Ícone do site Blog da DVS Editora

Sobre as empresas que simplesmente confiam em seus clientes

empresa confiam

Uma companhia de chá gelado nos deu outro exemplo do sistema de honra no trabalho. E isto exemplifica exatamente o que precisamos hoje: o nosso melhor comportamento, mesmo quando ninguém está olhando.

Por Dov Seidman

A Honest Tea é uma companhia independente e, em parte, de propriedade da Coca-Cola. Recentemente, a empresa criou a seguinte campanha: várias barracas de chá foram instaladas ao redor de Nova Iorque (EUA). Nelas, as pessoas podiam se servir de chá pelo preço de US$ 1. No entanto, não havia ninguém trabalhando ou monitorando a barraca. A pessoa podia depositar o dinheiro em uma jarra ou simplesmente sair andando. Ao todo, 89% das pessoas colocaram dinheiro na jarra – o que, segundo a companhia, foi uma surpresa para muitos analistas de Wall Street.

Embora isso pareça apenas um esforço de marketing inteligente, é também uma abordagem da liderança do século 21 para construir confiança: dá-la à distância, sem fiscalização. Quando estendemos a confiança para outras pessoas – clientes, colaboradores, investidores e até mesmo às pessoas na rua – eles tendem a nos reembolsar por fazer a coisa certa com mais freqüência e nos brindar com mais negócios.

A prática também tem sido utilizada na Indonésia, através da experiência dos dos caixas-livre nas “lanchonetes honestas”, e que faz parte da política do país de combate à corrupção que “força as pessoas a pensar constantemente sobre se elas estão sendo honestas”.  Campos de golfe na Escócia permitem que os jogadores paguem seus honorários apenas depositando envelopes de pagamento em uma caixa não tripulada, e apenas com base nas tradições e valores básicos do esporte. Um vendedor de doughnut, em Nova Iorque,  simplesmente pede que os clientes depositem o dinheiro numa caixa e que ganha uma maior fidelidade em troca.

As empresas podem aprender muito com o sistema de honra. Quando você dá a confiança à distância, você constrói um valor real por forjar ligações mais profundas com os outros. Ao fazê-lo, as empresas superam seus concorrentes através do comportamento e ganham a lealdade dos seus clientes e trabalhadores. Quando as empresas confiam nas pessoas e se comportam de forma responsável, as pessoas se sentem com poderes para assumir riscos e embarcar em missões que levam à inovação.

Em um ambiente de confiança, as coisas boas acontecem. E, às vezes, a Honest Tea torna-se mais do que apenas uma bebida.

Sobre o livro COMO

“O mundo mudou”, defende o autor, “a popularização da tecnologia da informação tem feito do bom comportamento um fator de extrema importância porque se torna cada vez mais difícil esconder o mau comportamento. Em última análise, a única maneira de desfrutar de uma boa reputação é a ganhá-la vivendo com integridade. Nós não podemos controlar nossas histórias, mas podemos controlar a forma como vivemos nossas vidas.”

Dov Seidman é chefe da LNR, empresa que tem ajudado algumas das mais respeitadas companhias do mundo a criar culturas vencedoras do “fazer o certo”. Em seu livro COMO: Por Que o COMO Fazer Algo Significa Tudo . . . nos Negócios (e na Vida), ele mostra como a avalanche de informações e a transparência sem precedentes remodelaram o universo empresarial de hoje e mudaram expressivamente as regras do jogo. Não é mais o quê se faz que o distingue dos outros, mas o como faz. Os o quês são itens básicos, fáceis de serem copiados ou de se aplicar engenharia reversa. A vantagem sustentável e o sucesso duradouro – tanto para as companhias como para as pessoas que nelas trabalham – hoje estão na esfera do como, a nova fronteira da conduta.