Ícone do site Blog da DVS Editora

O poder da persuasão na vida e nos negócios

Empreendedores que desejam vender mais, profissionais de marketing que precisam influenciar consumidores mais facilmente, escritores que precisam engajar mais leitores, vendedores em busca de bater suas metas…

Todos eles podem conseguir mais resultados com o poder da persuasão.

Você já reparou que os maiores vendedores do mundo vendem os benefícios e não o produto? Que vendem o status de dirigir um carro zero e não o modelo do carro em si? Que vendem uma temporada de descanso e diversão num resort e não as acomodações propriamente ditas?

Isso tudo é conseguido com o poder da persuasão.

Pare um pouquinho e pense nas pessoas que consomem seus conteúdos ou compram seus produtos agora…

Elas são “metralhadas” todos os dias com mensagens no mundo online. Bem provável que estejam neste exato momento se deparado com comunicações no feed do Facebook, recebendo dezenas de e-mails, decidindo qual vídeo irão assistir no YouTube…

Ganha a atenção delas quem souber fazer bom uso da persuasão.

Se esse alguém não for você, você corre o risco de perder um seguidor, um fã, um contato, um comprador para seu produto ou serviço. Você não quer que isso aconteça, não é mesmo? Então leia este artigo e comece a dominar o poder da persuasão.

Compreendendo a persuasão

O que é exatamente persuadir? Como posso dominar esses princípios e influenciar mais pessoas sem recorrer ao uso da manipulação?

Como explicamos neste artigo, persuasão pode ser entendida como uma estratégia de comunicação em que se utiliza recursos emocionais ou simbólicos para fazer alguém a aceitar uma ideia ou a realizar uma ação.

Nela emprega-se argumentos, legítimos ou não, com o objetivo de conseguir que outras pessoas adotem certas linhas de conduta, teorias ou crenças.

A persuasão abre muitas portas na vida e nos negócios.

Na Antiguidade, as primeiras técnicas de persuasão surgiram com os reis que trabalhavam para convencer e persuadir o povo. Hoje em dia, as pessoas que sabem aplicar as técnicas de persuasão dificilmente caem na lábia de outro.

O termo persuadir vem do latim persuadere, que significa aconselhar ou levar a uma opinião. O indivíduo que foi persuadido pode até não concordar por completo com quem o persuade, mas acaba se rendendo e fazendo o este lhe pediu de livre e espontânea vontade por conta dos argumentos bem construídos usados.

Segundo Aristóteles, a persuasão tem 3 caminhos:

#1 – Apelar para a vontade das pessoas

#2 – Apelar para a sensibilidade

#3 – Apelar para inteligência.

O poder da persuasão pode ser aplicado por meio da postura corporal, do tom de voz, dos gestos e possibilita transmitir simpatia, confiança e credibilidade. Vale destacar que a empatia é um dos maiores ativos de persuasão existente.

Entender o público é essencial

Como as pessoas têm percepções e visões de mundo diferentes, nem sempre vão ser influenciadas pelos mesmos aspectos. Algumas irão pela vontade, outras pela sensibilidade e muitas outras pela inteligência e razão.

A persuasão precisa ser direcionada à pessoa de acordo com o perfil dela. Para pessoas mais simples, é bom utilizar uma linguagem menos rebuscada, mais comum, coloquial. Para as mais cultas, a linguagem intelectual terá grande poder.

Mas, em ambos os casos, o fundamental é atingir o emocional de quem se pretende persuadir. E isso só será possível por meio de uma linguagem agradável e com estímulos às necessidades, preferências e paixões da pessoa.

Além disso, o grupo social que a pessoa está inserida tem grande importância quando o assunto é persuadir. Podemos citar alguns exemplos de grupos específicos:

Como dominar o poder da persuasão?

Hoje, como o avanço da tecnologia e a facilidade da informação, você pode ter acesso às mesmas técnicas que os grandes influenciadores do mundo usam através. Você pode começar a estudar a partir de livros, cursos, treinamentos e blogs.

Para te ajudar a sair do zero, separamos dois livros que você pode adquirir para dominar o poder da persuasão. São eles:


1 – QI da Persuasão –
Este livro é fruto de 17 anos de pesquisa de Kurt W. Mortensen, especialista, fundador do Persuasion Institute, e uma das maiores autoridades em persuasão, motivação, negociação e influência dos EUA.

É fato que precisamos aprender a lidar com o “não”, mas também é verdadeiro dizer que é muito mais prazeroso ouvir um “sim”. É baseado em 10 técnicas infalíveis na comunicação humana. Conheça o livro aqui!

2 – Comunicação e Persuasão – O Poder do Diálogo, de Alvaro Fernando vem transformando definitivamente a forma como se expõem as ideias no relacionamento com as pessoas. De uma maneira lúdica e divertida, ele conta histórias sobre o mundo da música, das viagens e de suas inúmeras vivências no ambiente corporativo.

O título vem apresentando uma proposta autêntica para você ter uma percepção clara de si mesmo e se transformar em uma pessoa melhor e mais atraente. Um livro indispensável para entender o poder da persuasão. Conheça o livro aqui!

Conclusão

A persuasão é importante em praticamente todas as profissões do mundo. Afinal, não é possível conseguir a cooperação das pessoas por meio da força. O poder da persuasão serve para conseguir maiores resultados profissionais, ter menos atritos na comunicação e no relacionamento, sem prejudicar a autoridade de quem persuade, e sem “passar por cima” de quem é persuadido.

Importante ressaltar que num mundo onde o autoritarismo vertical empresarial vem sendo substituído por equipes horizontais multifuncionais, a habilidade de persuadir tem muito mais influência sobre o comportamento das pessoas do que a tradicional postura autoritária.

Coloque em prática o que te ensinamos aqui e comece a gerar mais resultados em sua vida pessoal e profissional. Não se esqueça de incluir os livros citados acima em sua lista de leitura para se tornar um especialista no assunto. Até a próxima!