucesso. Isto porque a equação “gestão de carreira” tem três variáveis: Empregado, Lideranças e Organização. A partir das quais, formam um eixo de sustentação que chamamos de ELO. A responsabilidade compartilhada dos três atores na gestão de carreira torna o empregado um dos componentes e não apenas o único.

Por Cláudio Queiroz.

O foco desta abordagem não é encontrar “culpados”, mas simplesmente clarificar papéis, responsabilidades e ganhos. Afinal, cada participante do ELO da gestão de carreira é beneficiado por esta atuação integrada. ELO, portanto é uma estratégia de atuação organizacional na medida em que proporciona crescimento para as três partes, tornando a relação entre os participantes transparente e cooperativa.

Isto minimiza em muito um dos maiores problemas do mundo organizacional que é a falta de comunicação. A clarificação de responsabilidades nivela expectativas e minimiza frustrações e desmotivação.

“Pela primeira vez, literalmente pela primeira vez, um número substancial e crescente de pessoas tem a possibilidade de fazer escolhas. Pela primeira vez, as pessoas terão de administrar a si próprias. E é preciso que se diga uma coisa: elas estão totalmente despreparadas para isso”. (Peter Drucker)

“A verdadeira revolução social é a mudança de uma vida amplamente organizada para nós… Para um mundo no qual somos todos forçados a estar no comando de nosso próprio destino”. (Charles Handy)


Os benefícios são potencializados e acelerados quando cada qual tem claro, em mente, o que fazer e as três partes do ELO cumprem o seu papel.

Esta estratégia auxilia na gestão do mundo organizacional, muitas vezes fragmentada e carente de confiança, pois as três partes se ressentem da atuação ou ausência de ação uma das outras.

ELO é uma proposta para ressignificar relações, potencializar parcerias e, acima de tudo, encurtar caminhos e potencializar resultados para as partes envolvidas. Enfim, é o resgate das relações, tendo como base a confiança. A confiança que cada um vai fazer o seu melhor.

A estratégia ELO pode ser implantada em qualquer organização, basta que as três partes se disponham a sentar para tomar um café, pois no Brasil, é no cafezinho que as pessoas conversam “de verdade”. É nestas conversas que cada um apresenta suas expectativas de forma franca, transparente e honesta, cada qual fala sinceramente o que pode e não pode fazer, o que espera que a outra parte realize, que se assumem o compromisso de cumprir cada qual a sua parte, gerando um comprometimento, um “ELO”.

É obvio que o canal de comunicação deve sempre estar aberto, pois novas variáveis surgem, e isso leva as partes a repactuarem e definirem sua atuação.

O ELO em ação proporciona muitos benefícios para cada uma das três partes:

As vantagens da estratégia ELO para o Empregado, o auxiliam a:

As vantagens da estratégia ELO para o Líder, o auxilia a:

Considerando que o Líder tem papel duplo (de empregado e líder), ele é duplamente beneficiado.

As vantagens da estratégia ELO para a Organização, a auxilia a:

Fica claro, então, que todos saem ganhando com a implantação da estratégia ELO.

 

Adquira já o seu!