Por Gustavo Chierighini, fundador da Plataforma Brasil Editorial e membro do conselho editorial da DVS Editora.
Caros leitores, desta vez trago um pouco de ironia corporativa. A ideia de redigir este texto veio de um diálogo simples, travado na sala de reunião de uma gestora de recursos de capital de risco, diante da qual representava os interesses de um cliente interessado em atrair investimentos para o seu plano de expansão. O sócio principal da gestora se levanta na hora da despedida e diz aos meus clientes – gosto muito quando vocês vem aqui, não são arrogantes, mantém os pés no chão, e preservam a elegância mesmo nos momentos mais estressantes. De fato a negociação era complexa, desgastante e repleta de idas e vindas.
Ainda no trânsito voltando ao escritório, por incrível que pareça, o que tomava conta da minha cabeça não eram os evidentes desafios que ainda enfrentaríamos naquela transação, mas a simplicidade do que motivou o elogio do meu interlocutor aos meus clientes.
Pensando nisso, me sensibilizei no quanto alguns padrões comportamentais são relevantes para a determinação do fracasso e do êxito de alguns projetos empresariais, e no quanto de confiança e desconfiança inspiram nos seus interlocutores mais astutos.
O ponto é que a arrogância turva o senso crítico, e com isso não há voo empreendedor que não seja assim, meio cego. Bom, o resultado é conhecido. Muita empáfia, poucos resultados.
Sendo assim, descrevo abaixo algumas dicas que representam tudo aquilo que você não deve fazer, caso não deseje formar uma equipe oca, sem conteúdo, e onde a burrice impere sobre a inteligência e a capacidade.
Vamos lá:
1. Construa a falsa imagem de que a sua equipe pertence a uma determinada geração, e que isso por si só já representa um diferencial competitivo;
2. Não aceite (e não permita que sua equipe aceite) críticas direcionadas ao negócio de vocês ou a forma como ele é conduzido;
3. Ridicularize toda e qualquer experiência compartilhada, comentário ou análise que venha de qualquer profissional que não pertença a geração
4. Estimule a cultura do fundamentalismo empreendedor. Ataque o senso de que estão construindo um negócio que traz utilidade, bons serviços ou produtos junto com bons lucros e resultados. No lugar disso, estimule a percepçãi de que irão mudar o mundo e de que nada nem ninguém os deterá. Mas faça isso com um sorriso debochado e confiante.
5. Não cumpra (e não permita que ninguém cumpra), propositadamente qualquer protocolo negocial. Não seja pontual, não faça necessariamente aquilo com o que se comprometeu e mude de ideia ou posição sem justificativa ou qualquer cuidado.
6. Seja agressivo e grosseiro no trato com parceiros, investidores interessados, clientes e com qualquer outro interlocutor que se aproxime. Estabeleça punição para os colaboradores mais cordiais.
A lista poderia ser bem maior, mas a última dica é eliminar qualquer resquício de bom senso, e no lugar dele implantar a ideologia de uma confiança tão inabalável que mesmo diante do precipício ninguém consiga percebê-lo.
Um abraço e até o próximo